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5 dicas para promover o endomarketing em sua empresa

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Você sabia, para que uma empresa conquiste clientes, é necessário investir em marketing e dessa forma, conquiste colaboradores dedicados, é preciso fazer endomarketing uma estratégia interessante para engajar colaboradores.

Criar um time de profissionais competentes vai além de ter um bom processo de seleção é necessário se esforçar para tirar o melhor deles e, acima de tudo, valorizar o empenho de cada individuo.

O endomarketing, ou marketing interno, entra em cena para construir um ambiente de trabalho harmônico produzindo maior conexão entre os colaboradores. 

Acompanhe esse texto e saiba o que é endomarketing, por que é importante, exemplos e 5 dicas para implementá-lo em seu negócio.

Conheça o endomarketing

O endomarketing consiste no conjunto de ações realizadas para melhorar a dinâmica interna da empresa. Uma empresa bem sucedida precisa de equipes dedicadas.

Pense nas empresas de combate a incêndio em Curitiba: se todos os membros do corpo de bombeiros não estiverem sintonizados, certamente o trabalho será abaixo da média.

Isso pode ser evitado com a aplicação de campanhas e dinâmicas voltadas à conscientização dos funcionários.

Ações desse tipo servem para criar uma atmosfera comunitária e colaborativa dentro da empresa, o que privilegia o trabalho coletivo e torna o dia a dia mais agradável.

Exemplos de aplicação

Está em dúvida sobre como usar essa estratégia em sua empresa? Chegou a hora de conhecer alguns exemplos de como aplicá-la.

Os exemplos a seguir são adequados para qualquer tipo de empresa focada no trabalho em equipe, como escritórios de consultoria contábil para micro e pequenas empresas e fábricas de móveis.

Oferecer benefícios

É sempre interessante agregar valor às vagas disponíveis na sua empresa. Faça isso oferecendo benefícios aos profissionais.

Alguns exemplos:

  • Vale-refeição;
  • Auxílio transporte;
  • Possibilidade de home office;
  • Horários flexíveis.

Analise as condições e os objetivos do seu empreendimento para estudar quais benefícios podem ser proporcionados.

Detalhes como esse são responsáveis pela maior atração de talentos e, a longo prazo, o crescimento da empresa no mercado.

Melhorar a comunicação interna

Ter uma boa comunicação interna consiste nas ferramentas que são usadas para que cada funcionário se comunique e possam se conhecerem e criar novas conexões. Sendo um aspecto fundamental para qualquer empresa, já que o trabalho coletivo necessita de uma comunicação interna forte.

O endomarketing é um instrumento importante para isso. É possível usar campanhas sobre programa de prevenção de riscos ambientais e softwares específicos para melhorar essa dinâmica.

É importante salientar que, em uma empresa eficiente, todos os funcionários sabem o que está acontecendo diariamente.

Esse é um fator primordial para manter todos os profissionais envolvidos engajados e alinhados de acordo com a realidade da empresa.

Treinar e capacitar

O mercado é naturalmente mutável. As tecnologias de fibra ótica gama df estão sempre evoluindo – e a empresa precisa evoluir junto.

Por isso, invista em treinamento e capacitação para o seu corpo de funcionários. A partir desse investimento, os colaboradores ganham novas ferramentas para entregar um trabalho ainda mais qualificado.

Por que fazer endomarketing?

A realização de endomarketing em uma empresa para criar aplicativo, para citar um exemplo atual, proporciona uma série de benefícios e vantagens. Detalhamos cada um deles nos tópicos que vem a seguir, acompanhe.

Mais satisfação

Quando a empresa oferece benefícios, investe na comunicação interna e capacita os funcionários, todos se sentem mais satisfeitos.

Pense nas estratégias citadas acima como formas de construir uma imagem positiva do seu empreendimento.

Uma vez que essa imagem se consolida, trabalhar se transforma em um prazer e uma fonte de satisfação. Como consequência, a qualidade dos serviços evolui.

Redução da rotatividade

É preciso sempre estar atento à taxa de rotatividade de funcionários. Quanto maior esse índice, maiores são as falhas da empresa.

No entanto, com campanhas fortes de endomarketing é possível reduzir essa rotatividade até um nível em que toda a equipe esteja coesa e sintonizada.

Se o gestor de uma fábrica de esquadria melhor preço percebe que a rotatividade cresceu, é hora de estudar as razões para isso e trabalhar para diminuí-la.

A criação de um clima organizacional aprazível é um dos pontos principais para isso. Falaremos mais sobre isso ao longo do texto.

Aumento da motivação

As estratégias de marketing interno são úteis para incentivar e motivar os profissionais a entregarem resultados cada vez melhores. Isso pode ser conseguido através de:

  • Ambiente de trabalho adequado;
  • Ferramentas de apoio;
  • Diálogo com a equipe;
  • Metas concretas.

