?>
Saúde no Trabalho

10 Dicas para melhorar a saúde do funcionário 

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Saber ter uma boa liderança na pandemia significa, entre outras coisas, cuidar da saúde dos seus funcionários.

O bem-estar deles deve estar sempre em primeiro lugar. A COVID-19 fez com que isso se tornasse ainda mais urgente e essencial.

Colaboradores saudáveis trabalham melhor, faltam menos e mostram na prática que a empresa em questão tem credibilidade e seriedade.

As medidas de distanciamento e protocolos de segurança demandam que as empresas se adequem a novas realidades.

Continue lendo o texto a seguir para saber mais sobre a importância da saúde no ambiente de trabalho e como melhorar esse aspecto na sua empresa.

A importância da saúde no ambiente de trabalho

Vamos supor que algumas empresas de automação industrial no rio de janeiro estejam sofrendo baixas na equipe porque há funcionários se intoxicando acidentalmente com os produtos usados nas linhas de produção.

Essa é uma falha inaceitável em qualquer ramo. Os funcionários estão danificando sua saúde por causa do trabalho e a empresa vai sentir o impacto financeiramente.

Investir no bem-estar dos colaboradores é dar condições para que eles realizem seu trabalho com qualidade.

Quem faz parte de uma empresa preocupada com esse fator se sente mais amparado. Com isso, a taxa de rotatividade de funcionários vai cair expressivamente.

Sendo assim, investir na qualidade de vida da equipe não pode ser visto como um gasto. Na verdade, se trata de um investimento que vai trazer recompensas no futuro.

Como melhorar a saúde dos seus funcionários

A discussão sobre saúde no ambiente de trabalho evoluiu muito ao longo das décadas. Hoje em dia, as empresas aplicam diversas medidas para garantir essa segurança.

Leia os tópicos a seguir para conhecer 10 dicas de como melhorar a saúde dos seus funcionários.

1- Ofereça refeições saudáveis

Um coworking joão pessoa pode usar suas instalações para construir um refeitório arejado e oferecer refeições como café da manhã e almoço para seus membros.

Consulte um nutricionista para definir um cardápio saudável e mantenha o refeitório sempre limpo.

Se não for possível oferecer refeições, ofereça tickets alimentação ou cestas básicas. Essas medidas garantem que o trabalhador se alimente com qualidade, e com isso, cuide da saúde.

2- Aposte na ginástica laboral

A ginástica laboral se trata da prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho. São importantes para que todos comecem o dia alongados e preparados para as atividades.

Também podem servir como um pequeno intervalo de descanso. Nos dois casos, a ginástica é uma atividade agradável que relaxa as articulações e proporciona momentos de descontração.

A longo prazo, esse tipo de exercício pode melhorar inclusive a autoestima das pessoas envolvidas. Por isso, garanta que o seu escritório compartilhado tenha espaço para isso. 

3- Cuide da comunicação interna

O bem-estar no trabalho também está ligado às relações que cada funcionário constrói uns com os outros.

Um time entrosado precisa ter uma boa comunicação e há diversos fatores que podem influenciar isso, como:

  • Afinidades;
  • Cooperação;
  • Harmonia;
  • Respeito.

Sua equipe não pode conviver em um ambiente de competição e pressão constantes. O ideal é que todos saibam que estão trabalhando em prol dos mesmos objetivos.

Uma empresa de road blocker tem um dia a dia corrido e, muitas vezes, os funcionários passam a fazer suas tarefas no automático. Isso faz com que eles se distanciam uns dos outros e da própria empresa causando  desarmonização.  

Pois isso, um aspecto que deve ser levado em conta nesse sentido é a gestão de folha de pagamento.

Se você garante que todos tenham pagamentos justos de acordo com as funções exercidas, não haverá motivo para colegas competirem um com o outro no dia a dia da empresa.

Além disso, apostar em eventos para os funcionários e a produção de conteúdos que os envolvem, ajudam no senso de responsabilidade. 

4- Ofereça planos de saúde

Os empresários podem aplicar medidas além do ambiente de trabalho, como oferecer planos de saúde para sua equipe como um benefício ligado ao salário.

Para viabilizar isso, faça parcerias com instituições do ramo médico para pensar no plano empresarial saúde adequado às necessidades dos seus colaboradores.

Vale destacar que benefícios como esse chamam a atenção de novos candidatos, pois a empresa cria uma imagem mais humanizada e atrativa no mercado. Com isso, os negócios fluem melhor.

Além disso, diminui as chances de afastamento por doenças laborais. As atividades de uma empresa da área de instaladoras de ar condicionado, por exemplo, exigem carregamento de peças pesadas e movimentos repetitivos.

Com o apoio de uma estrutura médica de qualidade, os funcionários podem se atentar à saúde preventiva. 

5- Diversifique as tarefas

Realizar a mesma tarefa repetitiva o dia inteiro não traz benefícios a ninguém. Pensar em dinâmicas de alternância de atividades vai manter os trabalhadores motivados a entregar resultados.

