Os postos de gasolina, em sua maioria, são locais onde os clientes vão apenas para abastecer seu veículo. Porém, essa realidade está mudando aos poucos. Cada vez mais os postos de combustíveis se transformam em espaços multifuncionais, onde é possível fazer muito mais que apenas abastecer o automóvel. 

Atualmente, a maioria dos postos do Brasil ainda não são dotados de uma loja de conveniência. Essa realidade vem mudando devido ao conceito “one-stop-shopping”, baseado na conveniência e economia de tempo. Bastante usual nos Estados Unidos, essa tendência tem se tornado comum no Brasil, e pode agregar valor para o seu posto. 

Obviamente, investir em loja de conveniência impactará na sua gestão financeira. Existe ainda o risco do investimento, ou seja, as lojas não darem o retorno esperado e você precisar arcar com o prejuízo. Mas você deve estar pensando: “Afinal, devo ou não investir em loja de conveniência no meu posto?” Leia esse artigo e descubra!

Fidelização de clientes

Investir em loja de conveniência fará com que você tenha a oportunidade de fidelizar seu cliente. A ideia do “one-stop-shopping” permitirá que seu consumidor tenha a possibilidade de fazer muito mais do que apenas abastecer. 

Para garantir o sucesso desse investimento, é necessário que as lojas a serem selecionadas sejam de boas marcas e tenham identidade com o perfil da vizinha. Assim, o público se sentirá atraído pelas lojas, comparecendo no seu posto com mais assiduidade. A qualidade e o ramo de atuação das lojas serão fundamentais para o processo de fidelização de clientes.

Clientes garantidos

O atual diferencial do mercado de postos é o preço do combustível. A maioria dos clientes escolhe se tornar consumidor de um posto a partir do seu preço e, muitas vezes, abastecem em lugares variados, não tendo um lugar fixo para abastecerem. 

Nesse mercado de competitividade extremamente acirrado, em que vemos que os combustíveis estão subindo de preço constantemente, apostar em um diferencial raro pode ser a fonte do sucesso. A loja de conveniência, além de fidelizar o cliente da vizinhança, lhe garantirá alguns clientes. 

Por já necessitarem de comprar algum bem/serviço nas lojas, os clientes aproveitarão para abastecer o seu veículo, uma vez que já estão dentro de um posto de combustível. A situação contrária também acontecerá, beneficiando ambos. Além disso, a comodidade se tornaria uma grande aliada dos postos, favorecendo a compra de diversos itens num só local. 

Uma maneira de garantir o interesse das lojas em operar no seu posto é fornecer cestas de natal para empresas. Essas cestas demonstrariam um pouco a importância da parceria da loja com o posto, e seria uma forma de agradecer aos bons serviços prestados. 

Venda rápida

A palavra conveniência está diretamente ligada à comodidade, oportunidade. Baseando-se nisso, deve-se apostar em lojas de vendas rápidas, como as lojas am/pm, por exemplo. Ao parar para abastecer seu veículo, o consumidor está em busca de comodidade, o que faz dessas lojas um sucesso.

Os tipos de estabelecimentos mais comuns encontrados nos postos de combustíveis são padarias, lavanderias, drogarias e até sapatarias. O que essas lojas têm em comum é fornecer diferentes tipos de comodidade aos clientes, desde o pagamento de contas no caixa eletrônico e a compra de cervejas artesanais, até a compra de itens mais simples, como pães e remédios. 

As lojas de conveniência agregam valor ao negócio, sendo um diferencial de sucesso. Além de aumentar o seu lucro, essas lojas se tornam uma vantagem para seus funcionários, afinal, eles poderão ter acesso aos produtos das lojas sem “sair do trabalho”. Outra vantagem é que, com o aumento da sua margem de lucratividade, você pode investir em outros benefícios para seus funcionários. 

Fornecer cestas de alimentos, por exemplo, pode motivar os seus profissionais e se tornar uma alternativa mais vantajosa do que o cartão alimentação. Assim sendo, seus funcionários se sentirão valorizados e mais satisfeitos, podendo inclusive, aumentar a sua produtividade. 

Apostar em uma loja de conveniência pode ser o grande diferencial do seu posto! A tendência do “one-stop-shopping” veio para ficar. Não perca tempo!

Gostou das nossas dicas? Já utilizou os serviços de lojas de conveniência? Deixe a sua opinião e experiência nos comentários!

Publicado Por:
Vinicius Dias –  Marketing Digital