Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a The Fuqua School of Business (Duke), em 2012, apontou que 77% das empresas brasileiras já tinham, naquela época, consciência de que oferecer bônus (comissões, reconhecimentos por produtividade, etc.) era uma excelente maneira de trazer benefícios para funcionários e, assim, mantê-los satisfeitos.

De lá para cá, a gestão de benefícios aliada à gestão de talentos vem ganhando cada vez mais força. É assunto que condiz fortemente com os novos comportamentos das pessoas em relação ao trabalho. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Gestão de Recursos Humanos (SHRM), os níveis de engajamento dos jovens no ambiente de trabalho dependem da satisfação que eles sentem, não meramente dos salários recebidos — apenas 39% dos entrevistados, de diversas partes do mundo, se consideraram “muito satisfeitos” com suas rotinas profissionais.

Benefícios para funcionários: está difícil surpreendê-los

Se até pouco tempo atrás bônus por produtividade, plano de saúde e auxílio alimentação eram considerados diferenciais entre uma empresa e outra, hoje já não é mais assim. A grande maioria das empresas já oferecem essas comodidades, o que tem feito com que os especialistas em RH busquem inovar no campo dos benefícios para funcionários.

O resultado dessa corrida por diferenciação e ganho de valor percebido é uma série de benefícios inusitados, comodidades que fogem totalmente do tradicional e que, além de gerarem satisfação entre os colaboradores, elevam a marca do empregador no mercado.

7 exemplos de benefícios inusitados para funcionários

Reunimos, a seguir, uma série de benefícios inusitados que já são oferecidos por diversas companhias em todo o mundo. São benefícios que fogem às regras tradicionais, mas que ao mesmo tempo trazem vantagens para as companhias. Veja:

1. O Boticário vai além nos cuidados com as gestantes

A gigante brasileira do segmento dos cosméticos tem consciência de que a maior parte do seu público é feminino e também a sensibilidade de perceber que 70% dos seus colaboradores são mulheres.

Entre os benefícios que a companhia oferece, um se destaca: um acompanhamento mais intenso às mães e gestantes. Elas recebem cursos, palestras e aulas práticas, além de uma visita de uma profissional de enfermagem logo após o parto. E mais: oferece auxílio babá e subsídios para educação infantil.

É inusitado, pois a legislação brasileira prevê apenas a licença maternidade remunerada, o que a empresa oferece a mais é um adicional totalmente voluntário.

2. Google oferece regalias para elevar a qualidade de vida dos funcionários

O Google é quase um sinônimo de inusitado quando se trata de benefícios para funcionários. A série de facilidades e agrados que a companhia oferece ao seu time (que fazem dela a melhor empresa para se trabalhar, de acordo com diversas publicações) é conhecida no mundo todo: flexibilidade de horários, ambiente divertido e totalmente flexível, lanches, refrigerantes e guloseimas à vontade, além de inúmeras opções de lazer (de sinuca a videogame).

Recentemente, a empresa anunciou mais um benefício inusitado: um bônus no salário dos novos pais para ajudá-los a se “conectar com seus bebês”.

3. Facebook faz a alegria de mães e pais de primeira viagem

Muito se tem discutido sobre a necessidade dos pais acompanharem as mães e serem mais participativos durante os primeiros meses de vida dos bebês. Por isso, há algum tempo o Facebook tem investido nessa ideia.

Na companhia, que leva o nome da maior rede social do mundo, os pais de primeira viagem têm quatro meses de licença remunerada para viver esse momento único em suas vidas sem se preocupar com o trabalho. E mais: todos os funcionários que têm filhos têm direito a reembolso dos valores gastos com creches e taxas de adoção, alem de um bônus de 4 mil dólares após o nascimento do bebê.

4. Netflix dá um ano de licença paternidade aos colaboradores

Ainda nessa linha da paternidade, uma grande revolução veio da Netflix, companhia americana de streaming. Ela anunciou recentemente que dará licença paternidade remunerada de um ano para seus colaboradores em todo o mundo.

A decisão promoveu mudanças em grandes companhias de tecnologia. A Microsoft resolveu que irá remunerar as 12 semanas de licença parental (homens e mulheres) que normalmente concede — até agora, somente as primeiras semanas eram pagas.

5. Unilever proporciona mentoria para seus colaboradores

A Unilever, uma das maiores companhias de bens de consumo do mundo, tem quase 14 mil colaboradores no Brasil. Dentre os inúmeros benefícios para funcionários que a empresa dispõe, um se destaca: ela oferece um programa de mentoria.

Isso mesmo, o colaborador pode escolher um mentor e a empresa capacita essa pessoa para acompanhá-lo e aconselhá-lo profissionalmente. Aliado a isso, a empresa também proporciona horários flexíveis, possibilidade de trabalho home office, entre outras facilidades.

6. Airbnb incentiva seus colaboradores a viajar

Imagine receber 8 mil reais anualmente somente para viajar e se hospedar na rede da plataforma Airbnb. Pois esse é um dos benefícios que a própria companhia oferece aos seus colaboradores. Eles só podem utilizar o dinheiro em viagem, o que está totalmente de acordo com o core business da empresa.

7. Spotify cobre tratamentos de fertilização e congelamento de óvulos

Para fechar com chave de ouro, um benefício muito, mas muito inusitado: o Spotify, companhia de serviços de música comercial em streaming, podcasts e vídeo comercial, paga as despesas de seus colaboradores com tratamentos de fertilização e até congelamento de óvulos.

Não basta ser inusitado, é preciso gerar valor

Os exemplos citados podem fugir da realidade da maioria das empresas. O que importa, no entanto, é saber que é possível usar a criatividade para oferecer benefícios para funcionários de modo a diferenciar a empresa das demais.

O ideal é que os empresários e executivos de RH verifiquem o que é possível fazer dentro das possibilidades do negócio para ter uma gestão de benefícios para funcionários mais inovadora e de resultados. Os benefícios devem gerar valor, surpreender, não apenas ser inusitados.

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