Um dos principais problemas enfrentados pelos gestores de postos de gasolina está relacionado ao departamento de pessoal. Isso acontece principalmente pelo fato da rotatividade nesse setor ser bastante alta e também pela dificuldade de encontrar pessoas qualificadas para as funções que serão desempenhadas. Tudo isso pode ser evitado se o gestor souber como contratar funcionários de maneira correta — e é sobre isso que falaremos neste post.

Elaboramos uma lista com 5 dicas para que você saiba como fazer a contratação de um funcionário para o seu posto de forma eficaz e garantindo a prestação de um serviço de qualidade por parte dos seus novos colaboradores. Confira!

1. Divulgue a vaga corretamente

Ao iniciar um processo seletivo, é importante pensar nas formas como a vaga será divulgada. Para isso, você pode comprar anúncios em jornais, em emissoras de rádio, em portais de notícias locais, ou até mesmo utilizar as mídias sociais, fazendo publicações em grupos de emprego no Facebook, por exemplo.

No entanto, antes de veicular um anúncio, é importante verificar se ele contém todas as informações necessárias para um bom entendimento dos candidatos, como os benefícios oferecidos, o turno em que o trabalho será realizado e os requisitos exigidos, por exemplo.

Assim, se uma pessoa não cumprir alguma exigência, não enviará o currículo e otimizará o tempo dela e também o de quem está realizando o processo seletivo no posto.

2. Seja claro e verdadeiro com o candidato

É importante que nas entrevistas de emprego você seja bastante claro com o candidato que busca uma oportunidade de trabalho no seu posto. Você deve deixar claro quais são as reais funções da vaga e o que você espera dele no desempenho da função.

Agir de forma transparente e com franqueza evita com que as informações sejam mal interpretadas ou que o colaborador se desaponte no futuro.

3. Conheça as expectativas do entrevistado

Outro fator importante no momento da entrevista é saber quais são as expectativas do entrevistado. Você precisa saber se ele tem o objetivo de crescer dentro da empresa e buscar por promoções do futuro ou se pretende sempre ocupar a posição inicial para a qual foi contratado, por exemplo.

Essas informações são importantes para que você saiba como projetar o futuro do colaborador no posto e até mesmo traçar um plano de carreira mais eficaz.

4. Converse com antigos empregadores do candidato

Ouvir os antigos empregadores pode ser uma boa ideia para conhecer mais sobre o perfil de um candidato, pois eles podem lhe informar sobre o comportamento da pessoa enquanto ela era funcionária de outras empresas.

E mesmo que você não exija experiência em postos de combustíveis, também pode conversar com os antigos empregadores do candidato em outros setores, pois ética, educação, proatividade e outras características são empregadas em qualquer segmento.

5. Visite o perfil dos candidatos nas mídias sociais

Outra forma de conhecer melhor os candidatos é fazendo uma visita aos seus perfis nas redes sociais — como Facebook e Instagram, por exemplo. Verifique o conteúdo que o candidato posta e compartilha, pois isso pode representar como é o seu comportamento na vida off-line.

Agora que você já sabe como contratar funcionários para o seu posto, que tal receber mais informações interessantes como essa no seu e-mail? Para isso, você só precisa assinar a nossa newsletter!

Publicado Por:
Vinicius Dias –  Marketing Digital