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Gestão de Negócios

6 conceitos de contabilidade para pequenas e médias empresas

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Ao abrir um negócio, sempre surge aquela dúvida: como cuidar do meu dinheiro? A gestão financeira é essencial para o crescimento e longevidade de um empreendimento. Por isso, é tão importante conhecer os principais conceitos de contabilidade.

Esses registros contábeis fornecem informações essenciais para uma tomada de decisão segura e para entender a saúde financeira do negócio. Também ajudam a garantir que a empresa atue dentro da legalidade, principalmente em relação aos encargos e obrigações.

Agora que você já entendeu que a contabilidade é indispensável, confira abaixo quais são seus principais conceitos!

1. Ativo

O ativo consiste na aplicação de recursos que compõem o patrimônio. É composto por bens e direitos da empresa em um determinado momento, independentemente de suas obrigações. São divididos entre circulantes, não circulantes, financeiros, fixos, tangíveis e intangíveis.

Entre esses valores de permanência duradoura, ou não, estão incluídos os estoques, depósitos bancários, imobilizado corpóreo, investimentos financeiros, dívidas de terceiros de longo prazo, ações, contratos futuros e outros.

2. Passivo

As obrigações perante terceiros devidas pela empresas constituem o passivo de uma empresa. É subdivido entre circulante e não circulante e, dentro dessas divisões, existem os exigíveis a curto prazo, exigíveis a longo prazo e o patrimônio líquido.

Podemos citar como exemplos desse grupo os salários, remunerações e encargos a pagar, tributos a pagar e a recolher, adiantamentos a clientes, pagamentos a fornecedores, provisões, etc.

3. Balanço patrimonial

O balanço patrimonial refere-se à demonstração contábil que contém informações a respeito dos ativos, passivos e patrimônio líquido de um empreendimento. É divido em dois grupos: o primeiro engloba apenas o ativo, enquanto o segundo é composto pelo passivo e capital próprio da empresa.

É obrigatório para todos os empresários e sociedades, com exceção dos empresários rurais e microempresas. Sua finalidade é apresentar a posição contábil, financeira e econômica em uma determinada data.

4. Demonstração do resultado do exercício

Também conhecida pela sigla DRE, a demonstração do resultado do exercício, como o próprio nome diz, representa um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em um regime de competência.

Oferece, de forma sintetizada, os resultados operacionais e não operacionais. É tão importante que, embora seja exigido anualmente, as empresas optam por elaborar a DRE mensalmente para fins administrativos e trimensalmente para fins fiscais.

5. Demonstração de Fluxos de Caixa

A DFC é elaborada conforme as Normas Internacionais de Contabilidade, com o objetivo de fornecer aos tomadores de decisão informações a respeito da capacidade da empresa de gerar caixa, ou seja, recursos financeiros e a maneira como esses recursos estão sendo utilizados.

Dependendo da natureza de atividade da organização, essa relação do conjunto de ingressos e desembolsos financeiros pode ser classificada como atividade operacional, de investimento ou de financiamento.

6. Regime de competência

Oferecendo como principal vantagem a possibilidade de prever algumas situações financeiras, contábeis e econômicas da empresa, o regime de competência considera as receitas e despesas dentro do período de sua realização.

Em outras palavras, se é realizada uma compra no mês de abril com o pagamento previsto para maio, esse valor será computado nos registros de abril. O que fica valendo é a data em que os fatores geradores ocorreram.

Como visto, esses conceitos são complementares: para entender um, é preciso conhecer os outros. Só assim a empresa conseguirá realizar um planejamento tributário confiável e possibilitar ao gestor a tomada de decisões correta.

Você conhecia algum destes conceitos de contabilidade? Se ficou interessado em aprender mais e contribuir para a boa gestão da sua empresa, assine nossa newsletter agora mesmo!

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

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Renato Xavier
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2 respostas para “6 conceitos de contabilidade para pequenas e médias empresas”

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