O perfil do trabalhador brasileiro está mudando e as empresas precisam estar atentas a isso para aperfeiçoar seus processos de recrutamento e seleção.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro passou a ser de 74,6 anos em 2012. Cinco meses e 12 dias a mais em relação à estimada em 2011 (74,1).

Com a população vivendo mais, também é preciso adequar as oportunidades de trabalho e treinar o olhar para perceber uma parcela importante da população: as pessoas com mais de 50 anos. As empresas precisam estar preparadas para perceber os benefícios de contratar funcionários mais velhos. Conheça 5 deles!

1. Experiência

Funcionários com mais de 50 anos trazem uma bagagem que pode acrescentar muito às equipes.

Afinal, eles já passaram por muitas organizações, conviveram com diferentes perfis de pessoas e presenciaram realidades diferentes que podem agregar muito à sua empresa. Valorize a experiência dos profissionais mais velhos e aproveite-a ao máximo!

2. Responsabilidade

Um profissional com mais de 50 anos não trabalha com a impulsividade dos 20 anos.

Em virtude disso, tende a ser mais equilibrado e responsável em suas atribuições. Não tem aquela necessidade de competir o tempo todo e atua com mais segurança. As prioridades dos profissionais mais maduros são outras.

Eles têm um senso de urgência que é diferente dos jovens, costumam avaliar aquilo que é essencial e se dedicam com muito afinco às atribuições que recebem.

3. Formação

Um aspecto fundamental que diferencia os funcionários mais velhos da nova geração é a formação, mas não apenas a acadêmica.

Ter uma formação acadêmica ou técnica pode ser muito importante de acordo com o perfil da vaga que se pretende ocupar, mas a formação humana é algo essencial nas equipes.

A experiência do profissional mais velho pressupõe uma formação pessoal mais ampla, que tenha exigido dele conviver com pessoas e situações diferentes. Essa formação humana está sendo cada vez mais valorizada pelas empresas, pois está relacionada à capacidade de conviver e interagir com diferentes grupos.

4. Dedicação

As motivações para o trabalho são diferentes para o funcionário com mais de 50 anos.

Ele geralmente está em busca de uma colocação que contribua para a sua manutenção financeira, mas também está motivado a prestar o melhor serviço de que é capaz. Como as oportunidades para profissionais mais velhos são mais escassas, aqueles que conseguem se recolocar se dedicam com afinco ao trabalho e estão mais dispostos a demonstrar o quanto são produtivos.

Esses profissionais também já estão com outras áreas da vida mais consolidadas: formaram família, já concluíram os estudos, boa parte das conquistas materiais foram feitas — por isso conseguem trabalhar com mais foco.

5. Liderança

A liderança é uma característica que pode ser desenvolvida em qualquer indivíduo, independentemente da idade, mas nos profissionais com mais de 50 anos essa costuma ser uma marca frequente.

O grupo geralmente percebe o profissional mais velho de uma forma mais respeitosa e ele acaba exercendo uma liderança natural. Com um histórico pessoal vasto, suas experiências acabam influenciando outras pessoas e ele é visto como um profissional orientado por resultados. Os profissionais mais velhos conseguem trabalhar orientados por indicadores de desempenho e sabem prestar contas e atuar de forma transparente.

A sua empresa tem uma política específica para contratar funcionários mais velhos? Deixe os comentários nesse post e conte-nos como tem sido essa experiência!