Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas lançam mão de algumas estratégias que são utilizadas para atrair clientes e mantê-los fidelizados. Uma delas é o marketing de defensores, que é considerada atualmente uma das maiores tendências de marketing do mercado.

Sendo assim, para se manterem no mercado diante de tanta concorrência, as empresas precisam muito mais que vender seu produto, elas precisam tornar seu produto conhecido e ainda obter a satisfação do cliente. É aí que entra o marketing de defensores.

Para saber um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!

O que é marketing de defensores

O objetivo do marketing de defensores é obter clientes, fidelizá-los e torná-los divulgadores do produto. A estratégia é fazer dos clientes não apenas aqueles consumidores que apreciam a marca e voltam sempre para comprar, mas aqueles que divulgam sua experiência positiva e passam a ser promotores dela.

No entanto, para chegar a esse patamar, a empresa deve ter um feedback de máxima satisfação do cliente, sabendo que quanto melhor for a experiência do cliente, melhores serão as possibilidades dele se tornar um defensor.

A importância do marketing de defensores

O marketing de defensores não é tão simples como se pensa, visto que nem todos os clientes satisfeitos com determinada marca estão dispostos a divulgá-la para seus conhecidos e amigos. A pessoa pode admirar muito a marca e não falar dela para ninguém.

É nesse momento que entra a importância do marketing de defensores. A marca terá que se aproximar dos defensores e criar estratégias que atraiam os admiradores da marca que não a divulgam e tentar convencê-los a tornarem-se divulgadores e promotores.

Sendo assim, se boas estratégias forem criadas, um número maior de defensores vão indicar, marcar e compartilhar conteúdos — ou seja, divulgar a marca. E como hoje as pessoas têm muito interesse em saber o que as outras pensam, essa é uma ótima estratégia de marketing.

Quem são os defensores

Defensor é aquela pessoa que confia e admira tanto a marca que se dispõe a fazer propaganda sem ganhar nada por isso. Conhecemos vários defensores de marca — como exemplo temos aquela pessoa que recomendou uma academia, uma bolsa, uma farmácia, uma escola, um posto de gasolina etc.

Os defensores são classificados em:

Clientes

Aqueles que utilizam determinada marca e estão tão satisfeitos que divulgam para outras pessoas.

Colaboradores

São aqueles que defendem determinada marca em redes sociais e indicam o produto para colaboradores em potencial. São aqueles que costumamos dizer que “vestem a camisa da empresa”, são verdadeiros apaixonados.

Entusiastas

São pessoas que não consomem a marca, mas são apaixonadas por ela. Geralmente elas têm identificação com a filosofia da marca é passam a segui-la e divulgá-la.

Postos de gasolina e o marketing de defensores

Os postos de gasolina podem se beneficiar com essa tendência de marketing fidelizando seus clientes e depois tornando-os colaboradores ou divulgadores em potencial da marca. Isso pode começar por meio da excelência nos serviços que os postos disponibilizam para o cliente.

Para obter resultados, a gestão deve criar uma estratégia de forma que os clientes fidelizados tenham uma experiência tão boa que divulguem o nome do posto e espalhem por onde puderem. Um bom exemplo disso seria algum tipo de promoção tão vantajosa que faça o cliente voltar sempre e divulgar tal vantagem para seus amigos e conhecidos.

Você gostou desse artigo sobre o marketing de defensores? Que tal aplicá-lo na sua empresa por meio de estratégias originais? Comente e compartilhe com a gente as suas ideias sobre o assunto!