De uma coisa ninguém tem dúvidas: o valor da internet em todos os segmentos da sociedade — ela informa, agrega e conecta. Seja nos ambientes corporativos, seja na vida pessoal de cada um.

No entanto, é necessário saber usá-la de forma que não prejudique a produtividade no trabalho — principalmente quando se fala em redes sociais.

Sendo assim, uma boa administração do tempo no trabalho pode evitar que você perca horas demais com suas redes sociais, bem como em sites que podem desviar o foco de qualquer funcionário em uma empresa e, assim, comprometer a produtividade.

Pensando nisso, resolvemos elencar uma série de estratégias que podem contribuir para que tudo fique sob controle e seu tempo não seja comprometido. Acompanhe!

Especifique horários

Acessar redes sociais no trabalho compromete a produtividade, sobre isso não resta nenhuma dúvida. Por isso, algumas empresas não liberam seu uso em horário de trabalho.

Quando essa decisão fica por nossa conta as coisas são mais difíceis. A dica é utilizar as redes sociais pessoais antes e depois do expediente e durante o horário de almoço. 

Acessar as redes sociais e responder as mensagens e notificações pode ser feito ao chegar em casa, uma vez que elas não exigem respostas imediatas.

Cancele e-mails de notificações

Aqueles e-mails que notificam quando há algum recado são um dos grandes responsáveis por atrapalhar seu foco no trabalho e fazer com que você dê uma espiada na sua rede social. Quando isso acontece… pronto, lá se foram 10, 20, 30 minutos de tempo desperdiçado.

A dica é cancelar esses e-mails e ficar sabendo de suas mensagens apenas quando abrir o aplicativo — assim ficará livre de curiosidades indesejáveis durante a jornada de trabalho.

Torne seu tempo de espera mais proveitoso

Sabe aquele tempo perdido quando você espera no aeroporto, por exemplo? Você pode aproveitá-lo para checar seus e-mails e redes sociais. Assim, esse tempo vai lhe ser bem mais útil e o tempo vai passar bem mais rápido.

Selecione bem suas redes sociais

Ter muitas redes sociais só vai lhe atrapalhar na administração do tempo. De nada adianta ser cadastrado em quase todas e só acessar algumas.

Por isso, seja seletivo e tenha somente as que você realmente acha relevante, como aquelas nas quais você tem mais amigos cadastrados.

Siga poucos nas redes sociais

Por que motivo seguir pessoas que não têm nada a ver com você? Faça uma limpa. Você verá que vai descongestionar suas redes e só vão restar aqueles que realmente lhe interessam ou que oferecem conteúdos relevantes. Para isso, basta um clique!

Evite respostas instantâneas

Não acostume mal seus seguidores: evite responder perguntas instantaneamente. Redes sociais não funcionam dessa forma. Aliás, essa é uma das vantagens das redes sociais: você responde apenas quando puder.

Tenha em mente que quem precisa de respostas importantes e urgentes encontra um meio mais eficaz de obtê-las. Dessa forma, vai evitar perder tempo.

E você, gostou deste post sobre administração do tempo e como ele pode ser prejudicado pelo uso indevido de redes sociais? Lembrou-se de outros exemplos de como lidar com elas de forma que não atrapalhem sua produtividade? Deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente sua opinião sobre o assunto!

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing