Ir a um posto de gasolina faz parte da rotina de muitas pessoas. Para corresponder às expectativas dos seus clientes, a inovação deve sempre fazer parte dos ideais dos empreendedores desse segmento. Afinal, há uma alta concorrência, e oferecer o melhor e mais moderno aos clientes é uma forma de fidelizá-los.

Por isso, hoje vamos apresentar 4 tendências para aumentar a eficiência de postos de gasolina. Fique atento e aplique essas dicas!

1. Postos de gasolina como locais multifuncionais

Já foi o tempo em que postos de gasolina serviam apenas para abastecer carros. Hoje, a tendência é que nesse mesmo ambiente concentrem-se diversos serviços, tais como loja de conveniência, restaurante, lavanderia, lojas de conserto de roupas e sapatos, entre outras opções.

Essa é uma tendência do mercado varejista, chamada de “one stop shopping”, um conceito que surgiu nos Estados Unidos e tem como objetivo principal a economia de tempo.

2. Treinamento e valorização dos colaboradores

Se existe uma coisa que faz toda diferença na hora de conquistar os clientes é oferecer um bom treinamento aos funcionários e valorizá-los com medidas motivacionais, como uma cartela de vantagens e benefícios para os colaboradores, por exemplo. Essa é uma forma eficaz para demonstrar que seu posto de gasolina está à frente da concorrência e ligado nas tendências de mercado.

Colaboradores de empresas que têm benefícios, tais como cesta básica e treinamentos personalizados para o serviço que prestam, ganham muito em qualidade no atendimento ao cliente. Além disso, escolher bem o capital humano que vai integrar sua equipe faz toda diferença.

3. Automação no posto de gasolina

Hoje em dia, tudo está cada vez mais automatizado, e isso não é diferente para as tendências em postos de gasolina. É preciso, portanto, investir em tecnologia para agilizar o atendimento e promover outras melhorias.

Um exemplo marcante é de que a inteligência artificial esteja presente em painéis que identificam automaticamente se o seu carro precisa de reparos, como troca de óleo, assim que ele estaciona no posto. No Rio de Janeiro há um posto piloto com esse tipo de tecnologia implementada e a tendência é que isso se espalhe por todos os pontos.

4. Postos containers

Os containers vêm ganhando espaço entre os empreendimentos. Já vemos casas, lojas e agora postos de gasolina feitos com essa engenharia. Esse tipo de posto portátil, utilizando esse equipamento inventando nos anos 30, já é muito usado no exterior e no Brasil vem chegando como uma tendência.

Vale lembrar que ao optar por esse tipo é preciso tomar medidas de segurança extras, tanto no momento de reabastecer o estoque, quanto no layout do negócio. É importante evitar a proximidade de geradores elétricos e ter um sistema contra incêndio automático muito bem preparado, entre outros fatores.

Depois de conhecer as principais tendências no trabalho do posto de gasolina, você se considera um empreendedor preparado para implementá-las e destacar-se na concorrência? Aproveite e envolva seus colaboradores nesse processo de melhorias, valorizando-os com a entrega de benefícios cada vez mais desejados por eles. Entre em contato conosco e comece a implementar ações para a excelência do seu negócio!!