5 vantagens da liderança feminina nas empresas
Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres deixaram o papel de donas de casa para assumir colocações em indústrias e empresas, uma vez que os homens estavam nas frentes de combate. Apesar de esse ter sido um ponto importante para a inserção das mulheres no mercado de trabalho, avançando para os dias de hoje, ainda vemos pouca liderança feminina nas empresas.
Mesmo existindo políticas de inserção e vantagens ocupacionais em algumas empresas, ainda vê-se como um embate a ocupação feminina em cargos de liderança. Mas, por que isso acontece? Quais as principais vantagens da liderança feminina nas empresas? Quais os principais obstáculos que elas enfrentam no ambiente empresarial? Ao longo deste post vamos falar um pouco sobre esses questionamentos. Então, acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!
Cada vez mais mulheres alcançam cargos de liderança
Segundo um estudo recente feito pelo IBGE, a porcentagem de cargos de liderança feminina nas empresas corresponde a 39,1%. Isso se deve à luta constante das mulheres, por meio dos movimentos feministas, por igualdade de oportunidades. Essa mesma pesquisa mostra que as mulheres são maioria nas universidades e na direção das famílias, além de serem a maior parte da população brasileira.
O aumento desses números se deve aos programas de incentivo e capacitação de mulheres para assumir cargos de liderança. A mulher atual busca independência financeira, por isso decidiu investir em educação e cursos profissionalizantes a fim de conseguir adquirir melhores postos nas empresas, investindo na carreira de forma continuada.
Liderança feminina nas empresas: o que esperar?
Mas, na prática, quais são as vantagens de se ter liderança feminina nas empresas? Existem vários perfis de liderança, com habilidades e características próprias, e cada um tem o seu espaço dentro das empresas.
Na sequência, listamos alguns aspectos comuns nas mulheres — lembrando que não são regras, mas sim elementos identificados a partir de observação.
1. Relacionamento interpessoal
As mulheres apresentam uma maior facilidade para se relacionar com as pessoas. Essa habilidade é extremamente importante em um líder, pois um convívio harmonioso entre colegas de trabalho rende melhores frutos.
Outro ponto é que isso beneficia o relacionamento com os clientes. Um melhor atendimento eleva a satisfação e, com isso, a chance de melhores contratos. Essa é uma característica a partir da qual a empresa só tem a ganhar. Também está diretamente ligada a uma maior facilidade de agir com os colegas de forma colaborativa, na medida em que se refere a alguém que consegue identificar as habilidades das pessoas e, por meio de sugestões, ajudar a equipe a se desenvolver de forma saudável para a empresa.
2. Trabalho sob pressão
Normalmente, elas suportam melhor a pressão e são mais habilidosas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho. Isso também ajuda nos projetos em equipe, pois dosam melhor as palavras e são mais prudentes na hora de tomar decisões. Com uma comunicação mais cuidadosa e perceptiva, elas conseguem evitar conflitos.
Um chefe que sabe lidar com as situações em momentos de estresse sem prejudicar o relacionamento com os colaboradores é um sonho, concorda? Afinal, o ambiente se torna mais agradável e mais empatia é desenvolvida entre os colegas. Ao melhorar o bem-estar das pessoas, a produtividade aumenta.
3. Criatividade
Quem nunca quis largar tudo em momentos de incerteza? As mulheres costumam ser mais persistentes diante das dificuldades e, com isso, tendem a batalhar por seus objetivos utilizando todas as alternativas possíveis. Para isso, a criatividade vem a calhar! Pessoas criativas são melhores para sair de situações difíceis, pois pensam em soluções menos óbvias.
Essas ideias são discutidas com a equipe, o que estimula todos a pensar “fora da caixa”, pois sabem que suas observações serão consideradas e suas opiniões valorizadas. Como estão acostumadas a fazer malabarismo com a vida pessoal e a profissional, as mulheres também são mais eficazes e práticas em suas ações.
4. Foco
Por sua capacidade de ser multitarefas, a mulher consegue conciliar qualidade com prazos apertados. A rotina agitada de cuidados com a família, a casa e o serviço gera uma necessidade de se organizar melhor para atingir seus objetivos. Nesse sentido, elas são capazes de se reinventar sempre que necessário sem perder sua essência.
Isso, é claro, é uma excelente habilidade para o campo administrativo e gestão produtiva, já que dentro de uma empresa, normalmente é preciso que os líderes sejam dinâmicos e ágeis ao interpretar cenários e propor planos de ação. Sem a habilidade de resolver multitarefas, um gestor acaba ficando perdido nas inúmeras funções do negócio.
5. Dedicação
As mulheres costumam ter apreço por serviço organizado e bem-feito, metódico. Por historicamente necessitarem trabalhar muito mais que os homens para terem seu valor reconhecido, não se deixam abalar facilmente. São centradas e comprometidas com seus compromissos, sempre valorizando sua equipe e trabalhando em conjunto.
Esse é outro ponto de extrema importância e visado pelas empresas atuais, pois além de currículos completos e experiência no cargo, vê-se como um aspecto de grande relevância a dedicação e o compromisso em cumprir os objetivos da corporação. Pelo fato das mulheres já enfrentarem desafios para a entrada no mercado, tendem a ser mais cuidadosas e dedicadas em seus trabalhos, o que é algo muito positivo para a empresa.
