Ter o próprio negócio, decidir o modelo de trabalho e ser o próprio chefe são os desejos profissionais de muitas pessoas atualmente. Porém, esse não é um caminho fácil de seguir e exige preparo, planejamento e muito trabalho para que você possa tirar a ideia do papel, colocar a empresa em funcionamento e conquistar o seu espaço no mercado. O empreendedor de sucesso reúne algumas características que tornam esse trabalho menos árduo.

Conhecer o mercado no qual pretende entrar, saber quais os seus pontos fortes, identificar os tipos de profissionais que você precisa ter ao seu lado, estabelecer um plano de negócios — e trabalhar com ele — e perceber a hora certa de buscar parcerias e investimentos são algumas das habilidades que o empreendedor de sucesso precisa desenvolver.

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, esse conjunto de características não nasce com o empreendedor. Elas são conquistadas e desenvolvidas com o trabalho gerencial.

Neste artigo, separamos algumas dicas para quem pretende ser um empreendedor de sucesso. Ficou curioso? Acompanhe!

1. Faça o que gosta

É comum ouvir as pessoas dizendo que, para ter sucesso, é necessário ser criativo e inovador. Isso não quer dizer que o empresário precisa buscar ideias mirabolantes ou se aventurar em um terreno completamente desconhecido.

A melhor alternativa na hora de empreender é focar em uma área na qual possua certa experiência ou que esteja familiarizado — ou seja, procure um ramo de atuação que se identifique e goste. Assim, fica bem mais fácil identificar oportunidades no mercado e oferecer soluções criativas e inovadoras.

2. Analise suas capacidades e suas deficiências

Um empreendedor de sucesso sabe que possui deficiências e, por isso, busca alternativas de compensar a falta de habilidade em algumas áreas. Saiba identificar quais as suas principais competências e quais as suas falhas.

Esse conhecimento vai contribuir para recrutar colaboradores que vão contribuir de maneira determinante para o seu negócio, pois vão compensar as suas deficiências. Dessa maneira, fica mais fácil construir uma equipe produtiva e eficiente.

3. Evite buscar capital financeiro em bancos

Você tem uma ideia de negócio e acredita que ela pode dar certo. Agora, é necessário conseguir os recursos necessários para tirar essa ideia do papel. O ideal é depender de seus próprios recursos, mas, se isso não é possível, é necessário buscar outras fontes de capital.

Recorrer a um banco pode parecer uma boa ideia, mas as condições para o empréstimo são pesadas. Portanto, tente esse empréstimo com familiares ou com amigos. Dependendo do negócio, pode-se buscar um investidor. Empréstimos bancários mesmo só em último caso.

4. Tenha uma reserva para se manter

Os lucros não virão na hora que você abrir as portas do seu negócio. A fase inicial é bastante trabalhosa e até se consolidar no mercado e contar com uma clientela fixa, o seu retorno não será dos maiores.

Às vezes, é o suficiente para manter as operações e pouco sobra para as suas despesas iniciais. Por isso, é importante contar com uma reserva de dinheiro para que possa se manter enquanto o seu negócio dá os primeiros passos.

5. Ofereça benefícios para seus funcionários

Uma empresa não consiste apenas no empresário. Os colaboradores são partes fundamentais do negócio e é preciso manter boa relação com eles e criar mecanismos para estimulá-los a oferecer sempre o melhor trabalho.

Oferecer benefícios é uma forma de reconhecer a importância e a colaboração de seus funcionários. Bonificação por metas atingidas, folgas depois de um bom negócio fechado ou fornecimento de cestas básicas mensalmente são formas de motivar e criar boa relação entre empregado e empresa.

E você? Pretende ser um empreendedor de sucesso? Então, compartilhe nos comentários um pouco das suas experiências no mundo dos negócios.

Renato Xavier Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing