Você sabia que os gestores de RH que atuam em empresas que têm colaboradores que realizam o seu trabalho no turno noturno precisam ter alguns cuidados especiais?

Isso acontece porque a legislação e até mesmo os aspectos fisiológicos das pessoas que trabalham nesse horário possuem algumas particularidades.

Para que você saiba se preparar e garantir um bom trabalho por parte dos colaboradores que trabalham no horário da noite em sua empresa, nós elaboramos uma lista com cuidados essenciais que você precisa garantir que sejam realizados.

Continue conosco e saiba quais são eles.

1. Pagamento de adicional noturno

De acordo com a legislação trabalhista, qualquer pessoa que realiza o seu trabalho entre as 22 h de um dia e as 5 h do dia seguinte precisa receber um abono em seus vencimentos mensais, o chamado adicional noturno.

Vale lembrar que o adicional noturno também pode ser proporcional. Assim, se um colaborador inicia sua jornada à meia-noite e trabalha até as 8 da manhã, por exemplo, receberá o valor do adicional noturno somente pelo período entre a meia-noite e as 5 da manhã.

2. Cálculo da hora noturna

Outro cuidado que se deve ter ao elaborar a folha de pagamento dos funcionários que trabalham à noite é o cálculo da hora noturna, que tem duração diferenciada da hora normal.

A regra é que a hora noturna tem uma redução de 7 minutos e 30 segundos da hora diurna, fazendo com que a jornada desses trabalhadores tenha menor duração. Além disso, o valor pago por hora para o empregado deve ter acrescido o valor de 20% da hora diurna.

3. Discriminação de vencimentos em folha

O profissional de recursos humanos responsável pela elaboração da folha de pagamento dos empregados que trabalham à noite devem ter o cuidado de discriminar detalhadamente os valores pagos pela hora noturna e do adicional noturno no documento.

Tal atitude evitará uma interpretação equivocada se, por qualquer motivo, o funcionário acionar a justiça trabalhista quando se desligar da empresa.

4. Proporcione uma alimentação saudável

Os médicos e nutricionistas recomendam que as pessoas que trabalham no horário noturno tenham alguns cuidados especiais com a alimentação, pois comer em horários irregulares pode acarretar em problemas de saúde — como o aumento das chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.

É recomendado que os trabalhadores noturnos façam cerca de 6 refeições por dia, de modo que, algumas horas antes de dormir, deve-se evitar o excesso de cafeína e outros estimulantes.

Assim, a empresa pode oferecer lanches saudáveis e nutritivos como sanduíches naturais e frutas. Nada de comida “pesada” e de difícil digestão, pois isso pode prejudicar o sono da manhã.

5. Invista em segurança no trabalho no turno noturno

É comum que atos violentos como assaltos aconteçam com maior frequência no horário da noite. É por isso que a empresa precisa investir na segurança dos trabalhadores que exercem suas funções nesse turno.

Além de contratar profissionais de segurança para ficarem na empresa, recomenda-se que seja disponibilizado transporte que pegue o funcionário em casa e leve-o até a empresa, evitando que ele fique exposto a perigos na rua — tendo que se deslocar até uma parada de ônibus, por exemplo.

Agora que você já sabe os cuidados essenciais com os funcionários que realizam o seu trabalho no turno noturno, é só seguir tudo isso à risca e garantir a saúde e o bem estar de todos.

E para acompanhar mais dicas interessantes como essas, você pode nos seguir nas redes sociais! Nós estamos no Facebook e no LinkedIn.


Publicado Por:
Vinicius Dias – Marketing Digital