Ficar horas ao volante, nas estradas do país, faz da rotina dos caminhoneiros algo muito estressante. Diante disso, fica difícil que eles mantenham bons hábitos de vida, como uma alimentação saudável e horas tranquilas de sono — imprescindíveis para evitar que surjam problemas de saúde.

Por isso, é primordial que eles tenham uma alimentação impecável, com os nutrientes adequados para esse estilo de vida tão agitado. Sendo assim, vamos dar algumas dicas para que o caminhoneiro se alimente bem durantes seus percursos nas estradas. Acompanhe!

Como deve ser a alimentação do caminhoneiro

Alguns caminhoneiros têm a sorte de poderem preparar sua própria comida no caminhão — eles contam com uma estrutura para isso e podem escolher bons alimentos. Outros recorrem à velha marmita ou mesmo a lanches — com alimentos previamente escolhidos e preparados em casa. Dessa forma, ambos se livram de fazer refeições inadequadas na estrada.

A princípio, devemos lembrar que uma boa alimentação deve priorizar alimentos cozidos, grelhados ou assados — nunca fritos —, e também frutas, verduras e legumes diariamente nas refeições. Beber muito líquido durante o dia é também fundamental para manter uma boa hidratação. Lembrando que os sucos naturais e a água devem ser priorizados —  evitando-se os refrigerantes.

O que não deve faltar para se ter uma alimentação saudável

Verduras e frutas

As verduras devem fazer parte de todos os pratos. Existe uma grande variedade e, por isso, é possível variar e programar pratos especiais. As frutas são práticas e podem entrar como sobremesa, ficando no lugar de doces. Além disso, é bom tê-las sempre à disposição para aqueles momentos em que a fome chega sem avisar.

Esses vegetais são ricos em vários nutrientes, como fibras, vitaminas, minerais, entre outros que não podem faltar na alimentação diária.

Oleaginosas

As sementes oleaginosas, que incluem nozes, castanhas, amêndoas, entre outras, são excelentes fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas — que agem reduzindo o colesterol e os triglicérides. Além disso, possuem minerais como magnésio, selênio e cobre, que agem diminuindo o estresse e melhorando a memória, dentre outros benefícios.

Para os caminhoneiros, podem servir como lanches rápidos ou petiscos para beliscarem durante as viagens.

Banana

A banana é uma fruta que se destaca dentre as demais, devido à sua versatilidade, podendo compor pratos doces e salgados. É rica em vitaminas e minerais, como o potássio e o magnésio, que contribuem para a saúde do coração e dos músculos, além de fornecer energia. Além disso, a fruta conta com triptofano, aminoácido precursor da serotonina — neurotransmissor que regula o sono, melhora o humor e previne distúrbios emocionais.

Água de coco

Essa bebida é excelente para saciar a sede e fornecer energia para o organismo. Não pode faltar na bagagem do caminhoneiro, que necessita de muita disposição. Além de hidratar e contar com baixas calorias, ela contém vitaminas e minerais, como o magnésio, cálcio, fósforo, sódio e potássio.

Carnes e ovos

Em uma alimentação saudável, não podem faltar carnes e ovos. Esses alimentos são ricos em proteína, fundamental para a formação e manutenção muscular. O ideal é que sejam escolhidas carnes magras, pois contêm menos colesterol e gordura saturada. Uma boa opção é incluir aves e peixes no cardápio.

O ovo possui proteína de alta qualidade, além de seis aminoácidos essenciais. Diferente do que se pensava há algum tempo, o ovo não oferece riscos à saúde, pelo contrário, traz muitos benefícios devido ao seu alto valor nutritivo.

E aí, gostou deste artigo sobre alimentação saudável para os caminhoneiros? Quer mais dicas sobre alimentação? Confira, então, tudo que você precisa saber sobre cesta básica para empresas