A força de qualquer negócio está nas pessoas que trabalham nele, afinal, são elas que realizam as atividades necessárias para que os resultados sejam atingidos. Quando as tarefas são cumpridas por uma equipe de alta performance alinhada, na qual cada colaborador compreende a própria importância dentro do contexto e a dos demais, ela consegue atingir as metas propostas e alcançar os resultados com mais facilidade.

O bom andamento de uma empresa depende do trabalho em equipe. O espírito colaborativo oferece uma visão coletiva, criando empatia entre os profissionais e reforçando a postura cooperativa. A relação entre todos é baseada na confiança mútua, favorecendo ainda a troca de conhecimentos que são fundamentais para a realização do trabalho com eficiência. Essa equipe também alcança altos níveis de produtividade.

A seguir, saiba como ter uma equipe de alta performance na sua empresa.

Crie uma visão, alinhe os esforços e engaje os funcionários

Para obter uma equipe de alta performance, você deve criar uma visão de negócio para que todos consigam enxergar os objetivos da empresa. Como líder, você precisa se comprometer a transformar essa visão em realidade. Se ela é focada na melhoria do clima organizacional, por exemplo, esforce-se para isto realmente ocorra. Suas atitudes devem ser direcionadas com a finalidade de cumprir a visão.

Essa postura será necessária para alinhar os esforços dos membros da sua equipe de trabalho. Ao verem que não se trata apenas de um discurso, os funcionários se sentirão mais motivados para colaborar. Trata-se do requisito básico para o engajamento, ou seja, o impulso necessário para trazê-los para o seu lado e fazer com que eles vistam a camisa da organização — focando nos objetivos, metas e resultados propostos.

Construa e gerencie relacionamentos baseados na confiança

A equipe de alta performance alcança os maiores níveis de criatividade, inovação e comprometimento por causa dos relacionamentos existentes entre os seus membros. Eles são baseados na confiança, por isso, conseguem trabalhar em conjunto para alcançarem os melhores resultados. Quando não há confiança no ambiente de trabalho, os profissionais tendem a reter suas ideias, sugestões, observações e perguntas.

A não participação dos profissionais no trabalho impacta, significativamente, no pensamento criativo e na resolução inovadora de problemas. Se não há um esforço para combater esse problema, isto resultará na perda do capital intelectual da equipe. Por isso, estimule a construção de relacionamentos baseados na confiança. Relações assim geram colaboração e comprometimento, aspectos fundamentais para alcançar a excelência competitiva.

Norteie a sua equipe e transforme as metas em desafios

Para que a sua equipe seja de alta performance, ela precisa saber exatamente o ponto onde se encontra e o que é necessário para atingir o próximo nível na escala de crescimento. Seja em relação ao próprio trabalho ou em relação a equipe e a empresa na totalidade, apresente os requisitos necessários para que os profissionais consigam crescer. Apresente o caminho que deverá ser percorrido.

Transforme as metas em desafios, pois, manter sempre o mesmo nível pode ser prejudicial para o negócio — deixando os colaboradores em uma zona de conforto. Em contrapartida, as metas, quando são audaciosas, se transformam em desafios para os profissionais, aumentando o engajamento deles e o trabalho em equipe. Apenas tome o cuidado para não transformar as metas em algo inatingível.

A força individual, no mundo corporativo, tem o seu valor. Mas, ela só será evidenciada na soma, quando cada um dos profissionais se esforça para brilhar e identifica o próprio resultado no todo. Por isso, invista na criação de uma equipe de alta performance na sua empresa.

Curta e siga a nossa página no Facebook. Tenha acesso a mais dicas e conteúdos para engajar os funcionários com os objetivos da sua empresa.

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing