Anualmente, temos o hábito de fazer uma lista com as promessas e resoluções para o ano seguinte. Essa é uma prática positiva, que precisa ser adotada pelas organizações. Trata-se do momento perfeito para avaliar os resultados, preparar as estratégias, definir metas e estabelecer o plano de ação para que tudo ocorra da melhor forma possível no futuro. Você já tem o seu planejamento organizacional para o próximo ano?

A empresa que deseja ter um ano repleto de conquistas precisa se planejar. Portanto, existe a necessidade de pontuar, com antecedência, todos os objetivos e ações que serão realizadas no decorrer do ano. Isso permite uma gestão mais focada na própria estratégia, em vez de trabalhar continuamente para resolver os eventuais problemas.

Pensando nisso, criamos esse post especialmente para auxiliar nesse assunto. A seguir, saiba quais são as 5 melhores práticas para fazer um planejamento organizacional para o próximo ano. Vamos lá!

1. Realize o balanço anual

Para que a sua organização comece o próximo ano com o pé direito, é importante realizar um balanço do período que passou. Recupere todas as informações necessárias para fazer uma avaliação completa da empresa e verifique se as metas foram atingidas, se as estratégias foram favoráveis à organização, o modo como os recursos foram aplicados e a imagem da empresa.

O balanço anual funciona como um GPS atualizado, permitindo a correção da rota e servindo como guia estratégico para o sucesso da empresa! Use e abuse dessa ferramenta.

2. Estabeleça novas metas

A partir do entendimento sobre a situação atual da empresa (possibilitado pelo balanço anual), torna-se possível estabelecer novas metas. A correção da rota, identificada na etapa anterior, pode indicar uma possibilidade de crescimento, portanto, defina quais são as metas para o próximo ano. Lembre-se de envolver os demais líderes nessa decisão.

Uma das metas estabelecidas pode ser a melhora do clima organizacional, afinal, sabemos que o capital intelectual de uma organização é um dos seus principais bens e diferenciais. Ter funcionários motivados possibilita atingir os melhores resultados.

3. Revise as estratégias empresariais

Pontos como visão, missão, valores e cultura da empresa devem ser analisados minuciosamente, com a finalidade de identificar se as ações tomadas estão realmente compatíveis com eles ou não. Com isso, você pode identificar uma defasagem nesses pontos.

Aproveite para adequar as estratégias e os objetivos empresariais aos valores que foram estabelecidos. Essa ação determina a postura que a empresa adotará no próximo ano. Fazer a revisão das estratégias empresariais é fundamental para que a organização esteja cada vez mais de acordo com as práticas e necessidades do mercado.

4. Avalie o clima organizacional

Realize pesquisas de satisfação entre os funcionários, identificando o modo como eles enxergam a empresa. Avaliar o clima organizacional é fundamental para tomar as medidas corretas que ajudem a promover o engajamento de todos para o próximo ano. Separe os pontos fortes dos fracos e crie uma estratégia para motivar os funcionários que se encontram insatisfeitos.

Vale a pena dedicar um tempo para analisar criteriosamente os resultados encontrados nas pesquisas de satisfação. Ter um clima organizacional ruim prejudica os resultados da empresa, pois os funcionários tendem a trabalhar cada vez mais desmotivados, refletindo na própria organização.

5. Organize o orçamento do próximo ano

Uma parte importante do planejamento é o orçamento, de modo que, quanto mais específico e detalhado, melhor. Portanto, organize-se financeiramente para que ele contemple todas as correções de rumo que são necessárias para o sucesso da empresa, levando em consideração gastos externos e internos, com melhorias para a própria empresa e seus funcionários.

O planejamento organizacional para o próximo ano contribui para o maior desenvolvimento da empresa, de uma maneira consciente e realista, permitindo que os objetivos estabelecidos sejam alcançados com mais efetividade.

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Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing