A área da saúde passa por mudanças constantemente: descoberta de novas doenças e tratamentos, implementação de equipamentos e tecnologias de ponta e novas tendências para formação e educação de profissionais de saúde.

Os gestores da saúde devem buscar se atualizar sobre as inovações da área para garantir sempre o melhor atendimento para os pacientes, serviços de qualidade e atualizados e qualidade de vida para os funcionários.

Neste post listamos algumas novidades da área de saúde para os próximos anos. Confira!

Telemedicina

A telemedicina diz respeito à assistência à saúde feita à distância, por meio das tecnologias da informação e comunicação. Com o uso de dispositivos móveis, é possível realizar consultas, emitir laudos de exames e pegar segundas opiniões com especialistas.

Nos próximos anos, a tendência é que essa forma de assistência se torne mais frequente e até mais procurada pelos pacientes, por ser prática e resolutiva. Para os gestores, traz as vantagens de economia e maior produtividade para os serviços de saúde.

Uso de softwares de gestão

Os softwares de gestão são programas de computador que têm o objetivo de facilitar as atividades das empresas, com a organização e automatização de processos.

Na área da saúde, os softwares podem ser utilizados em clínicas ou hospitais. Seu uso vem se instalando e crescendo,pois traz diversas vantagens:

  • aumenta a seguranças das informações de saúde dos pacientes;

  • proporciona um serviço mais ágil e, consequentemente, mais humanizado para o paciente;

  • ajuda a reduzir horas de trabalho, com a substituição de trabalhos manuais;

  • redução de custos a médio e longo prazo.

Custos em vez de valores

O aumento da complexidade e tecnologia dos equipamentos, procedimentos e medicamentos em saúde fez aumentar significativamente seus custos nos últimos anos. No entanto, esse aumento desenfreado inviabiliza o acesso ao tratamento para diversas pessoas.

A tendência atual é que, daqui pra frente, os tratamentos e medicamentos sejam cobrados de acordo com seu custo real de fabricação e realização, e não de acordo com o valor a eles agregado.

Os custos devem ser justificados e baseados em resultados.

Medicamentos biossimilares

Os medicamentos biológicos são aqueles feitos a partir de organismos vivos, e os biossimilares são versões muito similares aos medicamentos biológicos. Esses medicamentos são importantes, pois funcionam como uma proteína natural do corpo, trazendo resolução de sintomas e doenças de forma mais natural.

A tendência é que a fabricação e venda de medicamentos biossimilares aumente nos próximos anos, já que são de menor custo que os biológicos, entrando no mercado como fortes concorrentes.

Motivação para funcionários

Em qualquer área, uma equipe motivada produz mais e com maior qualidade e, consequentemente, leva a um aumento da satisfação dos clientes. Os gestores da área de saúde devem investir em práticas para motivar seus funcionários, principalmente porque essa área está ligada a um desgaste emocional e físico diário.

Algumas ações para motivar os funcionários:

  • crie ambientes de descanso confortáveis no serviço de saúde, que são muito utilizados pelos funcionários durante o plantão;

  • dê feedbacks para os funcionários, para que eles saibam os bons ou maus resultados da sua atuação;

  • ofereça benefícios para os funcionários como a entrega de cesta básica, que traz vantagens para empregador e empregado;

  • esteja junto com o profissional de saúde na assistência direta, mostrando apoio.

As novidades da área da saúde devem ser acompanhadas pelos gestores da saúde, para que eles e seus funcionários cresçam e mudem juntos em busca do sucesso.

Você gostou deste post sobre inovações da área de saúde? Sabe de alguma outra novidade da área? Deixe um comentário!

Renato Xavier Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing