No momento atual, é um desafio querer montar uma empresa ou manter um negócio estável e lucrativo. Os empreendedores no Brasil precisam estar atentos ao orçamento, aos deveres e aos direitos de seus colaboradores, à modernização da área em que atuam, aos projetos novos, ao planejamento de tarefas, e a muitos outros aspectos.

Para se ter uma empresa, é preciso de foco, investimento e, acima de tudo, um produto que chame a atenção do mercado. Por isso, neste artigo vamos te dar 5 exemplos de por que projetos de empreendedores no Brasil falham. Vamos lá?

Falta planejamento

Como dissemos, é preciso se organizar e planejar para ter uma empresa bem sucedida. Se a empresa cresce muito rápido, sem organização, ela provavelmente não irá prosseguir com esse sucesso, pois deixou para trás áreas desorganizadas e mal planejadas.

Sendo assim, reúna seus colaboradores e faça um planejamento prévio semanal. Depois dessa semana, você vai notar se a empresa conseguiu lucrar ou se está tendo prejuízo, se cumpriu todos os projetos, se conseguiu separar as tarefas da semana seguinte, etc. Se isso não acontecer, é preciso de um tempo para organizar reuniões de planejamento. Essas reuniões tornam o seu ambiente de trabalho mais produtivo e eficaz.

Não capacitar seus colaboradores

Lembre-se que é interessante que o próprio dono da empresa capacite seus colaboradores. Porém, é preciso de concentração para isso. Não é bom que você ou o instrutor esteja com a cabeça em outras tarefas.

Os empreendedores no Brasil têm que tomar cuidado para não deixar de focar no agora. É importante que você esteja presente no trabalho que está realizando naquele momento, e não divagando sobre outro projeto que está atrasado, por exemplo.

Não delegar tarefas

Delegar tarefas é de extrema importância. Enquanto você está focando em capacitar seus colaboradores, tenha plena certeza de que aquela tarefa que é prioridade está sendo feita por alguém da sua confiança — pode, inclusive, ser um colaborador que você treinou.

Delegue tarefas para que você possa se concentrar em atividades que exijam a sua atenção. Dessa forma, é mais fácil dar seguimento aos seus projetos e aumentar a sua produtividade.

Não valorizar seus colaboradores com benefícios

Sem colaboradores, você não consegue delegar tarefas, alcançar novos projetos, ter novas ideias. Esteja aberto a críticas e mantenha-se disposto a escutá-los. Tudo isso influencia também no modo como os colaboradores da sua empresa te veem.

Muitos colaboradores trazem ideias de melhorias para a área em que trabalham. Por isso, é importante estar preparado para escutar suas críticas: na maioria das vezes, elas são construtivas.

Outra maneira eficaz de valorizar seu colaborador é incluindo a cesta básica. Esse benefício agrada a muitos trabalhadores, pois é mais prático do que ir ao supermercado. Além disso, o empreendedor ganha incentivo fiscal, ou seja, 4% de dedução no Imposto de Renda.

Não se envolver com o marketing

Para se ter sucesso no mercado atual, é preciso investir em marketing. As estratégias de comunicação continuam a se aprimorar e inovar para atrair o cliente. Além disso, fica menos complicado saber qual tipo de cliente tem interesse no seu produto. O marketing digital é mais certeiro para segmentar sua marca, alcançando uma gama muito maior de pessoas interessadas no seu produto.

Os empreendedores no Brasil precisam observar nossas dicas e colocá-las em prática se querem ter sucesso na suas empresas.

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Renato Xavier

Publicado Por:

Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing