Liderar significa a arte de conduzir pessoas e alcançar, com êxito, os resultados planejados. O perfil de liderança é uma habilidade que ajuda um indivíduo a se destacar tanto na vida pessoal quanto na profissional.

A capacidade de influenciar e direcionar os demais é uma competência que pode ser desenvolvida ao longo da carreira. Como cada um de nós se diferencia do outro em muitos aspectos, notou-se que os líderes possuíam traços que os distinguiam das pessoas comuns e entre eles mesmos.

Ao estudar o comportamento dos líderes, chegou-se à conclusão de que existem alguns perfis comuns entre eles. Saiba quais são a seguir.

Líder autoritário

Este perfil de liderança manda e desmanda, sem se importar com os impactos que isso trará para a rotina de trabalho.

Suas decisões são tomadas com base nos próprios conhecimentos. A opinião dos outros não costuma ser levada em consideração, pois o chefe da área é ele.

Líder carismático

O carisma deste perfil de liderança permitiu seu sucesso. Isso ocorre porque os colaboradores, graças ao jeito do líder, se sentem apaixonados pelo dia a dia da empresa.

Devido ao exemplo da liderança, que leva motivação ao cotidiano de todos, eles vestem a camisa da companhia.

Líder especialista

Este perfil alcançou a posição de liderança porque é um verdadeiro especialista na área. Seu conhecimento serve para ajudar a todos da equipe.

Ele consegue auxiliar seus liderados em questões relacionadas à execução dos trabalhos, porém nem sempre tem um jeitinho especial no trato com as pessoas.

Líder liberal

O líder liberal abre espaço para que seus colaboradores possam criar, inovar, desenvolver novas ideias e fazer autogestão.

Trata-se do tipo de característica que se encaixa perfeitamente em uma equipe madura, que não necessita de supervisão constante e pressão para entregar resultados.

Líder democrático

Ao contrário do perfil autocrático, o democrático acredita ser importante a participação de todos os colaboradores nas tomadas de decisões.

Seu papel é o de mostrar os caminhos possíveis e as consequências de cada um deles, deixando a cargo da equipe a responsabilidade da escolha.

Líder emocionalmente inteligente

Ele tem consciência dos próprios sentimentos e também dos das pessoas que estão trabalhando ao seu redor.

Trata-se de um perfil muito empático, que sabe se relacionar bem com os outros e consegue, por meio da empatia, influenciar positivamente os seus liderados.

Líder narcisista

Assim como o perfil autoritário, este também é bastante difícil de se lidar. Eles não têm o hábito de ouvir, muito menos de aprender e ensinar.

Gostam de resultados positivos e costumam associar todos eles à própria figura. Em períodos de crise, podem ser muito produtivos, pois desejam dar a volta por cima e obter sucesso a todo custo.

Líder visionário

Este perfil de liderança costuma ser associado a planilhas, planejamentos e tudo o que estiver ligado à organização. Ele cria projetos em longo prazo, que são construtivos e atraentes para a empresa.

O visionário também reconhece talentos com uma certa facilidade. Seu único problema é o de enfrentar dificuldades nas atividades cujo prazo é curto demais.

Cada perfil apresenta suas próprias características. O bom líder é aquele que consegue absorver os pontos positivos de cada uma delas.

Deixe seu comentário a seguir e nos conte com perfil de liderança você mais se identificou! 

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing