Pare por um momento e observe as pessoas que fazem parte da sua empresa. Reflita sobre a importância delas para a organização e como o trabalho realizado diariamente impacta nos resultados. Por mais que cada indivíduo tenha suas particularidades, saiba que as dificuldades e qualidades dos funcionários podem ser usadas em favor da companhia.

Quando os gestores reconhecem as habilidades e limitações dos seus colaboradores, torna-se mais fácil motivá-los. No contexto empresarial, a motivação é um dos motores de força que impulsiona o crescimento e permite que os resultados sejam alcançados. Basta saber como se estimula, por meio dela, o crescimento pessoal e profissional da equipe.

Continue a leitura e aprenda a transformar qualidades e dificuldades de funcionários em incentivo para o crescimento da empresa.

Ouça o que os funcionários têm a dizer

A primeira atitude que você deve tomar é conhecer bem os seus funcionários. Para tornar isto em realidade, diminua a distância existente entre vocês. Chame-os para conversar e deixe que eles exponham suas opiniões, sentimentos, críticas e sugestões em relação à empresa. Ouça com atenção o que eles têm a dizer.

Esse tipo de proximidade permite que você conheça melhor as pessoas que fazem parte do dia a dia da organização. Elas, que são tão importantes para os resultados da companhia, precisam ter vez e voz para exporem suas percepções. Anote os pontos levantados para pensar sobre cada um deles depois.

Esforce-se para apoiá-los e estar presente

Depois que você descobriu quais são as qualidades e dificuldades de cada um dos colaboradores com quem conversou, prepare-se para mudar sua atitude em relação a eles. Comece pelas melhorias necessárias para o desenvolvimento profissional, ou seja, os cursos de capacitação ou treinamento que os deixarão mais preparados para os desafios.

Em muitos casos, é comum que os funcionários deixem de se esforçar por não contarem com o apoio dos seus gestores. Por isso, permaneça mais tempo próximo a eles. Aproveite esses momentos para orientar, sugerir, criticar, parabenizar e incentivar. A sua presença faz a diferença na motivação deles.

Direcione os funcionários para os bons resultados

O acompanhamento do trabalho deve ser constante, por isso direcione os funcionários para os bons resultados por meio de feedbacks. Muitos gestores esquecem de realizar e dar o retorno necessário para os funcionários, apontando o que de fato foi bem-feito e o que precisa melhorar. Adote o feedback como prática frequente.

Somente o feedback pode deixar clara a estratégia da empresa e os meios necessários para que as metas e objetivos sejam atingidos. Esse retorno ajuda a motivar a equipe, pois eles passam a enxergar o caminho que devem percorrer rumo ao sucesso profissional e da empresa para o qual trabalham.

Melhore os processos da empresa

O esforço para um melhor desempenho não deve vir somente dos funcionários. Observe como os processos são realizados atualmente e, diante das falhas apontadas nas conversas com a equipe, prepare-se para otimizá-los. O fato de você estar na liderança pode mantê-lo afastado de problemas cotidianos, mas que demandam muito tempo.

O seu poder de decisão pode ser usado em favor da melhoria dos processos da empresa, tornando mais produtiva a rotina de trabalho de todos. Essa é mais uma ação que está diretamente relacionada com a motivação dos funcionários. Processos otimizados direcionam o foco do ambiente de trabalho para a produtividade.

Reconheça o esforço diário dos bons profissionais

O resultado das ações que são tomadas para transformar qualidades e dificuldades de funcionários em incentivo para o crescimento da empresa deve ser reconhecido constantemente. Encontre formas de deixar a equipe sempre motivada e disposta para desenvolver um trabalho cada vez melhor.

Você pode oferecer bônus salarial, folgas, cestas de alimentos, produtos, cortesias em serviços e outros mais. Apenas tome o cuidado necessário para não transformar a motivação por um sentimento de troca. Seja genuíno no seu interesse pelo desenvolvimento de todos — tanto dos funcionários quanto da empresa.

Viu como é fácil transformar as dificuldades e qualidades de funcionários em incentivo para o crescimento deles e da empresa?

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Publicado Por:  
Vinicius Dias – Analista de Marketing Digital