?>
Gestão de Pessoas

5 dicas para melhorar a qualidade de vida nas empresas

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Você já percebeu que nós, seres humanos, estamos sempre em busca daquilo que nos faz bem, que traz uma gostosa sensação de bem-estar? Nossas escolhas são pautadas por esse objetivo, inclusive as relacionadas com o lado profissional. Por isso, devemos ficar atentos com o índice de qualidade de vida nas empresas.

No ambiente profissional, a qualidade de vida é um dos requisitos para aumentar o desempenho dos colaboradores. Afinal, quando estão satisfeitos com o local em que trabalham, os profissionais se tornam mais comprometidos com os resultados da organização — e isso impacta diretamente na redução do turnover.

Pensando nisso, a seguir propomos 5 dicas para melhorar a qualidade de vida na sua empresa. Confira!

1. Descubra as motivações da equipe

Os líderes, sozinhos, não podem atingir as metas de crescimento da companhia, portanto, precisam descobrir o que motiva as pessoas, para engajá-las. Então, observe a cultura organizacional e se ela garante um relacionamento de longo prazo com os funcionários. Para isso dar certo, os colaboradores precisam entender essa cultura.

A motivação surge quando as ações correspondem aos discursos, ou seja, quando os gestores lideram pelo exemplo. Isso reflete no engajamento da equipe. Sendo assim, além dessa observação, faça uma pesquisa de satisfação para sentir como está o clima do ambiente de trabalho e o que é considerado bom e ruim dentro da empresa.

2. Proponha um horário de trabalho flexível

Muitas empresas temem a flexibilização do horário de trabalho, pois acreditam que isso impactará negativamente no rendimento dos seus colaboradores. Mas, na prática, acontece exatamente o oposto. Existem profissionais que não têm a necessidade de cumprir determinado horário, portanto, proponha a flexibilização da jornada.

A adoção de uma jornada flexível possibilita que os trabalhadores consigam mais tempo para cuidar dos afazeres do lar, brincar com as crianças e até praticar exercícios físicos. E essas atividades melhoram o seu humor. Assim, a sua empresa terá uma equipe mais feliz e disposta para cumprir os desafios do dia a dia.

3. Recomende o feedback entre gestores e colaboradores

Os trabalhadores anseiam por avaliações relacionadas com o próprio trabalho, pois são elas que oferecem o caminho para que eles cresçam profissionalmente.

Então, chame os gestores para conversar e lhes explique a importância que o feedback tem na melhoria da qualidade de vida nas empresas. Inclusive, isso também ajuda a fortalecer o relacionamento empresa-colaborador, já que será criado um vínculo de confiança e aprendizado constante entre eles.

Estabeleça essa como uma política indispensável para os resultados da empresa. Assim, os profissionais se tornarão mais produtivos e engajados.

4. Capacite os profissionais que têm potencial

Todos que estão na sua companhia desejam crescer profissionalmente, entretanto, não contam com a orientação necessária para que esse desejo se transforme em realidade. E é frustrante para o trabalhador que se esforça continuamente ver a empresa contratando gente de fora para os cargos mais valorizados.

O investimento nos recursos humanos da empresa promove o fortalecimento de um dos mais importantes capitais: o intelectual. Então, como política de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, a sua empresa pode realizar um programa de criação e desenvolvimento de talentos, em que aqueles que têm potencial podem ser capacitados.

5. Forneça benefícios, como a cesta básica

A política de benefícios também colabora com a melhoria da qualidade de vida nas empresas. Além do horário flexível e do plano de desenvolvimento de talentos, ela também pode investir no fornecimento de cestas básicas.

Aliás, para o funcionário, receber uma cesta mensalmente pode significar muita coisa, como o consumo correto dos nutrientes ideais, por exemplo.

Enfim, essas são formas que as organizações têm de demonstrar preocupação com os seus funcionários. Sem dúvida, isso promove um estreitamento de laços e a consequente melhoria da qualidade de vida nas empresas, além de reduzir índices como o turnover.

Então, gostou do post? Agora, se quiser saber mais sobre como reduzir o turnover da sua empresa, aproveite para ler também sobre as principais ações que podem ser adotadas para diminuir a alta rotatividade de funcionários!

Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x