Os colaboradores são a alma de uma empresa e, portanto, é importante garantir que eles sempre darão seu melhor e continuarão aprendendo cada vez mais para fazer seu negócio crescer. Para isso, uma das opções mais práticas e eficientes é investir na motivação no trabalho.

Mas como motivar seus funcionários e guiá-los rumo a uma maior produtividade e qualidade de atendimento? No post de hoje, apresentamos algumas dicas certeiras para você promover a motivação no trabalho e se destacar em sua área. Continue a leitura!

1. Estabeleça metas de desempenho

As metas de desempenho são interessantes porque, ao darem uma ideia de quais são os resultados esperados por você, os colaboradores se sentem mais encorajados a alcançá-las.

Entretanto, para que a estratégia seja verdadeiramente eficiente, jamais estabeleça metas fora da realidade da empresa. Caso isso aconteça, as metas de desempenho terão justamente o efeito contrário sobre o funcionário, podendo trazer diversas consequências indesejadas para a empresa como um todo.

2. Invista em treinamentos e outros eventos

Para continuar capacitando seus colaboradores cada vez mais e, ao mesmo tempo, mostrar o quanto você acredita e investe em suas carreiras, há uma série de eventos que podem motivá-los.

Sessões de treinamento, dinâmicas de grupo, workshops, palestras, oficinas e minicursos permitirão que seus funcionários aprimorem habilidades, descubram novas habilidades e tenham contato com técnicas e modos de trabalho modernos. Tudo isso será uma grande contribuição para a empresa!

3. Promova a comunicação e a harmonia

Você não pode deixar seu colaborador automaticamente associar um comentário ou feedback seu com algo negativo. Para isso, certifique-se de não falar com o funcionário sobre seu desempenho apenas quando houver algum erro ou falta de qualidade. Além disso, sejam positivos ou negativos, esses comentários devem ser oferecidos sempre de forma individual, para que o colaborador em questão não se sinta intimidado.

Da mesma forma, a comunicação entre equipes ajuda a promover um ambiente de trabalho harmonioso e agradável para todos. Com isso, os diferentes departamentos passam a trabalharem melhor juntos, o que traz enormes benefícios para a empresa como um todo.

Além de facilitar o ofício, a eficiência da comunicação interna aprimora o bem-estar e a felicidade no ambiente, o que também afeta diretamente a qualidade e a produtividade das tarefas e dos atendimentos realizados.

4. Valorize a carreira e o crescimento dos colaboradores

Você acha que são apenas um cargo e um salário alto que motivam seus colaboradores? Se sim, está muito enganado! Os profissionais mais dinâmicos, ambiciosos e determinados são justamente aqueles que não resistem a um desafio ou a um novo modo de trabalhar e, consequentemente, não descansam até ver aquela tarefa pronta.

Portanto, uma forma extremamente eficiente e produtiva de melhorar a motivação no trabalho é não deixar o funcionário “se acomodar” e cair na rotina. Mantenha-o em meio a desafios, demandas inéditas e novidades em sua área.

Nesse contexto, também é interessante organizar planos de carreira. Além de motivacional, essa prática também permite que você analise a fundo o perfil de cada colaborador, decidindo quais têm chances de crescer na empresa e qual caminho é o mais indicado para eles.

5. Ofereça benefícios diferenciados

Mostre para sua equipe que você também reconhece e valoriza um trabalho de qualidade, feito com muita dedicação e paciência. Para que seus colaboradores percebam o quanto você se preocupa em motivá-los, que tal oferecer benefícios diferenciados a eles?

Parcerias com outras empresas podem render interessantes descontos em academias, salões de beleza e escolas de idiomas, entre tantas opções que poderão melhorar a qualidade de vida e o conhecimento dos seus colaboradores. Dessa forma, eles não terão dúvidas de que são valorizados e respeitados na empresa enquanto seres humanos e trabalhadores.

E então, pronto para colocar nossas sugestões em prática e melhorar a motivação no trabalho? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e divida as nossas dicas com seus colegas!

 

Flávia nazaro Publicado Por:
Flávia Nazaro –  Gestora Recursos Humanos