Cada dia é uma nova batalha
Apesar de todos os avanços conquistados pelas mulheres, ainda há muitos desafios pela frente. O preconceito e a discriminação ainda são fatores constantes na vida das mulheres. Tanto as que ocupam posições mais baixas na empresa quanto as lideranças femininas passam por isso. As provações são recorrentes e acontecem na entrevista de emprego, na vida pessoal, no âmbito profissional, entre outros. Além disso, atitudes preconceituosas são tomadas tanto por homens quanto pelas próprias mulheres.
Quando as mulheres passam por uma entrevista de emprego, por exemplo, elas estão acostumadas a serem questionadas sobre suas vidas pessoais além das profissionais. Perguntam status social, se têm filhos, quem cuida deles, se o emprego não vai prejudicar a criação das crianças e, até mesmo, se acham que têm capacidade de realizar o serviço simplesmente por serem mulheres.
A decisão de constituir uma família também é vista com receio pelas organizações. Com a licença-maternidade, a mulher fica cerca de 4 meses afastada dos serviços, o que gera custos extras para a empresa. Além disso, alguns gestores assumem que as mulheres faltarão mais ao serviço para cuidar dos filhos. Nada disso é questionado quando um homem se torna pai.
Outro ponto é o da diferença salarial entre homens e mulheres. Uma pesquisa realizada pela Catho mostrou a disparidade de salários para os mesmos cargos entre homens e mulheres. Ademais, homens costumam receber mais promoções e melhores oportunidades que as mulheres.
Além de enfrentar dupla ou tripla jornada com o serviço, os cuidados com a casa ou com os filhos, as mulheres necessitam trabalhar muito mais para ter seu esforço e sua capacidade respeitados. Alguns acreditam que quem se dedica ao trabalho não tem tempo para ser uma boa mãe e vice-versa. No entanto, especialmente com a opção de home office, muitas mulheres conseguem estar mais presente na vida de sua família e gerar mais resultados para a empresa.
À medida que se comprova que é possível existir liderança feminina nas empresas bem-sucedidas, as mulheres batalham mais para alcançar esses postos e ter seus trabalhos reconhecidos. A luta é diária! Sempre haverá alguém lutando, alguém para ajudar e alguém para prejudicar.
Como promover um clima mais igualitário?
Promover um clima mais igualitário pode ser se tornar um desafio para muitas empresas devido aos costumes e modo de promover a cultura organizacional. Para ajudá-lo a ter uma melhor visão sobre esse tema, confira agora algumas dicas de como é possível tornar o espaço de trabalho mais igualitário e melhorar as condições para que as mulheres cresçam profissionalmente. Confira!
Adapte a empresa às particularidades femininas
Este primeiro ponto vai muito além da criação de departamentos para denúncias de assédio. As mulheres precisam se sentir respeitosas e amparadas no ambiente empresarial. Dessa forma, é fundamental realizar adaptações a aspectos fisiológicos e sociais que envolvem a mulher, como é o caso de licença à maternidade.
Essa situação, por vezes, é um ponto que preocupa as trabalhadoras, já que essa ocorrência é acompanhada pelo medo de perder o emprego. Nesse sentido, a instituição precisa criar uma política de respeito e apoio em questões que envolvem diferenças de gênero.
Torne a diversidade parte da cultura da empresa
A igualdade entre gêneros deve ser trabalhada na empresa como parte dos valores e da cultura organizacional. Dessa forma, o profissional que acaba de entrar na corporação já precisa ter o entendimento que aquele negócio oferece condições igualitárias a ambos os gêneros, como salários e cargos, sendo influenciado apenas à competência de cada profissional.
Ofereça opções de desenvolvimento para a liderança feminina
Durante toda a história, as mulheres foram limitadas a cumprir funções apenas do lar, sendo vetadas de participar de ações e cargos que envolviam maiores responsabilidades. Por conta disso, até hoje percebemos a desigualdade no preenchimento de cargos de liderança nas empresas.
Uma forma de compensar esse entrave é por meio da criação de opções de desenvolvimento da carreira profissional direcionado ao público feminino. Ao facilitar de certa forma a entrada das mulheres em setores de gestão empresarial é possível minimizar a desigualdade que perpetua até os dias atuais.
Promova as conquistas femininas
Por fim, promova as conquistas femininas que foram alcançadas dentro da empresa. Essa atitude contribui para reverter o pensamento machista de muitos indivíduos de que a mulher não é capaz de realizar funções de liderança dentro de uma empresa. Desse modo, você pode aproveitar os recursos de comunicação interna da instituição para divulgar e promover destaques femininos no ambiente interno.
Portanto, essas foram as principais informações acerca do cenário e vantagens da liderança feminina no mercado de trabalho. Percebe-se que, o público feminino possui grandes qualidades que podem ser somadas aos ganhos produtivos de um negócio, sendo importante promover campanhas de igualdade de gênero dentro das corporações.
E você, sabia de tudo isso? Pensou em aplicar ou já aplica alguma forma de incentivo para capacitação de suas funcionárias? Deixe seu comentário no post!