Funcionários vêm e vão em uma empresa e isto é considerado normal, afinal, o mercado apresenta novas necessidades a todo momento e pode fazer com que surjam oportunidades para as pessoas que já estão empregadas.

O que é tido como atípico é a alta rotatividade de funcionários, pois, gera encargos para a organização e demanda tempo e dinheiro para encontrar e treinar substitutos. Por isso, precisamos diminuir o turnover!

A diminuição do turnover deve figurar entre os principais objetivos das organizações, pois, quando este índice é alto, transmite para o mercado uma mensagem que, talvez, a sua empresa não queira passar: péssimo clima organizacional, poucos benefícios e baixa valorização do trabalhador.

Alguns métodos baratos e outros gratuitos conseguem diminuir a rotatividade de funcionários. Continue a leitura deste artigo e saiba quais são!

Melhore o processo de recrutamento e seleção

A diminuição do turnover deve começar com a melhoria dos processos de recrutamento e seleção de funcionários. O seu objetivo deve ser o de encontrar os perfis profissionais que mais têm a ver com a cultura, missão e valores da sua empresa. Por isso, observe como as vagas da organização estão sendo descritas e em que canais são distribuídas.

Depois que os funcionários forem recrutados, é hora de analisar o processo de seleção e entrevista deles. Os perfis profissionais devem ser compatíveis com os aspectos que caracterizam a empresa, evitando assim a ocorrência de choques culturais e a desmotivação dos trabalhadores.

Ofereça remuneração e benefícios competitivos

As pessoas se preparam para o mercado de trabalho porque desejam ser bem remuneradas. Suas despesas precisam ser cobertas e elas ainda querem um dinheiro extra para gastos com viagens, cursos e outros mais. Quando você paga uma remuneração abaixo da média do mercado, os seus funcionários se sentem desvalorizados.

Se a desmotivação surgir entre os trabalhadores, o turnover pode ser mais uma das consequências que virão a seguir. Saber que, em outras empresas, ganha-se melhor, motiva os profissionais a buscarem suas oportunidades nelas. O mesmo vale para os benefícios, que devem ser competitivos — como a cesta básica.

Invista em capacitação e treinamento da equipe

O conhecimento é um bem que necessita ser revisado constantemente, pois, com o passar do tempo, ele sofre adaptações. Nesse contexto, a empresa deve estimular a capacitação e o treinamento dos seus funcionários, tornando o ambiente de trabalho mais produtivo e preparado para o mercado.

Profissionais capacitados e bem treinados também são mais motivados, já que reconhecem o valor dado a eles pela empresa para a qual trabalham.

Dê e receba feedbacks com mais frequência

O feedback é uma ferramenta muito importante para diminuir o turnover na empresa. Ele serve de suporte para as ações dos trabalhadores, indicando os pontos em que eles estão bem e aqueles que necessitam melhorar.

Convoque os gestores da companhia e oriente-os a dar e receber feedbacks com mais frequência, afinal, os trabalhadores também precisam falar sobre o trabalho deles à frente das equipes.

Essa ação permite o alinhamento entre os objetivos da companhia e as ações dos funcionários, evitando que eles se sintam perdidos e desmotivados.

Estimule o bom clima organizacional

Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente tenso, cheio de especulação e com um péssimo clima organizacional. Sendo assim, invista na criação de mecanismos que melhorem o ambiente de trabalho.

Estimule o trabalho colaborativo, a troca de experiências, o respeito e a valorização dos bons profissionais.

Recompense os seus funcionários

Para diminuir o turnover, você também pode criar um programa de recompensas dentro da empresa. Os funcionários que mais se destacarem em suas respectivas áreas podem receber prêmios, como folgas, viagens, ingressos de cinema e outros.

Nas datas especiais, como aniversários e Natal, eles também podem receber uma lembrança, como uma cesta de alimentos ou outros produtos.

Se você gostou das dicas, assine nossa newsletter e receba outros posts diretamente no seu e-mail!


Publicado Por:
Vinicius Dias – Marketing Digital