?>
Liderança e Motivação

5 lições de Bill Gates sobre empreendedorismo para você conhecer

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Pioneiro na revolução tecnológica, fundador da Microsoft, classificado como o mais rico do mundo por diversas vezes, autor de livros e filantropo. Com um currículo assim, as lições de Bill Gates certamente são bastante valiosas para empreendedores.

Neste artigo, vamos falar sobre como a trajetória dele pode ser usada por pessoas que querem estruturar um negócio de sucesso. Quer descobrir quais são as lições de Bill Gates que você pode aplicar em sua empresa? Continue a leitura e confira!

Conheça a história de Bill Gates

Hoje em dia, é impossível pensar em tecnologia sem lembrar da Microsoft e de seus softwares. E o nome por trás dessa gigante do mercado é o de Bill Gates. Em 1975, com 19 anos, ele abandonou a faculdade de Harvard para se dedicar à sua empresa.

Na época, o foco da indústria tecnológica estava no hardware. Vendo a oportunidade de mercado, Gates passou a desenvolver sistemas operacionais que fossem usados nas máquinas. Ao longo dos anos, ele foi considerado visionário pelo mercado corporativo, já que tomava muitas decisões arriscadas para o crescimento de sua empresa e sempre era bem-sucedido.

Descubra as lições de empreendedorismo de Bill Gates

A atuação pioneira e o legado de Bill Gates certamente trazem lições para empreendedores atuais. Ao longo de sua vida, por meio de livros e palestras, ele compartilhou algumas dicas para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Abaixo, separamos algumas das principais. Acompanhe!

1. Tenha mais fé em si mesmo

Empreender exige fé em quem você é como pessoa e como profissional, afinal, são muitos os desafios ao longo da jornada. É preciso autoconhecimento e confiança em sua sabedoria para tomar decisões.

Ter fé em si mesmo também é ter fé no trabalho que você realiza. Isso é fundamental ainda para conseguir convencer outras pessoas de que suas ideias têm valor.

2. Não tenha medo de arriscar

Por diversos momentos, Bill Gates precisou tomar decisões extremamente arriscadas. Muitas vezes, ele foi desacreditado por sua visão à frente de seu tempo.

Em um de seus primeiros movimentos como empresário, ele comprou um sistema operacional por um valor baixo, trabalhou para melhorá-lo e conseguiu vendê-lo para a IBM por um preço altíssimo, fazendo com que seu produto dominasse o mercado em poucos anos.

3. Contrate gente inteligente

Contar com profissionais competentes e inteligentes ao seu lado é crucial para o sucesso de um empreendedor. Nesse sentido, a Microsoft se tornou uma empresa extremamente criteriosa na seleção de talentos, e isso resultou em equipes inovadoras e de alta performance.

4. Tenha paciência

Ao dar uma palestra em uma escola, Gates enfatizou que as conquistas não vêm de forma simples. É preciso um processo que, muitas vezes, pode ser longo e com algumas decepções. Postos altos não são alcançados de um dia para o outro.

5. Encontre as melhores oportunidades

Observar o cenário atentamente para encontrar as melhores oportunidades é mais uma das lições de Bill Gates para os empreendedores. Pensar fora da caixa e inovar é a palavra de ordem para aqueles que querem se destacar em um mercado altamente competitivo.

Inspirar-se em grandes visionários como Bill Gates é um ótimo caminho para profissionais que querem fazer a diferença no mercado atual. Além disso, as lições do fundador da Microsoft também se aplicam a outros diversos aspectos da nossa vida.

Então, qual das lições de Bill Gates mais te impactou de forma positiva? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Uma resposta para “5 lições de Bill Gates sobre empreendedorismo para você conhecer”

  1. 72790 851064I like this weblog its a master peace ! Glad I observed this on google . 836346

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado