Concorrência, atendimento de qualidade e fidelização de clientes. Esses são os 3 pontos sempre levantados quando o assunto é ter um negócio de sucesso. Entretanto, em tempos de crise tornam-se ainda mais importantes.

Atualmente, para se destacar no mercado e vencer a concorrência, todo bom negócio que se preze precisa ter uma estratégia. E isso não é diferente para posto de combustível, um tipo de empresa que demanda mais esforços para aumentar sua cartela de clientes, fidelizá-los e se destacar.

Por isso, hoje vamos dar seis dicas essenciais para o seu posto de combustível se sobressair da concorrência e garantir o sucesso do negócio.

1. Conheça o seu mercado e os seus concorrentes

Estamos falando de competição! Você e os seus concorrentes estão brigando por mais espaço no mercado e por mais visibilidade. Por isso, não perca os seus concorrentes de vista.

Analise as ações que eles estão realizando e veja em que pontos é possível melhorar. Isso é um ótimo aliado para que você se prepare e aproveite novas oportunidades nesse mercado. É importante aprender com o erro alheio e tirar boas ideias a partir de outras iniciativas.

Por falar em mercado, nada mais importante que conhecer o seu público-alvo e em que cenário econômico o seu negócio está inserido. Esse saber dá ao gestor mais segurança para investir em novos segmentos ou expandir o negócio, ainda mais quando se trata de um posto de combustível, um empreendimento tão sensíveis às variações econômicas e de preço da matéria-prima.

Por isso, informe-se, leia, fique atento ao noticiário e não deixe nada de relevante passar!

2. Faça bom uso do marketing

O marketing pode — e deve — ser usado por empresas de todos os tamanhos. O mais importante é ter visibilidade, deixar o seu potencial cliente saber que você existe e quais são as vantagens de optar pelos seus serviços. Por isso, as estratégias de marketing são grandes aliadas quando bem elaboradas e planejadas.

A principal função do marketing é divulgar o nome da sua empresa a fim de que o seu negócio seja reconhecido pelo mercado e pelo seu público-alvo. É necessário ser persuasivo e confiante quanto à imagem que você quer passar, pois o consumidor de hoje em dia está atento às fraudes e não aceita ser enganado!

Para ter uma estratégia de marketing que funcione, concentre-se nos três pilares essenciais: conteúdo, relacionamento com o cliente e produto. O conteúdo engaja, enquanto as estratégias de relacionamento com o cliente criam e estreitam laços, e o produto de qualidade se aproxima cada vez mais do objetivo maior, a venda.

Apesar de parecerem independentes, todas essas estratégias devem ser pensadas e executadas de maneira integrada. É necessário que sejam constantemente monitoradas e avaliadas, a fim de ser possível identificar o que está dando certo ou não, e assim ajustar a estratégia ao longo do caminho.

Invista também no marketing digital. O seu cliente está na internet e, por isso, você também precisa estar. Crie e abasteça as suas redes sociais com conteúdo relevante para eles. Veja a autoridade da sua marca crescer cada vez mais e tenha maior relevância no mercado.

3. Fortaleça o boca a boca

Uma das mais antigas técnicas de marketing é o boca a boca, mas de que se trata, afinal? Nada mais é do que o compartilhamento de uma boa experiência de compra. Por exemplo, um cliente foi bem atendido no seu posto de combustível, gostou do serviço e do preço pago, então quer contar para os outros e indicar o seu negócio para amigos e parentes. Isso gera uma rede de novos clientes.

Contudo, lembre-se: ao mesmo tempo que o boca a boca pode ser positivo — o que é bom para você —, ele também pode ser negativo! Se o consumidor teve má experiência com o seu serviço, ele também poderá espalhar por aí esse comentário negativo.

Por isso, cuidado! Tudo isso tem um agravante moderno, a internet! O compartilhamento de uma opinião negativa pode acabar com um negócio promissor. Por isso, ofereça sempre o melhor — o seu cliente merece.

4. Capacite a sua equipe corretamente

A cara de uma empresa são os seus funcionários. Quando eles estão satisfeitos e bem treinados, isso se torna perceptível pela qualidade do atendimento ao cliente e pela sua satisfação. O atendimento passa a imagem do seu negócio, tanto positiva quanto negativa.

Invista em treinamentos, recompensas, programas de bonificação para os funcionários que se destacarem, aumente os benefícios que a empresa oferece ao colaborador, como cesta básica, entre outras estratégias. Engaje os seus funcionários.

Além de treinar bem os funcionários já contratados, é importante saber selecioná-los na hora das entrevistas e escolher os melhores. Confira como contratar o melhor capital humano para o seu posto de gasolina.

5. Inove sempre

Um dos pontos abordados neste post é sobre saber o que a concorrência está fazendo porque é seu dever estar sempre à frente!

Inovar é a chave que faltava para a sua empresa crescer e se destacar da concorrência. É possível fazer isso em todas as etapas: desde o atendimento, a experiência do consumidor dentro da loja, o formato, os processos internos, a apresentação, os serviços oferecidos, a pós-venda, entre outras. Estimule a inovação entre os funcionários e esteja aberto às sugestões.

6. Tenha a gestão financeira em dia

Uma das grandes causas de falência hoje em dia, em qualquer ramo, é a má gestão financeira do negócio. Por isso, fique atento! Uma boa gestão depende de inúmeros fatores, e todo empreendedor deve dominá-los. Caso precise de ajuda, contrate profissionais especializados, como contadores.

Alguns erros amadores podem comprometer todo o seu planejamento e colocar o seu negócio em risco. Por isso é importante não cometê-los no seu empreendimento. Confira os principais erros que detonam a gestão em posto de combustível e evite-os.

E então, o que achou das dicas? Você acrescentaria mais alguma à nossa lista? Já aplicou algumas delas e quer compartilhar sua experiência? Não deixe de assinar nossa newsletter e receber mais dicas como essas!

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing