Hoje em dia, muitas pessoas sabem da importância da alimentação saudável, no entanto, uma boa parcela da população ainda enfrenta dificuldades em abrir mão do fast-food e das comidas industrializadas.

Uma refeição pobre em nutrientes prejudica o desempenho no trabalho e em outras tarefas do dia a dia, causando dificuldades de concentração, falta de energia, mau humor, entre outros sintomas. Por isso, é importante que as empresas incentivem hábitos saudáveis entre os colaboradores, afinal, tal prática será positiva para ambos. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o texto a seguir!

Quais os principais benefícios da alimentação saudável?

Uma refeição nutritiva, composta por alimentos de grupos variados, tais como verduras, legumes, carboidratos e proteínas, apresenta inúmeros benefícios. Veja, a seguir, quais são os principais.

Garante saúde e qualidade de vida

Ter uma alimentação de qualidade é essencial para garantir o correto funcionamento do organismo e evitar doenças, como diabetes, hipertensão, obesidade, anemia e outras. Além disso, o hábito fortalece o sistema imunológico, melhora o sono e reduz o estresse.

Melhora o desempenho no trabalho

Uma dieta balanceada, com todos os nutrientes de que o corpo precisa, interfere positivamente no rendimento das tarefas profissionais, melhorando a produtividade, a concentração e a disposição durante o dia, por exemplo.

Já quem prioriza lanches, frituras e comidas industrializadas, que são ricas em gordura, sódio e açúcar, geralmente, apresenta dificuldades de concentração — o que pode comprometer o desempenho do profissional e aumentar o risco de acidente no trabalho — sonolência, problemas de saúde frequentes, entre outros.

Reduz os custos com remédio e o afastamento por doenças

Quem tem uma alimentação adequada é mais saudável, com isso, tende a ter menos problemas de saúde e evita gastos com medicamentos. Tal fato também é positivo para a empresa, pois reduz as faltas e os atrasos ao trabalho, o número de atestados médicos e os custos com planos de saúde.

Como falar sobre a importância da alimentação saudável aos funcionários?

Diante do exposto acima, fica clara a importância de incentivar a alimentação saudável entre os funcionários, não é mesmo? E isso não deve ser feito apenas no ambiente de trabalho. Para apresentar resultados satisfatórios, a alimentação de qualidade deve ocorrer em todas as refeições do dia.

Contudo, a mudança dos hábitos alimentares pode ser difícil para muitas pessoas, por isso, é necessário que a empresa invista em estratégias para conscientizar o funcionário sobre a importância da alimentação saudável para que ele possa praticá-la em seu dia a dia. Algumas formas de fazer isso são:

  • investir em cestas básicas para os funcionários;

  • criar ações de comunicação sobre alimentação saudável;

  • organizar palestras ou eventos sobre o assunto;

  • disponibilizar frutas na empresa;

  • organizar um café da manhã nutritivo para as equipes.

Como vimos, optar por refeições nutritivas com “comida de verdade” traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas, sendo extremamente positivo, inclusive, para as atividades profissionais. Dessa forma, é necessário que as empresas falem sobre importância da alimentação saudável e incentivem a mudança de hábitos alimentares entre os funcionários.

Gostou do texto? Quer outras dicas sobre o tema? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos!

Renato-fotoPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing