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Gestão de Negócios

9 dicas para premiar funcionários no fim do ano

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Muitas empresas adotam estratégias para premiar funcionários no fim do ano como forma de valorizá-los pelo trabalho realizado e também de motivá-los para o ano seguinte. As premiações são diversas e variam de acordo com a quantidade de profissionais beneficiados, a verba para a ação, entre outros fatores.

A estratégia pode ser utilizada em todas as organizações, independentemente de seu porte. Veja a seguir algumas ideias para serem aplicadas, inclusive em pequenas e médias empresas!

Qual a importância de premiar os funcionários no fim do ano?

Confira agora os principais fatores que atestam a importância de premiar os funcionários no fim do ano!

Contribui para a motivação

Uma das primeiras vantagens que podemos citar sobre a premiação de funcionários no fim do ano é o estímulo à motivação de sua equipe. Empresas que não se preocupam com esse tema podem perder rendimento na produção, além de aumentar a rotatividade de funcionários decorrente da insatisfação dentro da empresa.

Por outro lado, demonstrar que seu negócio valoriza o empenho de cada um e que tem a intenção de premiar quem se esforçou ao longo do ano é uma boa forma de reter talentos e gerar engajamento dos colaboradores.

Aumenta a produtividade

Ligado a mais motivação dos profissionais, é possível obter uma maior produtividade. Muitas empresas acabam direcionando esforços em apenas modernizar suas ferramentas de trabalho e elevar seu lucro, esquecendo-se de que o rendimento do seu time tem um grande impacto no sucesso do negócio. Por conta disso, premiar os seus colaboradores é uma boa forma de obter satisfação, engajamento e mais produtividade.

Como premiar funcionários no fim de ano?

Veja agora as principais opções para realizar a premiação de funcionários no fim de ano!

1. Viagens para os profissionais que se destacaram

Uma das maneiras de estimular os funcionários e fazer com que eles tenham um bom desempenho é presenteá-los com viagens nacionais e internacionais. Geralmente, essa estratégia é empregada com a equipe de vendas para reconhecer os profissionais que superaram as metas ao longo do ano, contudo, também pode ser aplicada em outros setores, de acordo com os critérios estabelecidos pela companhia.

2. Um dia de folga

O day off é bastante utilizado por muitas organizações. Algumas presenteiam os colaboradores no dia do aniversário, outras como forma de reconhecimento pelo bom desempenho. Essa é uma alternativa interessante para os gestores que desejam premiar os funcionários, mas não possuem verba para a ação.

Dessa forma, os colaboradores se sentirão prestigiados e ainda ficarão livres para escolher uma data de acordo com suas necessidades. Realizar a entrega do prêmio perante a equipe e incluir um brinde personalizado são atitudes que aumentam o reconhecimento ao profissional e ainda estimulam a participação de outros trabalhadores.

3. Cesta de Natal

A cesta de Natal é uma excelente opção para quem precisa premiar uma grande quantidade de profissionais no fim do ano. Devido à variedade de modelos e valores, é possível adequá-la às necessidades da organização. Outra vantagem do produto é que ele beneficia não apenas o colaborador, mas também toda a sua família, o que aumenta a utilidade da cesta de Natal.

Em épocas de fim de ano, as cestas de Natal ganham uma grande relevância e são capazes de despertar o espírito de fraternidade, amor ao próximo e cooperação entre a empresa e seus colaboradores. Dessa forma, para garantir uma boa experiência, é importante escolher fornecedores com credibilidade no mercado e que trabalham com marcas reconhecidas e de qualidade.

4. Jantar especial

Além da festa de fim de ano, oferecer um jantar especial para as equipes ou profissionais que superaram as metas é mais uma forma de premiação. Outra sugestão é organizar o evento com a presença do presidente, diretores ou líderes, a fim de melhorar o engajamento e incentivar a proximidade entre os altos executivos da empresa e a equipe.

5. Presentes diversos

Premiar funcionários com aparelhos eletrônicos, como smartphones, tablets, cafeteiras, televisores, entre outros itens, é uma estratégia bastante utilizada pela área de RH. No entanto, para garantir que a ação gere o efeito desejado, é necessário analisar o perfil dos trabalhadores para selecionar produtos que despertem seu interesse. Dessa forma, eles se sentirão motivados para participar e ganhar o prêmio.

6. Cursos e bolsas de estudo

Alguns gestores optam pelos cursos e bolsas de estudos para presentear e reconhecer os profissionais que alcançaram altos níveis de excelência ao longo do ano. Dessa forma, o funcionário se sentirá valorizado e ainda terá a chance de aumentar seus conhecimentos e se desenvolver profissionalmente.

7. Incremento no salário

Obter um rendimento financeiro acima do valor normal é algo que pode despertar uma grande satisfação pelos colaboradores. Por isso, oferecer uma bonificação no salário é uma estratégia de grande resultado para o engajamento e proatividade dos funcionários.

Dessa forma, a dica é realizar uma campanha comunicando os colaboradores, alguns meses antes, que os profissionais que se destacarem na empresa terão uma bonificação em seus salários. Isso estimulará o rendimento de todas as equipes nos propósitos e metas da empresa.

8. Homenagem para os destaques do ano

Uma das melhores gratificações que um profissional pode ter dentro da empresa é seu trabalho e esforço reconhecidos perante todos os membros da instituição. Levando isso em conta, não podemos deixar de citar a importância de realizar homenagens e divulgação dos indivíduos que apresentaram rendimento positivo entre os demais.

Isso, além de gerar satisfação e alegria para os premiados, permite demonstrar aos outros funcionários que a empresa reconhece o esforço e a competência do seu time e valoriza que está tendo bons resultados, sendo essa uma grande estratégia para atrair a atenção e o engajamento de todos do negócio.

9. Promoção de cargos

Muitos colaboradores têm o sonho de crescer dentro da empresa e subir de carreira profissional. Nesse caso, é muito frustrante para o profissional que entrega o máximo de rendimento e competência não ter o seu esforço reconhecido pelos gestores da empresa. Para aproveitar essa vontade de ascender dentro da instituição, você pode lançar algumas campanhas de promoção de cargos direcionadas aos melhores funcionários de cada setor.

Os programas de gratificações podem ser realizados ao longo de todo o ano para estimular a equipe e mantê-la motivada, fazendo com que ela melhore o desempenho e contribua ativamente para o sucesso do negócio. Além disso, é importante investir em diferentes estratégias para premiar funcionários, para que, assim, você consiga identificar qual delas é a mais alinhada à cultura da empresa.

Sua empresa aplica alguma dessas premiações? Deixe sua resposta nos comentários!

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escrito por
Vanessa Faria
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