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Gestão de Negócios

5 dicas para otimizar a gestão de logística

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Independentemente do ramo que você esteja atuando, é sempre bom revisar a logística do seu serviço. Manter a gestão de logística em dia pode gerar excelentes benefícios ao seu negócio ou, ao menos, prevenir problemas.

Pensando nisso, separamos neste artigo 5 dicas especiais para você começar agora a otimizar a gestão de logística. Confira!

1. Reduza os gastos na armazenagem

Muitas vezes deixar uma enorme quantidade de produtos em estoque pode significar dinheiro parado e prejuízos ao longo do tempo, já que todo esse material precisa estar devidamente armazenado.

Em vez disso, pense em produção por demanda, que pode diminuir esses custos, produzir somente o necessário e ainda facilitar o lançamento de novas versões do produto (já que não existirão muitas unidades da versão antiga para comercializar).

O prazo de entrega pode se estender um pouquinho devido à necessidade de ainda produzir o produto, mas o importante é estar dentro do acordado com o cliente.

Além disso, desenhar o espaço de armazenagem levando em consideração os produtos que mais saem também pode reduzir tempo de operacionalização para a entrega e, consequentemente, reduzir custos. Os produtos que mais são vendidos devem estar próximos à saída, já aqueles que têm menos demanda podem estar mais afastados.

E não se esqueça: busque estruturas próprias para a armazenagem, que permitam o acesso facilitado a qualquer parte do seu estoque.

2. Implante tecnologias

A tecnologia está aí para ajudar nas tarefas mais difíceis e complicadas. Quem imaginou anos atrás chegar a uma cidade desconhecida e não se perder nenhuma vez? Pois é, hoje é possível graças ao GPS.

E, como a tecnologia vem lançando muitas coisas ultimamente — e sempre com opções com preço reduzido —, é bom ficar de olho, pois boas oportunidades podem surgir.

Caso na sua empresa não exista alguém que domina o assunto a ponto de investigar soluções para os principais problemas, estude a opção de contratar uma empresa especializada. Muitas vezes os ganhos com isso vão muito além do valor investido.

3. Automatize processos

Nos dias de hoje já se tornou bem comum as empresas disponibilizarem o status do pedido para que o cliente possa fazer esse acompanhamento em tempo real. Portanto, oferecer essa informação hoje é quase que obrigatório.

Essa atualização de status pode ocorrer de forma automatizada, sabia? É o ideal para que não haja sobrecarga nem a necessidade de contratar novas pessoas para fazer isso.

Além desse exemplo, pense sobre todos os demais processos que podem ser automatizados. Entender como as coisas acontecem desde a origem até o seu objetivo final, questionando, sempre que possível, o porquê de as coisas serem feitas como são é uma ótima forma de verificar pontos do processo que podem ser automatizados.

4. Alie-se a parceiros inovadores e eficientes

Se nessa verificação de processos mencionada acima você encontrou algum gargalo ou até mesmo alguma oportunidade de melhoria, pense em parceiros eficientes que podem estar trabalhando em conjunto com você.

Procure por empresas que tenham a mesma ideologia que a sua, que tenham vontade de inovar e que, principalmente, estejam comprometidas em trazer sempre o melhor resultado, fazendo o serviço da melhor maneira possível para todos os envolvidos.

Muitas vezes terceirizar parte do trabalho pode até mesmo representar uma redução nos custos, já que você estará contratando serviços e não lidando diretamente com os profissionais que executarão as tarefas.

Lembre-se que o foco sempre deve estar em atender o cliente da melhor maneira possível. Se existe a possibilidade de melhorar seus resultados em parceria com outra empresa, por que não?

5. Invista em benefícios para motivar funcionários

Investindo em benefícios como a cesta básica, os funcionários ficarão felizes e se sentirão motivados para trabalhar — e é sabido que funcionários motivados são mais produtivos e trabalham melhor.

Além disso, essa iniciativa pode diminuir a rotatividade no seu quadro de funcionários, pois esse será um motivo a mais para considerar em uma possível reflexão para deixar a empresa. Como consequência disso, mais talentos serão mantidos na sua empresa e será necessário investir menos com treinamento de equipe.

Gostou das nossas dicas para otimizar a gestão de logística? Restou alguma dúvida? Tem alguma experiência para compartilhar? Deixe um comentário!

Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

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escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
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