?>
Educação Executiva

7 dicas para ser um empreendedor de sucesso

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Ter o próprio negócio, decidir o modelo de trabalho e ser o próprio chefe são os desejos profissionais de muitas pessoas atualmente. Porém, esse não é um caminho fácil de seguir e exige preparo, planejamento e muito trabalho para que você possa tirar a ideia do papel, colocar a empresa em funcionamento e conquistar o seu espaço no mercado. O empreendedor de sucesso reúne algumas características que tornam esse trabalho menos árduo.

Conhecer o mercado no qual pretende entrar, saber quais os seus pontos fortes, identificar os tipos de profissionais que você precisa ter ao seu lado, estabelecer um plano de negócios — e trabalhar com ele — e perceber a hora certa de buscar parcerias e investimentos são algumas das habilidades que o empreendedor de sucesso precisa desenvolver.

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, esse conjunto de características não nasce com o empreendedor. Elas são conquistadas desenvolvidas com as competências  e habilidades construídas no decorrer da vida.

Neste artigo, separamos algumas dicas para quem pretende ser um empreendedor de sucesso. Ficou curioso? Acompanhe!

Quais as vantagens de empreender?

Antes de mais nada, é importante falar sobre a realidade de empreender e suas vantagens. É fato que começar o próprio negócio exige maior responsabilidade e perseverança. Além do mais, o empresário iniciante normalmente encontra vários desafios e obstáculos que tornam a atividade empreendedora ainda mais complexa. No entanto, mesmo com esses pontos, muitas pessoas veem o trabalho autônomo como uma boa opção para se investir.

Isso se deve aos vários benefícios que podem ser alcançados, como é o caso da independência financeira, uma vez que ao começar a empreender você passa a não contar com um limite de salário determinado por um contrato de trabalho. Além disso, outro aspecto de grande peso é a possibilidade de dedicar a um ramo que você goste.

Nesse caso, vale comentar que esse fato gera outra vantagem: a de ser produtivo e dedicado, já que ao trabalhar com algo que goste é normal ter maior empenho e esforço, o que favorece o sucesso do empreendimento. Temos também a escalabilidade de ganho financeiro, pois você será unicamente responsável pelo seu limite de crescimento. Ou seja, no mundo dos negócios tudo depende do seu nível de ambição por um determinado projeto ou meta de rendimento.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Agora que você já sabe as vantagens do empreendedorismo, daremos algumas dicas sobre como obter sucesso em suas ações, visto que o processo de iniciar o próprio negócio pode apresentar diversos desafios que demandam conhecimento e habilidades dos indivíduos. Sendo assim, confira agora nossas principais dicas sobre o assunto!

1. Faça o que gosta

É comum ouvir as pessoas dizendo que, para ter sucesso, é necessário ser criativo e inovador. Isso não quer dizer que o empresário precisa buscar ideias mirabolantes ou se aventurar em um terreno desconhecido.

A melhor alternativa na hora de empreender é focar em uma área na qual possua certa experiência ou que esteja familiarizado — ou seja, procure um ramo de atuação que se identifique e goste. Assim, fica bem mais fácil identificar oportunidades no mercado e oferecer soluções criativas e inovadoras.

2. Analise suas capacidades e suas deficiências

Um empreendedor de sucesso sabe que possui deficiências e, por isso, busca alternativas para compensar a falta de habilidade em algumas áreas. Saiba identificar quais as suas principais competências e quais as suas falhas.

Esse conhecimento vai contribuir para recrutar colaboradores que vão contribuir de maneira determinante para o seu negócio, pois vão compensar as suas deficiências. Dessa maneira, fica mais fácil construir uma equipe produtiva e eficiente.

3. Evite buscar capital financeiro em bancos

Você tem uma ideia de negócio e acredita que ela pode dar certo. Agora, é necessário conseguir os recursos necessários para tirar essa ideia do papel. O ideal é depender de seus próprios recursos, mas, se isso não é possível, é necessário buscar outras fontes de capital.

Recorrer a um banco pode parecer uma boa ideia, mas as condições para o empréstimo são pesadas. Portanto, tente esse empréstimo com familiares ou com amigos. Dependendo do negócio, pode-se buscar um investidor. Empréstimos bancários mesmo só em último caso.

4. Tenha uma reserva para se manter

Os lucros não virão na hora que você abrir as portas do seu negócio. A fase inicial é bastante trabalhosa e até se consolidar no mercado e contar com uma clientela fixa, o seu retorno não será dos maiores.

Às vezes, é o suficiente para manter as operações e pouco sobra para as suas despesas iniciais. Por isso, é importante contar com uma reserva de dinheiro para que possa se manter enquanto o seu negócio dá os primeiros passos.

5. Ofereça benefícios para seus funcionários

Uma empresa não consiste apenas no empresário. Os colaboradores são partes fundamentais do negócio e é preciso manter boa relação com eles e criar mecanismos para estimulá-los a oferecer sempre o melhor trabalho.

Oferecer benefícios é uma forma de reconhecer a importância e a colaboração de seus funcionários. Bonificação por metas atingidas, folgas depois de um bom negócio fechado ou fornecimento de cestas básicas mensalmente são formas de motivar e criar boa relação entre empregado e empresa.

6. Tenha iniciativa

Dentro do mercado de empreendimento, é essencial ter iniciativa para garantir o sucesso. Isso acontece porque, alguém com iniciativa consegue planejar e realizar atividades antes mesmo do tempo proposto, sem ter a necessidade de ser exigida tal ação. Dessa forma, a iniciativa colabora para o autoconhecimento do empreendedor, impondo limites e permitindo a realização de atividades as quais têm maior facilidade e praticidade.

7. Busque métodos e soluções inovadoras

Um empreendedor de sucesso nunca deixa as atividades do seu negócio estar em um estado de estagnação. Ou seja, o caminho para o crescimento da marca é sempre buscar métodos e soluções inovadoras, de modo a se adaptar constantemente ao que a de mais novo e moderno no mercado em que atua. Isso é um dos principais pontos que determina competitividade diante da concorrência.

O que tirar de proveito sobre a história de empreendedores de sucesso?

Conhecer de perto a história de empreendedores de sucesso é umas formas mais palpáveis para aumentar a sua motivação, além de alcançar conhecimento sobre determinados processos e caminhos presentes na atividade empresarial. Nesse caso, você pode pesquisar mais sobre a história de figuras, como Bill Gates, Henry Ford, Silvio Santos, Alexandre Costa etc.

Portanto, essas foram as principais informações acerca das vantagens e dicas de como ser um empreendedor de sucesso. Percebe-se que ao seguir alguns passos e estratégias elementares é possível otimizar os processos de estruturação do negócio e aumentar as chances de sucesso da sua marca.

Gostou do artigo e quer entrar para o ramo de empreendimento? Então, deixe aqui qual seu segmento que deseja atuar!

Compartilhe:
escrito por
Vanessa Faria
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x