Você sabe qual é a importância da capacitação no ambiente de trabalho?

Funcionários capacitados promovem a melhoria dos processos e tornam a realização do trabalho mais eficiente. No mercado de trabalho atual, que vive em uma constante evolução, a capacitação dos profissionais é tida como um dos temas mais importantes, pois, trata-se de uma maneira indispensável para manter a organização competitiva.

Lembre-se de que todas as empresas são compostas por seres humanos, onde a maioria apresenta lacunas em suas habilidades profissionais. Além disso, os trabalhadores que são especialistas nem sempre conhecem a realidade da sua organização, por isso, existe a necessidade de capacitá-los para que estejam de acordo com os objetivos dela.

Continue a leitura deste artigo e saiba qual é a importância da capacitação da sua equipe de trabalho e do reconhecimento dela para os seus resultados.

O fortalecimento das habilidades essenciais para a empresa e a construção daquelas que ela necessita

A empresa que cria um programa de capacitação focado no desenvolvimento profissional dos seus trabalhadores está investindo em si. A capacitação fortalece as habilidades que são tidas como essenciais para o funcionamento do estabelecimento e a construção do conhecimento que ela necessita.

O desenvolvimento profissional consegue equiparar os funcionários em um mesmo nível de competência, que pode ser alto e de acordo com as necessidades da organização. Isso promove a criação de um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo, onde os funcionários compartilham conhecimentos e experiências.

Os pontos fracos existentes nos processos operacionais da empresa podem ser reduzidos, e até sanados, através de um programa de capacitação. Desse modo, a carga de trabalho passa a ser mais equilibrada entre todos e os resultados propostos serão mais facilmente atingidos com sucesso.

A valorização do capital intelectual de uma empresa reflete no modo como ela é vista pelos seus clientes

Em vez de enxergar a necessidade de investimento na capacitação dos seus funcionários pelo lado mais simplista, procure entender como a percepção dos seus clientes e concorrentes acerca da empresa tende a mudar quando a sua equipe é boa. Trabalhadores capacitados são mais produtivos e eficientes. Os clientes e os concorrentes percebem isto!

Lembre-se que, sozinhas, as empresas são incapazes de fazer negócios com os clientes. Existem pessoas que, em nome delas, fazem negócios com outros seres humanos. Por isso, o modo como você prepara o seu funcionário mostra aos demais a imagem que a organização deseja que seja vista.

A qualificação profissional não pode ser restrita a um ou dois níveis dentro da organização. Faça com que ela chegue ao máximo possível de pessoas, de diretores à área de atendimento e limpeza. O crescimento da organização depende diretamente da capacidade de realização dos seus funcionários, portanto, capacite-os para atingir cada vez mais resultados melhores.

A capacitação como vantagem competitiva para a organização

Como um profissional que trabalha na área de Recursos Humanos, você sabe que as empresas se deparam com dificuldades na hora de encontrar trabalhadores qualificados para ocupar determinados cargos. A escassez do mercado é justificada, em parte, pela falta de experiência e de uma boa formação acadêmica.

Em áreas específicas, a dificuldade de encontrar bons profissionais se mostra ainda mais desafiadora. Por esse motivo, capacitar os trabalhadores se tornou algo comum dentro das corporações. A capacitação se mostra como uma eficiente ferramenta para atrair novos talentos e reter aqueles que já fazem parte do quadro da companhia.

Além disso, trata-se de uma forma de valorizar aqueles profissionais que apresentam resultados positivos, maximizando o desempenho deles. Vale ressaltar que, para ganhar espaço e credibilidade no mercado, a organização precisa ter uma excelente equipe. A capacitação consegue suprir essa necessidade.

As áreas de Recursos Humanos e Treinamento auxiliam as empresas no processo de capacitação dos seus funcionários. Elas têm diversos programas e ferramentas que contribuem para o aprimoramento do capital humano, alcançando o nível de excelência desejado pela empresa.

Capacitar envolve o reconhecimento dos funcionários e a consequente motivação deles

Existe uma relação entre a capacitação e o reconhecimento dos funcionários. Capacitados, os trabalhadores se sentem mais confiantes para realizarem suas atividades e tarefas diárias. Em vez de se sentirem preteridos e desvalorizados pela empresa, eles se sentirão reconhecidos pelo esforço que fazem e o aprimoramento constante de suas habilidades.

Compreenda que a empresa, sozinha, não funciona. Os resultados dependem basicamente do desempenho do capital humano que faz parte da firma, ou seja, dos colaboradores. Por isso, é fundamental motivá-los. Isso pode ser feito através do reconhecimento que é proveniente de uma qualificação continudada.

A importância da capacitação envolve todo o contexto organizacional, pois, demonstra ao funcionário que a empresa se importa com ele e conta com os seus conhecimentos para que atinja os resultados esperados. A união, nesse caso, faz mais que a força. Ela prova que juntos é possível fazer sempre mais e melhor.

O reconhecimento torna os funcionários mais produtivos. Você precisa aprender a reconhecê-los

O reconhecimento também pode vir por outros meios, como os feedbacks, sugestões e elogios. Destacar o trabalho das pessoas que atuam em prol dos objetivos da empresa é fundamental para que elas estejam constantemente motivadas. Isso mostra como elas são importantes para o contexto da organização.

Transforme a comunicação da sua empresa, tornando-a mais horizontal. Aproxime-se dos trabalhadores e entenda quais são as demandas e necessidades deles. Reconheça os verdadeiros talentos através de um programa de recompensas, que pode fornecer produtos e serviços para aqueles que mais se destacarem em um período pré-determinado.

Em datas festivas, como o Natal, mostre aos funcionários que a empresa reconhece cada um deles. Presenteie a equipe com uma bela cesta de natal, acompanhada de um cartão com uma mensagem verdadeiramente motivadora. Traga os funcionários para o mesmo lado em que estão situados os objetivos da companhia.

A capacitação e o reconhecimento não podem ser encarados como meros discursos. É necessário que sejam colocados em prática, através de ações eficazes e que motivem a equipe.

Percebeu a importância da capacitação para os funcionários e a empresa?Compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque os seus colegas de RH para que juntos possam refletir sobre o tema!

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing