Todo e qualquer líder tem como uma de suas funções básicas melhorar a produtividade na empresa. Para isso, algumas medidas devem ser colocadas em prática, entre elas a formação de uma equipe competente e, principalmente, focada em sempre produzir o melhor.

Sendo assim, para estimular seu staff e para que ele renda de forma rápida e com qualidade, o bom gestor deve usar estratégias bem elaboradas a fim de inspirar e motivar sua equipe.

Mas como fazer isso? Simples, bastam algumas medidas que envolvam, antes de mais nada, o feeling do líder — que deve avaliar sua equipe para conhecer seus pontos fracos e fortes e o que deve ser aprimorado para que ela renda mais e melhor.

Confira, a seguir, algumas maneiras de conseguir o máximo de uma equipe!

1. Treine seu staff

Para aumentar a produtividade da empresa, a primeira coisa que o gestor deve pensar é no treinamento de sua equipe, já que cada funcionário é parte integrante do patrimônio da empresa. No entanto, antes de treiná-la, ele precisa avaliá-la para saber quais suas deficiências e maiores dificuldades, para, então, a partir daí, pensar no aprimoramento.

Para isso, vale a pena investir na capacitação — que pode ser feita por meio de cursos de aperfeiçoamento e workshops, nos quais profissionais experientes compartilham sua vivência com os participantes.

2. Defina metas para a equipe

Ter metas é altamente motivador e impulsiona qualquer equipe a perseguir seus objetivos. Dessa forma, é importante que o líder ao estabelecê-las, estipule também um prazo para que elas sejam alcançadas — tornando-se, dessa forma, mais simples mensurar os erros e acertos ao final de cada etapa e, assim, obter um melhor desempenho na próxima fase.

3. Use a tecnologia para melhorar a produtividade

Aproveite a tecnologia e a use a favor da produtividade de sua empresa. Adote softwares que auxiliem na execução de várias tarefas, bem como no gerenciamento de projetos — disponibilizando planilhas que esquematizam os passos de cada fase e na realização das metas a serem atingidas. Boas ferramentas que ajudam na organização de metas e projetos são a Teamweek, a Wunderlist e a Trello.

4. Avalie a potencialidade de cada colaborador

Uma equipe é formada por vários colaboradores e cada um deles têm aptidões distintas. Sendo assim, é importante que se faça uma análise de cada funcionário, para se ter noção sobre suas reais potencialidades.

Essa é uma boa estratégia para se obter o máximo dos colaboradores a favor da empresa, já que serão direcionados a desempenhar funções que tenham a ver com suas maiores habilidades, o que, certamente, trará bons resultados.

5. Contribua para um ambiente de trabalho harmonioso

É essencial para qualquer empresa que o ambiente corporativo seja tranquilo é harmonioso. O trabalho rende muito mais quando os funcionários estão satisfeitos. Por isso, é muito importante que o líder esteja sempre atento às necessidades e anseios de seus colaboradores.

6. Forneça feedback

Nada melhor e mais produtivo para um colaborador do que um feedback de desempenho. Esse recurso pode levar qualquer funcionário a ter progressos surpreendentes. Respostas, tanto em relação a erros quanto a acertos são de extrema importância — visto que dessa forma tem-se uma noção do que deve ser mantido e o que deve ser modificado para obtenção de melhores resultados

7. Estimule a comunicação interna

A comunicação entre os colaboradores é um fator que merece muita atenção, uma vez que interfere muito na produtividade de uma equipe de trabalho. Uma má comunicabilidade pode levar à perda de tempo em tarefas sem muita relevância, deixando de lado, muitas vezes, questões mais importantes.

Para contornar o problema, o gestor deve reunir seu grupo e estipular algumas regras que estimulem um trabalho mais colaborativo entre os funcionários para, dessa forma, melhorar a produtividade.

E você, gostou deste artigo sobre como melhorar a produtividade na empresa? Lembrou-se de outras ações que podem contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores? Deixe, então, um comentário neste texto e compartilhe com a gente sua opinião e as suas ideias sobre esse assunto tão relevante!

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing