Você se preocupa em reter talentos? Acha que o comprometimento dos funcionários com a empresa é o caminho para o sucesso? Se sua resposta foi um sim, parabéns – você está no caminho certo! Se foi não – repense suas ideias sobre a importância de um bom funcionário para os lucros de uma empresa.

Manter os bons funcionários é, sem dúvida, um dos maiores desafios de gestores de postos de gasolina, mas é fundamental para quem deseja obter sucesso. No entanto, para que isso seja possível, a primeira coisa a se pensar é evitar a alta rotatividade, comum nesse tipo de negócio.

Mas como fazer isso? Como evitar que aqueles funcionários nos quais você treinou e investiu abandone sua empresa? Simples, adotando iniciativas que visem valorizá-los e motivá-los.

Confira, a seguir, o que fazer para manter seus melhores funcionários na empresa!

Invista em capacitação para reter talentos

Se você quer que sua empresa cresça é necessário investir no material humano, uma vez que não dá para ter ótimos profissionais se não houver investimento. Assim, para se obter bons resultados, a capacitação e treinamento devem ser constantes. Quando o funcionário percebe que a empresa investe em seu aprimoramento, oferecendo possibilidades de crescimento, ele retribui com dedicação e comprometimento.

Outro grande incentivador é oferecer um bom salário, que faz com que o funcionário se sinta valorizado. Outras formas de compensação monetárias são também válidas, como bonificações e prêmios por produtividade. Fique certo de que sai muito mais barato para a empresa investir em funcionários que já estejam com você do que contratar novos e ter todo um trabalho e custo com eles.

Promova segurança

Em dias de crise, o mais importante para a maioria dos funcionários é a estabilidade no emprego, pois é o que lhe dá segurança. Sendo assim, algumas medidas podem ser tomadas pela empresa com o objetivo de tornar os funcionários mais seguros e confiantes no ambiente de trabalho, são elas: evitar um clima competitivo — que estressa e gera animosidades, estimular a convivência pacífica e valorizar os funcionários mais antigos.

Crie um plano de carreira

Apesar da estabilidade ser um bom incentivador para manter o bom funcionário no posto de gasolina, o plano de carreira pode ser ainda melhor.

Um plano de carreira no qual o funcionário por meio de metas consegue ir mais além na empresa é altamente estimulante e faz com que o colaborador se dedique e se comprometa ainda mais com a empresa. Postos de gasolina que adotam esse tipo de estratégia obtêm mais sucesso nos negócios.

Elogie seu funcionário

Você é daqueles gestores que costuma elogiar seus funcionários? Sabia que um elogio pode fazer milagres e isso é muito importante para a retenção de talentos? Não há nada mais gratificante para um trabalhador que ver seu trabalho valorizado e reconhecido — aumenta a autoestima. Trata-se de um incentivo que só vai fazer com que esse funcionário se dedique e renda muito mais.

Descubra o que motiva seus funcionários

Um bom salário, prêmios, benefícios… você sabe o que motiva seus funcionários? Apesar de muitos acharem que o salário é o maior incentivador, na realidade a coisa é bem diferente. Nem sempre apenas um bom salário é capaz de motivar uma equipe. Muitas vezes, o tratamento recebido na empresa é mais eficaz para motivar funcionários, como elogios, prêmios, recompensas, por exemplo, podem ser catalisadores em potencial.

O desafio do gestor está justamente aí, descobrir através de avaliações o que pode motivar seus bons colaboradores e assim evitar gastos com a rotatividade de funcionários.

Agora que você já sabe como reter talentos, já pode entrar em contato com a nossa empresa e saber como deixar seus funcionários ainda mais satisfeitos! Acesse nossa página e fique por dentro de alguns benefícios para seus colaboradores!

Publicado Por:
Vinicius Dias –  Marketing Digital