Empreendedores sabem: uma gestão financeira eficiente é parte fundamental de qualquer negócio de sucesso. Independentemente de qual é o segmento do seu empreendimento, saber administrá-lo de forma eficiente é um dos pontos principais para garantir a longevidade e saúde financeira do negócio.

Para a administração eficiente de postos de gasolina, a gestão financeira, além de ajudar a entender qual é a real situação econômica do seu empreendimento, ainda ajuda na redução de gastos e no planejamento estratégico e sustentável para o crescimento dos lucros.

A seguir, confira 5 dicas para administrar da melhor maneira possível a gestão financeira do seu posto de combustível.

1. Tenha um fluxo de caixa controlado

Desde a inauguração do posto, esse é um dos passos básicos que todo gestor deve aplicar.

Com um fluxo de caixa atualizado é possível saber exatamente a quantidade de dinheiro que entra e que sai da empresa, sendo mais fácil realizar o controle dos lucros, gastos, lançar promoções, contratar ou cortar funcionários, entre outras atividades.

2. Tome cuidado para não misturar o dinheiro pessoal com o caixa da empresa

Um erro muitas vezes cometido pelos empresários é misturar os caixas pessoal e da empresa.

Essas quantias nunca devem se misturar, pois quando isso ocorre o gestor pode criar confusão no momento da contabilidade e misturar até os tributos que devem ser pagos, o que dificulta visualizar se a empresa está mesmo dando lucro ou se precisa de alguma mudança.

3. Faça um planejamento financeiro

É importante que todo empreendimento tenha metas e objetivos claros a serem alcançados.

Faça um estudo da concorrência e liste outros fatores que podem atrapalhá-lo na hora de alcançar esses objetivos, sem esquecer também daqueles fatores que são capazes de ajudá-lo a melhorar a sua gestão.

Analise o planejamento mensalmente e compare o desempenho com os meses anteriores, a fim de identificar erros e acertos.

4. Tenha ferramentas de controle

É importante que o administrador utilize softwares de gestão, pois isso facilita o controle e lançamento correto de informações sobre o fluxo de caixa. Utilizando-os, o gestor ganha tempo e diminui a chance de erro, aumentando a confiança.

Além disso, esse tipo de software é importante para que se tenha uma melhor noção do volume de combustível adquirido e estocado, quantidade de itens disponíveis na loja de conveniência ou controle sobre a venda de peças ou artigos automotivos.

5. Deixe os documentos fiscais sempre organizados

Todo documento importante e de natureza fiscal deve estar muito bem arquivado e segmentado.

Notas fiscais, alvará de funcionamento, comprovantes de pagamento e outros devem estar em mãos para serem apresentados em uma eventual inspeção ou fiscalização dos órgãos competentes.

A gestão financeira de um posto de combustível não é tarefa fácil e deve ser encarada com responsabilidade e seriedade.

Ter um contador é também uma boa opção para auxiliar o gestor no seu processo de administração do negócio e não deixar que nada de importante escape ou dê errado. Esse profissional pode ajudá-lo a manter os documentos fiscais organizados e ainda colocar em ordem o planejamento tributário.

Para ficar por dentro de outras dicas sobre gestão financeira, empreendimento, administração e negócios de sucesso, assine nossa newsletter! Assim, você recebe o conteúdo sempre em primeira mão.