?>
Educação Executiva

6 principais desafios do gestor de RH para 2018

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Com as mudanças no cenário econômico, as empresas passaram por muitas modificações internas nos últimos anos. Agora, os funcionários estão sendo mais valorizados e o desempenho em equipe tem sido reforçado. Consequentemente, os gestores de Recursos Humanos passaram a ser responsáveis pelo desenvolvimento estratégico da organização e não só por questões burocráticas, como salários, demissões, contratações etc.

O aumento dos resultados está ligado ao comprometimento e maior produtividade dos colaboradores. Esses índices favoráveis são controlados e planejados pelo setor de RH, que diariamente lida com diversos conflitos da profissão.

Neste post, separamos os 6 principais desafios do gestor de RH para 2018. Confira!

1. Avalie os pontos fracos e fortes

Observe o que funcionou e o que deu errado no trabalho que foi feito no ano anterior. Essa análise deve incluir a mensuração dos resultados — pontos fortes e fracos, trabalho em equipe etc. Faça também uma avaliação pessoal e veja o que você pode fazer para se aperfeiçoar. É imprescindível que um bom líder estabeleça metas a si mesmo para se tornar um profissional melhor.

2. Estabeleça objetivos

Após coletar os dados necessários dos resultados anteriores, é hora de planejar metas para fazer um trabalho melhor em 2018. Esse talvez seja um dos mais difíceis desafios do gestor de RH, pois é preciso incluir todas as informações de cada setor da empresa. Se necessário, por exemplo, agende treinamentos para os funcionários. Assim, eles estarão mais capacitados para exercer o trabalho.

3. Incentive os colaboradores

Exigir que um colaborar execute bem o trabalho faz parte da rotina do RH. Mas elogiar um trabalho bem-feito também é muito importante. Com isso, o funcionário vai se sentir mais valorizado e motivado. Um colaborador satisfeito com o trabalho é capaz de ir mais além, se preocupando e se envolvendo mais com a empresa.

4. Esteja presente

Seja um gestor de RH presente em cada setor e etapa da empresa. Não é possível analisar e avaliar o trabalho dos funcionários se você estiver ausente. Procure oferecer suporte quando necessário.

5. Evite conflitos

Manter a harmonia no ambiente de trabalho é sempre desafiador. Com todas as exigências, podem surgir alguns conflitos internos. Mas é preciso saber lidar com esses problemas sem causar nenhum constrangimento ou aborrecimento entre as equipes. Seja transparente e coloque-se disponível para ouvir o feedback. A comunicação é muito importante para um bom relacionamento profissional.

6. Fique atento às novidades do mercado

Não é possível ser um bom gestor de RH se você estiver “atrasado” com as novidades e tecnologias do setor. Com os avanços no mercado, o trabalho pode ficar ainda mais fácil e você pode se livrar de algumas dificuldades internas da empresa. Além do mais, mostrando-se atento, você servirá de exemplo para os demais colaboradores.

Seguindo todas as dicas — e sempre buscando se aperfeiçoar — os desafios do gestor de RH podem ser amenizados e/ou até mesmo evitados. O sucesso está ligado ao esforço e dedicação profissional.

Gostou deste artigo e tem interesse em saber mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e novidades.

Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x