Mais do que entretenimento, os filmes podem ser utilizados para impulsionar o desenvolvimento das organizações.

A indicação de filmes sobre motivação e superação, ou até mesmo a cultura de passá-los durante o expediente, é uma forma de favorecer o clima organizacional e elevar a motivação dos funcionários. Isso porque essa é uma maneira descontraída de apresentar condutas desejadas e histórias que incentivam à ação.

Confira esta lista com quatro filmes sobre motivação e superação capazes de inspirar seus funcionários!

1. O preço do amanhã

O enredo se passa numa sociedade em que o tempo se tornou a principal moeda de troca para viver. As pessoas ganham tempo de vida ao trabalhar e pagam pelas coisas que consomem com o tempo. Dessa forma, os ricos vivem mais que os pobres.

Nesse contexto, Will Salas, protagonizado por Justin Timberlake, recebe uma misteriosa doação e, devido a isso, começa a ser perseguido pelos guardiões do tempo. A partir do seu envolvimento com Sylvia, interpretada por Amanda Seyfried, surge uma poderosa arma contra o sistema.

É um filme emocionante que da vida à expressão “tempo é dinheiro”. A principal lição que pode ser aplicada à rotina empresarial é a necessidade de adequar objetivos em longo prazo para tarefas realizadas em curto tempo.

Planejamento, confiança, trabalho em equipe e comprometimento com alguma causa são outros aspectos abordados que podem servir de inspiração para as atividades desempenhadas pelos colaboradores.

2. A teoria de tudo

O filme conta a história de Stephen Hawking, mostrando o percurso do astrofísico que, apesar de ter sido diagnosticado com uma doença motora degenerativa incurável, teve uma trajetória brilhante na ciência e alcançou muitas realizações pessoais.

Além disso, o filme mostra o protagonista em diferentes esferas de sua vida: profissional, pessoal e amorosa. Trata-se de uma obra importante porque exemplifica a possibilidade de ser bem sucedido mesmo com as adversidades da vida. 

Persistência e paixão pela profissão são qualidades que movem o personagem durante toda a trama.

3. Raça

Dirigido por Stephen Hopkin, “Raça” retrata a história de Jesse Owens, um atleta americano que superou o racismo, participou dos Jogos Olímpicos de Berlim no ano de 1936 e conquistou quatro medalhas de ouro. Tudo isso durante o regime nazista.

Um filme que ensina muito sobre motivação, garra e vitória. É possível fazer uma analogia com o atingimento de metas e com a importância de se dedicar a um plano de carreira. Além disso, o filme é muito envolvente para os amantes de esportes.

4. À procura da felicidade

Estrelado por Will Smith, o longa-metragem apresenta a história de um homem que, abatido pelas injustiças que viveu, encontra forças para continuar ao lado do filho e lutar pelo trabalho dos sonhos.

Além de envolvente e emocionante, o filme apresenta um modelo de perseverança, esforço e disciplina. Ou seja, tem muito a ensinar sobre os ingredientes do sucesso profissional.

A estratégia de usar filmes como aliados da organização pode aumentar a produtividade das equipes. Isso porque, além dos benefícios já citados, eles são ferramentas para ensinar novos comportamentos.

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos essas dicas de filmes sobre motivação e superação!


Publicado Por:
Vinicius Dias – Marketing Digital