Como você já deve ter percebido, a comunicação é a palavra-chave para um marketing interno eficaz.

Por isso, não hesite em conversar de igual para igual com os colaboradores e deixá-los cientes sobre o que a empresa espera deles.

Rotina mais agradável

O trabalho é uma extensão da vida das pessoas. O dia a dia precisa ser o mais agradável possível.

Não há mais espaço para jornadas de trabalho extenuantes e excessivas. A saúde física e mental de todos deve vir em primeiro lugar.

Quando se trabalha a comunicação interna e as possibilidades de atuação, toda a equipe fica mais livre para trabalhar da melhor forma.

Isso torna a rotina mais leve e, por consequência, diminui o estresse.

5 dicas para implementar o endomarketing

Agora que você conhece a definição, os exemplos e os benefícios do endomarketing, chegou a hora de conhecer as dicas para implementá-lo.

Cada tópico a seguir traz uma dica importante para engajar funcionários e maximizar resultados.

1. Foque no colaborador

Os colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso de uma empresa. São eles que se dedicam diariamente para alcançar metas e objetivos.

O endomarketing deve tê-los como foco para que haja um canal de comunicação eficaz entre funcionário e empresa e, com isso, seja possível construir uma relação frutífera.

2. Use vários formatos

O ideal é que o marketing interno assuma formatos diferentes dentro da empresa.

Promova eventos e cursos técnicos, trabalhe a integração da equipe com confraternizações periódicas e premie os funcionários mais notáveis.

Esses são exemplos clássicos de como o endomarketing pode e deve ser aplicado em várias frentes e dessa forma atingir a eficácia do método e aumentar os atrativos no ambiente de trabalho. e o ambiente de trabalho ganha mais atrativos.

3. Alinhe propósito e ação

Para ter uma equipe engajada é preciso que a empresa alinhe seus propósitos às ações práticas do dia a dia.

Por exemplo, se um dos objetivos de um pet shop é oferecer raio x veterinário preço a valores acessíveis, todos devem atuar de acordo com isso.

Sempre reforce os valores, metas e objetivos da empresa. Deixe as intenções do trabalho claras.

Os colaboradores atuam com mais intensidade quando sabem quais serão os efeitos práticos do seu trabalho na sociedade.

4. Fique atento a feedbacks

O endomarketing deve ser aplicado de acordo com as necessidades da empresa, para identificá-las, peça feedbacks dos funcionários e trabalhe junto ao departamento de recursos humanos para mapear possíveis falhas operacionais.

Por vezes, a solução para um problema no setor produtivo é fazer um aluguel de multifuncional SP.

Ter uma empresa eficiente demanda dedicação ostensiva e empatia. Sem profissionais satisfeitos é impossível fazer um serviço realmente qualificado.

5. Acompanhe os resultados

A otimização do trabalho passa pela definição de metas e objetivos concretos. Posteriormente, essas metas e objetivos precisam ser mensurados para identificar como está o desempenho da empresa no geral.

Procure acompanhá-los continuamente para poder trabalhar em soluções, caso seja necessário, e escolha métricas pertinentes para fazer esse acompanhamento, de acordo com as necessidades apresentadas. Como exemplos, podemos citar:

  • Faturamento mensal;
  • Custo de aquisição de cliente;
  • Ticket médio;
  • Índice de produtividade.

Ou seja, as campanhas de endomarketing precisam se basear em metas que tenham um impacto real na dinâmica produtiva da empresa e assim fazer essa definição antes de aplicar qualquer campanha garante resultados mais expressivos.

Considerações finais

Construir uma empresa bem sucedida é um processo diário. Isso se deve a dois motivos principais.

O primeiro deles é que as relações interpessoais precisam de tempo para se consolidarem e se traduzirem em produtividade.

Um time de profissionais não se transforma em um time de verdade da noite para o dia. É um processo que deve ser auxiliado pela administração da empresa.

O segundo motivo é que as metas sempre devem ser renovadas. Um empreendimento que se acomoda e para de evoluir não tem espaço garantido no mercado.

Os empreendedores estão sempre em busca de novas metas, novos objetivos e tendências para aumentar sua relevância.

O endomarketing ou marketing interno é uma ferramenta poderosa nesse contexto. Através dele é possível criar um clima organizacional adequado para alcançar resultados inéditos.

Lembre-se: a palavra-chave é “comunicação”. Com estratégias comunicativas fortes, você pode superar barreiras e fazer história.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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escrito por
Estela Lima
Estela Lima é formada em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e possui experiência em assessoria de imprensa e assessoria digital. Atualmente trabalha como redatora e assessora do blog Business Connection, escrevendo sobre diversos assuntos do mundo dos negócios.

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