6 principais desafios do gestor de RH para 2018
Com as mudanças no cenário econômico, as empresas passaram por muitas modificações internas nos últimos anos. Agora, os funcionários estão sendo mais valorizados e o desempenho em equipe tem sido reforçado. Consequentemente, os gestores de Recursos Humanos passaram a ser responsáveis pelo desenvolvimento estratégico da organização e não só por questões burocráticas, como salários, demissões, contratações etc.
O aumento dos resultados está ligado ao comprometimento e maior produtividade dos colaboradores. Esses índices favoráveis são controlados e planejados pelo setor de RH, que diariamente lida com diversos conflitos da profissão.
Neste post, separamos os 6 principais desafios do gestor de RH para 2018. Confira!
1. Avalie os pontos fracos e fortes
Observe o que funcionou e o que deu errado no trabalho que foi feito no ano anterior. Essa análise deve incluir a mensuração dos resultados — pontos fortes e fracos, trabalho em equipe etc. Faça também uma avaliação pessoal e veja o que você pode fazer para se aperfeiçoar. É imprescindível que um bom líder estabeleça metas a si mesmo para se tornar um profissional melhor.
2. Estabeleça objetivos
Após coletar os dados necessários dos resultados anteriores, é hora de planejar metas para fazer um trabalho melhor em 2018. Esse talvez seja um dos mais difíceis desafios do gestor de RH, pois é preciso incluir todas as informações de cada setor da empresa. Se necessário, por exemplo, agende treinamentos para os funcionários. Assim, eles estarão mais capacitados para exercer o trabalho.
3. Incentive os colaboradores
Exigir que um colaborar execute bem o trabalho faz parte da rotina do RH. Mas elogiar um trabalho bem-feito também é muito importante. Com isso, o funcionário vai se sentir mais valorizado e motivado. Um colaborador satisfeito com o trabalho é capaz de ir mais além, se preocupando e se envolvendo mais com a empresa.
4. Esteja presente
Seja um gestor de RH presente em cada setor e etapa da empresa. Não é possível analisar e avaliar o trabalho dos funcionários se você estiver ausente. Procure oferecer suporte quando necessário.
5. Evite conflitos
Manter a harmonia no ambiente de trabalho é sempre desafiador. Com todas as exigências, podem surgir alguns conflitos internos. Mas é preciso saber lidar com esses problemas sem causar nenhum constrangimento ou aborrecimento entre as equipes. Seja transparente e coloque-se disponível para ouvir o feedback. A comunicação é muito importante para um bom relacionamento profissional.
6. Fique atento às novidades do mercado
Não é possível ser um bom gestor de RH se você estiver “atrasado” com as novidades e tecnologias do setor. Com os avanços no mercado, o trabalho pode ficar ainda mais fácil e você pode se livrar de algumas dificuldades internas da empresa. Além do mais, mostrando-se atento, você servirá de exemplo para os demais colaboradores.
Seguindo todas as dicas — e sempre buscando se aperfeiçoar — os desafios do gestor de RH podem ser amenizados e/ou até mesmo evitados. O sucesso está ligado ao esforço e dedicação profissional.
Gostou deste artigo e tem interesse em saber mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e novidades.