O atual cenário brasileiro é de muita incerteza: as empresas batalham diariamente para conseguirem se manter ativas no mercado, e a cada dia, buscam maneiras de potencializar os ganhos e diminuir as despesas. Reduzir os custos da empresa é a decisão mais simples a ser tomada quando se busca a redução de gastos visando o aumento dos ganhos.

Para que você entenda como reduzir os custos da sua empresa sem que sejam necessários cortes drásticos, separamos, neste post, 6 maneiras eficientes para melhorar os resultados da sua empresa. Confira!

1. Faça uma análise periódica dos gastos da empresa

Em momentos de crise, é extremamente comum empresas começarem a fazer diversos cortes sem realizar uma análise criteriosa — o que pode acabar não sendo eficiente e ainda afetar a produção da empresa. Para evitar esse tipo de situação, deve-se periodicamente estudar os gastos da companhia e manter um histórico de despesas. Assim, é possível economizar constantemente e realizar cortes — quando necessário — de forma estratégica, sem afetar a produtividade da empresa.

2. Planeje o estoque

O planejamento do estoque é fundamental para o balanço da empresa. Muitas mercadorias em estoque representam dinheiro retido, ou seja, capital de giro reduzido — e trabalhar com o estoque muito baixo e sem reposição eficiente pode levar a compras de emergência e gastos desnecessários. Portanto, não deixe de planejar o estoque e preparar-se para diferentes situações.

Outro conselho para o setor de suprimentos é trabalhar no sistema FIFO (First In, First Out): a primeira mercadoria que entra no estoque é a primeira a sair. Assim, é possível reduzir as perdas de mercadorias, aumentar a eficiência e, principalmente, reduzir os gastos.

3. Priorize fornecedores nacionais

Importar equipamentos gera diversos custos à empresa, como o pagamento de impostos, gastos com frete, entre outros. Uma maneira simples de evitar essas despesas é utilizar fornecedores nacionais.

Sendo assim, procure empresas com sede no Brasil e que atenda às suas necessidades. Obviamente, existem materiais e equipamentos específicos que não são encontrados no país e carecem de importação. Mas, sempre que possível, utilize empresas parceiras nacionais. Assim, os gastos com a compra de equipamentos serão consideravelmente menores.

4. Proporcione treinamento aos funcionários

Uma empresa que possui uma equipe despreparada, além de produzir com baixa qualidade ou realizar serviços deficitários, pode ter diversos prejuízos. Pensando assim, proporcionar treinamento aos colaboradores é uma ótima maneira de reduzir os gastos da companhia.

Colaboradores qualificados conseguem resolver problemas de produção, aperfeiçoar processos e procedimentos e reduzir gastos cotidianos nos mais diversos setores. É importante frisar também que os gastos provenientes de cursos de capacitação são mínimos quando comparamos aos ganhos que uma equipe bem treinada pode proporcionar.

5. Negocie pacotes de serviços

Empresas como as companhias telefônicas e os servidores de internet desejam fornecer serviço para qualquer companhia, independentemente do seu porte. Por isso, não deixe de negociar bastante com diversos fornecedores. Assim, é possível fechar contratos mais acessíveis e reduzir significativamente os gastos mensais.

6. Economize na conta de luz

Em grandes empresas, a conta de energia elétrica pode comprometer grande parte do faturamento. Economizar energia, então, é uma ótima forma de reduzir custos. Utilize lâmpadas de LED, reduza o uso de ar-condicionado e conscientize os funcionários. A economia pode reduzir bastante as despesas da empresa.

Gostou das nossas dicas? Conhece outras formas de reduzir os custos da empresa? Então deixe um comentário!

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing