Qualquer empresa necessita de bons resultados no desempenho de sua equipe. No entanto, o sucesso de um grupo de trabalho é construído pela participação de seus membros.

Por sua vez, o acompanhamento do trabalho da equipe, por meio das abordagens individualizadas, é essencial para a garantia de seu sucesso. Assim, a arte da gestão de pessoas deve considerar os mecanismos que impulsionam cada um de modo a resultar em uma equipe eficiente e resultados positivos.

Acompanhe este post e saiba por que é importante observar o trabalho da equipe quando se faz gestão de pessoas.

O perfil de cada um deve ser bem conhecido

Para bem aproveitar o melhor dos membros de sua equipe você deve conhecer o perfil de cada um. Assim, procure identificar os pontos fortes, as habilidades, assim como os pontos fracos e as dificuldades dentro de sua equipe. Você pode conduzir um mapeamento de talentos em sua equipe.

Promova encontros periódicos nos quais você deve interagir com seus colaboradores na direção de conhecê-los melhor, acompanhando suas atividades e indagando de seus sucessos e dificuldades.

Em geral, quando se faz uso do perfil de um profissional, ele se sente mais produtivo com a atividade que realiza. Dessa forma há uma forte tendência desse colaborador dar o melhor de si.

O papel de cada um deve estar bem definido

Para bem desempenhar uma função é preciso conhecer suas atribuições em detalhes. Assim, o papel de cada colaborador dentro da equipe deve estar explícito. Portanto, não deve haver dúvidas sobre quais são as responsabilidades e o que se espera de cada um.

Apresente o contexto geral da equipe, suas metas e demonstre claramente a importância do trabalho de um a um e o de todos.

A capacitação de toda a equipe deve estar garantida

Considere manter sua equipe permanentemente capacitada, com treinamentos e reciclagens de conhecimentos periódicos. Além disso, conheça as competências dos seus colaboradores e invista em suas habilidades.

Por sua vez, promova o interesse pela capacitação. Uma forma eficiente de fazê-lo é a adoção de um plano de carreira que considera o nível avançado de conhecimento adquirido.

O reconhecimento de cada conquista deve ser uma marca

Reconheça cada conquista de sua equipe e transforme isso em sua marca de gestão. Deixe claro que você reconhece e valoriza o bom desempenho apresentado pelos colaboradores e que bons resultados se traduzem em incentivos oferecidos pela empresa.

Retorna aqui a importância de um plano de carreira como elemento de motivação, entre outros. Sua equipe deve sentir como vale a pena apresentar um bom desempenho.

Uma avaliação de desempenho deve dar um retorno à equipe

A adoção de avaliação de desempenho ajuda a construir a cultura organizacional mostrando para a equipe os princípios que a empresa valoriza. Além disso, também auxilia a confirmar perfis antes observados e direcionar melhor os potenciais disponíveis.

Por sua vez, discutir com a equipe os resultados dessa avaliação (feedback) motiva o grupo na direção de aprimorar os pontos mais frágeis. Assim, demandas de novos treinamentos ou de adequação de atividades podem ser apontadas numa discussão sobre a avaliação.

Dessa forma, você pode perceber que a observação do trabalho da equipe é essencial para uma boa gestão de pessoas e para o fortalecimento do grupo na direção de melhores desempenhos.

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Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing