Seus colaboradores passam muito tempo no trabalho, convivendo com outras pessoas completamente diferentes. Assim, podem surgir conflitos e outros problemas que prejudicam a harmonia dentro da empresa.
Dessa forma, é fundamental investir em medidas que contribuam para um ambiente mais saudável e produtivo. Para tanto, confira 10 maneiras de tornar o clima organizacional mais agradável!
1. Melhore a gestão de pessoas
Para começar, é importante destacar o papel do seu setor de Recursos Humanos. Afinal, é ele o responsável por cuidar de todas as ações e medidas que visam a melhorar o clima organizacional da empresa.
Desta forma, procure organizar a gestão de pessoas, melhorando processos e otimizando a rotina da equipe. Com isso, sobra mais tempo para que eles possam criar e desenvolver ideias para motivar os funcionários e levá-los a uma maior eficiência.
2. Disponibilize uma infraestrutura adequada
De nada adianta tentar melhorar o clima organizacional dentro da empresa sem disponibilizar os equipamentos e móveis adequados para o desempenho das funções. Preocupe-se em oferecer computadores e outras ferramentas que sejam necessárias para cada funcionário, bem como cadeiras confortáveis.
A verdade é que as pessoas ficam mais cansadas e estressadas quando as coisas não funcionam direito ou não atendem às suas necessidades. Uma infraestrutura inadequada pode, inclusive, gerar problemas de saúde que só pioram o rendimento dos colaboradores.
3. Ofereça benefícios aos funcionários
Uma boa política de benefícios também é uma forma de melhorar o clima organizacional. Afinal, os colaboradores ficam mais satisfeitos em trabalhar na empresa e fazer parte da organização.
Isso é ainda mais válido quando eles podem escolher os benefícios extras, como cupons de descontos, vale cultura, entre outros. Os tradicionais, como cestas básicas e planos de saúde, podem ser personalizados e adaptados às preferências de cada um.
4. Crie programas de saúde e bem-estar
Além de oferecer o plano de saúde, procure desenvolver uma cultura saudável e de bem-estar, de modo geral. Para isso, crie um programa completo, que envolva desde a conscientização sobre a prevenção de doenças até a adoção de hábitos mais saudáveis.
Dentro da própria empresa, podem ser oferecidas massagens, ginástica laboral e outras atividades que contribuam para um ambiente mais saudável. Isso também pode ajudar na integração entre eles.
5. Invista no treinamento da equipe
Por falar nisso, investir em treinamentos internos e cursos de capacitação, além de proporcionar mais conhecimentos aos funcionários, é ótimo para que eles interajam. Assim, ficam mais unidos e com um maior sentimento de pertencer a um grupo.
Não é por acaso que o investimento na formação dos funcionários é um dos benefícios mais valorizados por eles. Eles se sentem mais motivados e engajados na organização.
6. Realize pesquisas de clima organizacional
Manter um local organizado e limpo não é garantia que o clima organizacional vai ser alterado, nem os resultados esperados alcançados. Para saber porque isso acontece é necessário identificar os motivos e ponderar ações para retificar.
Assim, recomenda-se um diálogo e reuniões com os colaboradores, de modo individual ou em pequenos grupos, pesquisando sobre o que têm os desagradado e deve ser mudado. Dessa forma, podem ser analisados o relacionamento entre líderes e liderados, identificando os pontos positivos e aqueles que devem ser melhorados.
7. Determine metas viáveis
Para criar um clima agradável, é necessário estabelecer metas viáveis, realistas, que não exijam dos colaboradores além da sua capacidade, pois gera desestimulação. De fato, trabalhar com objetivos inalcançáveis demonstra que os empresários não conhecem bem a realidade do mercado e da empresa.
Por isso, deve-se analisar a situação do mercado, ponderando as possibilidades reais de crescimento. O ideal é a criação de um planejamento estratégico, pormenorizado, com o passo a passo de como conquistar todas as metas determinadas.
8. Institua projetos de responsabilidade social
É dessa forma que a empresa vai transmitir aos clientes e colaboradores seus valores, em especial em relação ao ambiente social. Assim, a empresa vai buscar o desenvolvimento da sociedade, seja econômico, ambiental ou cultural, como a maneira de estabelecer uma boa reputação.
Mas, como a responsabilidade social afeta ao clima organizacional? Colaboradores que sabem que seu trabalho afeta verdadeiramente as pessoas, ficam mais motivados a realizarem as tarefas com maior qualidade. Pode-se investir em projetos que algum funcionário já faça parte, convidando outros a participarem. Ainda, tal responsabilidade aumenta os ganhos do negócio, os quais podem ser repartidos entre todos os colaboradores.
9. Ofereça a possibilidade de flexibilizar os horários de trabalho
Bons colaboradores não trabalham somente em certos horários, mas são focados em resultados. Nesse caso, não importa a hora de chegada ou saída da empresa. É possível que o trabalho seja desenvolvido de modo home office, desde que respeitadas as leis trabalhistas.
Com essa flexibilização de horários, há o aumento da produtividade e a felicidade dos seus colaboradores, pois a realização das tarefas independem de lugar. Desse modo, os funcionários podem passar mais tempo com suas famílias ou cuidando do seu bem-estar.
10. Prepare os colaboradores para as futuras mudanças
Quando uma empresa decide mudar sua política e gestão pode encontrar resistência por parte dos seus colaboradores. De modo a evitar impedimentos, a empresa deve integrar às mudanças a sua cultura, discutindo regularmente a implantação de novos procedimentos, facilitando a aceitação das mudanças.
É interessante desenvolver um calendário instituindo processos de alterações, renovando os ares e práticas. Para não pegar ninguém de surpresa, implante aos poucos, até que estejam todos acostumados e aceite a nova cultura organizacional.
Você pôde perceber, não é preciso investir muito para saber como melhorar o clima organizacional dentro da empresa. Basta implementar algumas ações simples para aumentar a satisfação e a integração da equipe e que, com certeza, levando a empresa ao crescimento como um todo. Portanto, a empresa deve investir na motivação, mudança, trabalho em equipe, execução e confiança como os pilares do clima organizacional, objetivando agradar seus colaboradores e proporcionar-lhes bem-estar.
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