Inovar é palavra de ordem em qualquer companhia para garantir que ela se mantenha no topo, e na gestão de empresas não é diferente. Em uma época de inovação como a que estamos vivendo, empresas estagnadas e que lutam contra a modernização estão desaparecendo dia após dia, sendo “engolidas” pela forte concorrência e pela preferência dos clientes por novidades.

É preciso inovar na gestão de empresas para ser líder no mercado e aperfeiçoar as atividades do negócio, garantindo uma boa administração. Para isso, estar um passo à frente, observar o mercado e os consumidores, descobrindo exatamente o momento certo de inovar e o que fazer é fundamental. Mas como fazer isso? Como inovar?

Reunimos 12 dicas incríveis para te ajudar a inovar na gestão de empresas e aumentar o sucesso do seu negócio. Confira!

1. Trabalhe com o conceito verde

Sustentabilidade é o assunto do momento, e o que é melhor: não sai de moda. Há anos que empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos estão apostando na sustentabilidade para inovar — e está funcionando!

Crie campanhas e desenvolva a imagem de sustentabilidade da sua empresa, foque nos assuntos com repercussão na mídia, como aquecimento global, desmatamento, poluição, reciclagem, ecologia, emissão de gases, entre outros. Esse pode ser um grande diferencial inovador no seu negócio.

2. Esteja atento às tendências

Tendências surgem periodicamente no mundo dos negócios, portanto, abraçá-las e segui-las pode ser uma forma simples e inteligente de inovar.

Contudo, é preciso tomar cuidado com o momento no qual você está aderindo a essa tendência. Se a quantidade de concorrentes que já a seguem for alta, talvez a tendência já esteja saturada, e pode ser interessante buscar por algo novo.

Faça uma boa avaliação de quanto tempo a tendência está em voga e se os concorrentes já estão utilizando o conceito.

3. Deixe os clientes experimentarem

Deixar os clientes experimentarem os produtos e se sentirem à vontade aumenta a satisfação, as vendas e permite colher boas informações para inovar.

Seja uma roupa, uma raquete, uma cama ou uma bicicleta, deixe o seu cliente se sentir confiante para tocar, experimentar, cheirar e mesmo sentir a sensação de como seria se possuísse o produto. Depois, indague para saber as sugestões e críticas.

Vale lembrar que essa prática diminui os riscos dos seus compradores se “iludirem” com o produto e solicitarem reembolso ou troca.

4. Destaque a sua empresa

Vá até a frente da sua empresa e observe de uma forma geral, enquadrando outras lojas e concorrentes. Agora responda: sua empresa é única e se destaca de todas as demais? Se a resposta for não, por que seu cliente pensaria diferente? Algo está errado!

Faça o possível para destacar a sua empresa das demais, seja com um layout chamativo, ideias criativas e inovadoras ou um atendimento diferenciado. A empresa deve ser vista como especial e inovadora pelos consumidores.

5. Use a tecnologia

A tecnologia é cada vez mais valorizada pelos consumidores, e por que não a aproveitar para melhorar a gestão de empresas? A utilização de um ERP eficiente ou a disponibilização de wi-fi aos clientes, por exemplo, pode ser um simples detalhe inovador que vai a diferença na sua empresa. Pense nisso!

6. Busque novos conhecimentos fora da sua região

Abrir a mente e buscar novos conhecimentos pode trazer ideias e facilitar a inovação na gestão da empresa.

O ideal é fazer essa busca por novos conhecimentos fora da sua região de atuação. Com isso, você vai interagir com administradores de empresas, pedir opiniões e trocar experiências — já que, por não ser um concorrente direto, poderá ser recebidos de “braços abertos”.

7. Reconheça o esforço da equipe e aceite opiniões

Se você soubesse quantas ideias brilhantes já surgiram na sua equipe e deixaram de ser expostas por falta de abertura ou de um canal eficiente de comunicação, com certeza prestaria mais atenção nas opiniões dos colaboradores.

Reconheça o esforço dos seus funcionários, bonifique as tentativas de auxiliar a empresa, aceite opiniões e crie o hábito de fazer brainstorming (“tempestade cerebral”, um exercício para gerar novas ideias).

8. Incentive seus colaboradores a inovarem

Seu objetivo é inovar na gestão da empresa? Então crie o desejo nos seus colaboradores de fazer o mesmo. A inovação não precisa, exclusivamente, partir do administrador da empresa. Pelo contrário: ela deve se originar em todos os setores.

Ao incentivar os colaboradores a inovarem, você vai perceber uma inovação global dentro da sua empresa: na gestão do estoque, nas vendas, no atendimento ao cliente, no setor de contabilidade e nas trocas de mercadorias. Mas, para isso, deve conseguir criar a política de inovação na empresa, manter um canal de comunicação interno direto e aberto dos funcionários com o gestor e estimular a motivação dos trabalhadores.

9. Mude a cultura interna da empresa

Não basta estimular os colaboradores a inovar, é preciso alterar a cultura interna da empresa. Faça um planejamento estratégico e ponha em prática uma estrutura de inovação interna, criando processos a serem seguidos e demonstrando que, a partir desse momento, a empresa tem nova cultura de inovação.

10. Aceite mudar e tenha disposição para isso

Uma das dificuldades comuns encontradas em empresas é justamente não aceitar as mudanças.

Mudar é trabalhoso: podem ocorrer erros, custos, horas a mais trabalhadas, entre outros problemas a serem enfrentados, por isso, deixar de inovar e manter a empresa estagnada são atitudes de muitos gestores e colaboradores.

Decida realmente mudar e inovar na gestão de empresas, esteja ciente da necessidade de ter disposição e aceitar as mudanças que virão. Essa ideia precisa ser repassada aos colaboradores também, já que eles devem acreditar no novo modelo de negócio.

11. Entenda que a inovação é um processo contínuo

A inovação não acontece da noite para o dia: é um processo contínuo e precisa de tempo. Esteja sempre inovando e crie essa política na empresa, assim, aos poucos você vai ter resultados em todos os setores do negócio.

Uma boa dica é observar, em tudo e em todos, o que você pode fazer para inovar. Ao pensar assim, você vai conseguir inovar de forma contínua.

12. Surpreenda sempre

Inovar é surpreender, fazer diferente e causar impacto. Parece óbvio dizer “surpreenda sempre”, mas muitos gestores se esquecem de manter esse pensamento.

Busque surpreender seu público-alvo e causar impacto nas inovações da empresa. Quanto maior for a mudança e mais rapidamente ela for percebida, mais o público-alvo vai enxergar a empresa como inovadora.

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