O cansaço mental e físico diminui, além de tornar possível a realização de breves exercícios nos intervalos entre uma tarefa e outra.

O dia a dia de uma empresa pode ser muito estressante. Pensar em formas de suavizar pelo menos parte desse estresse é muito recompensador sob o ponto de vista do bem-estar organizacional.

6- Preocupe-se com a ergonomia

Um secretário de uma administradora de condomínios passa a maior parte do dia sentado usando o computador.

Se a cadeira disponível para ele não seguir os princípios da ergonomia, com certeza o profissional vai começar a sentir dores no corpo.

O investimento em equipamentos adequados para as funções garante que os colaboradores não prejudiquem a saúde do corpo enquanto trabalham.

Do mesmo modo, um operador de mandrilhadora de campo preço pode ter dores nas costas dependendo do número de horas que ele trabalha por dia.

De novo, destacamos a importância de permitir que a equipe faça intervalos regulares, tanto para descansar, quanto para ir ao banheiro e tomar água.

7- Seja respeitoso

Muitos gestores acreditam que devem agir com autoritarismo para que a administração da empresa seja eficiente.

Essa não é uma verdade absoluta. Um chefe autoritário só cria antipatia por parte da equipe de colaboradores.

Isso também pode afetar a saúde mental dos envolvidos. Afinal, se o seu chefe não te trata com respeito e compreensão, você se sentirá desamparado e sem chances de crescimento na carreira.

Por isso, o ideal é que o gestor tenha uma comunicação de igual para igual com todos os presentes. 

Não se trata de perder a autoridade de chefe, mas estar aberto a conselhos e críticas que podem ajudar a melhorar o clima da empresa.

8- Mantenha o ambiente em ordem

Uma fábrica de estofados produz muito lixo diariamente. Se os funcionários não forem orientados a descartar tudo adequadamente, o ambiente da empresa não vai ser adequado ao bom desempenho profissional.

Você, como gestor, tem a obrigação de garantir a limpeza e a ordem dos ambientes no dia a dia.

Desde a contratação de uma  empresa de recepcionista terceirizada até a manutenção das máquinas, há uma série de fatores ligados à segurança e às condições de higiene da empresa que devem ser constantemente revistos. 

Afinal, nenhum profissional consegue entregar resultados satisfatórios em um ambiente insalubre.

Além disso, o estado das instalações da empresa diz muito sobre a credibilidade e a seriedade dela.

Caso você precise receber clientes na sua sede, por exemplo, eles certamente vão observar as condições de trabalho dos seus funcionários. Pode ter certeza que isso vai influenciar seus negócios posteriormente.

9- Valorize a saúde mental

Não é apenas a saúde física que conta na hora do desempenho profissional. Problemas de saúde mental são cada vez mais comuns em adultos.

É possível promover palestras e treinamentos que instruam os funcionários a respeito desse assunto.

Outra alternativa viável é contar com um serviço de psicologia ligado à empresa onde os funcionários possam conversar sobre o que os aflige no dia a dia.

Esse canal aberto para desabafar e debater soluções faz toda a diferença. O trabalhador se sentirá mais amparado e motivado.

10- Pense em metas flexíveis

Cuidar da saúde de quem trabalha com você demanda compreensão e sensibilidade.

De nada adianta definir uma série de metas difíceis de alcançar se a equipe não tem as condições materiais, físicas ou mentais de alcançá-las.

Por isso, procure ser flexível nesse âmbito. Converse frequentemente com os envolvidos, peça a opinião deles e esteja aberto a novas ideias.

Um bom método para definir metas justas é o modelo SMART, que diz respeito a metas:

  • Específicas;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Relevantes;
  • Temporais.

Metas:

Específica: é aquela que tem um objetivo concreto definido, como aumentar em 20% o faturamento mensal.

Mensurável:  é a que pode ser medida a partir de dados estatísticos, como número de clientes e taxa de devolução de produtos.

Alcançável: como diz o nome, está em sintonia com as condições de trabalho da equipe.

Relevante: traz resultados importantes para a empresa e motiva os colaboradores a se dedicarem mais.

Por fim, a meta temporal é a que tem um prazo para ser realizada.

Se as metas que você propõe para a sua empresa correspondem a esses cinco fatores, suas metas são ideais para a empresa.

Saúde é igual a sucesso

Portanto, nesse texto, procuramos mostrar a você, empresário, que cuidar da saúde dos seus funcionários não é apenas um gasto a mais nas contas.

Trabalhadores saudáveis e felizes com a instituição em que estão são trabalhadores mais dispostos e competentes. Tenha sempre isso em mente. Saúde é igual a sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Compartilhe:
escrito por
Estela Lima
Estela Lima é formada em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e possui experiência em assessoria de imprensa e assessoria digital. Atualmente trabalha como redatora e assessora do blog Business Connection, escrevendo sobre diversos assuntos do mundo dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado