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Gestão de Negócios

7 atividades que a liderança empresarial sempre deve exercer

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Os profissionais que atuam no meio corporativo lidam constantemente com o conceito de liderança empresarial, sua importância, as habilidades necessárias para ser um bom líder e como esse papel é importante para a organização. Mesmo assim, alguns ainda têm dúvidas acerca de como eles colaboram com o desenvolvimento dos profissionais e da empresa.

O fato é que as organizações empresariais são compostas, majoritariamente, por pessoas. Cada indivíduo tem suas qualidades, defeitos, capacidades e habilidades. Reunir uma grande quantidade de profissionais tão diferentes no mesmo espaço pode resultar em conflitos, porém, o líder atua como se fosse o maestro de uma orquestra. Ele identifica os pontos positivos de cada profissional e designa as tarefas certas, sempre pensando no objetivo da companhia.

Para tornar essa realidade possível, alguns valores devem ser colocados em prática. Se você quer saber quais são, continue a leitura.

A seguir, 7 atividades que a liderança empresarial sempre deve exercer.

1. Invista em autoconhecimento

A primeira atividade que a liderança empresarial deve exercer é o investimento em autoconhecimento. Conheça os seus pontos fortes e fracos, para saber exatamente quais deles precisam ser trabalhados. O autoconhecimento permite que você aprenda a lidar com as pessoas, reconhecendo as qualidades e defeitos dos demais exatamente porque sabe quais são as próprias virtudes e problemas.

Faça uma autoavaliação para descobrir os seus pontos que precisam ser aprimorados. Esse passo é necessário para que seja possível focar na melhora das suas capacidades interpessoais para lidar com os membros da sua equipe. Antes de avaliar os demais, é preciso conseguir olhar para si com o mesmo nível crítico.

2. Saiba ouvir e valorize as críticas

Por mais que ouvir seja algo simples, muitos líderes ainda não conseguem de fato escutar os profissionais que compõem suas equipes. Quando nós falamos em saber ouvir, não estamos nos referindo somente a seguir o que é dito. Essa habilidade envolve compreender as opiniões dos outros, inclusive as que são contrárias às suas. Quem ouve, verdadeiramente, considera as dicas sugeridas pelos funcionários.

Diante de uma crítica ou sugestão, é necessário uma pausa para a reflexão. Especialmente sobre as críticas, faz parte da liderança empresarial recebê-las de mente aberta com o objetivo de identificar a solução mais viável para a equipe e os objetivos da empresa. Vale ressaltar que isso não significa deixar de lado as suas convicções, porém, deve-se refletir para ser possível determinar o melhor para todos.

3. Domine a arte do feedback

Quando uma tarefa é realizada, o funcionário espera que receber o feedback correspondente ao seu desempenho. Ele serve como um norte para as suas ações, indicando o que é correto ou não. Por isso, o líder deve saber como essa informação é transmitida para os liderados. Evite deixar de dar o feedback ou fazê-lo de modo exagerado — envaidecendo o colaborador.

Planeje a maneira como os feedbacks serão fornecidos. Ressalte o que foi feito de forma adequada e oriente as ações em torno dos pontos que pedem aprimoramento. Durante a conversa, ouça com atenção o que for dito e fale de forma equilibrada, tranquila e segura.

4. Aprenda a delegar tarefas

A verdadeira liderança empresarial sabe delegar tarefas. Ele conhece bem os membros de sua equipe e sabe quais são as competências e habilidades de cada um. Por isso, distribui as tarefas de modo justo e proporcional com eficiência. Ao delegar tarefas, o líder ganha tempo para se dedicar às questões estratégicas da companhia.

Observe os profissionais que compõem a sua equipe e treine essa identificação. Ligue as pessoas certas às atividades adequadas, promovendo assim o aumento da produtividade. Confie mais nos liderados e forneça um certo nível de autonomia.

5. Reconheça os talentos da sua equipe

Uma vez que uma das atividades da liderança empresarial é fazer a gestão de pessoas, deve-se compreender a necessidade de reconhecer o empenho dos profissionais que se dedicam à realização do trabalho. Trata-se de uma ação que envolve a motivação deles em torno das atividades, mantendo-os empenhados e dispostos a perseguir o objetivo da companhia continuamente.

O reconhecimento pode ser feito de diversas maneiras, não apenas financeiramente. Você pode dar uma folga, liberar o home office, enviar um e-mail para todos os membros da equipe citando o bom trabalho de alguém ou dando uma cesta de produtos em uma data especial, como o aniversário do funcionário ou o Natal.

6. Faça follow-up

Como líder de uma área, assuma as responsabilidades pelos resultados do setor. Monitore o andamento das tarefas por meio de um sistema de automatização do fluxo. Acompanhe as pendências e cobre os responsáveis por elas, indicando os pontos que estão andando bem e os que porventura estejam ruins. Isso permite que o trabalho seja feito com mais rapidez e qualidade.

Para acompanhar os status das tarefas com precisão, mostre-se aberto aos questionamentos da equipe. Recomenda-se dedicar um tempo às dúvidas antes do resultado do que esperá-lo para ver o que há de errado, pois, isso evita retrabalho.

7. Organize para saber cobrar resultados

Por mais que a rotina seja corrida e cansativa, modere no modo como as cobranças são feitas. Em toda empresa existem as atividades que fazem parte da rotina e as tarefas urgentes, portanto, cabe você agir de maneira eficiente para evitar que as funções do dia a dia se transformem em urgências.

Organize-se para distribuir as tarefas de modo que a equipe consiga focar naquelas que impactarão positivamente nos resultados da organização. Quando os processos não são organizados, a cobrança se torna ineficaz, a escala de trabalho e o estresse aumentam e a qualidade diminui.

Faça acordos com a equipe para cobrar nos momentos certos, evitando interrupções que prejudiquem o resultado e facilite a rotina de todos estabelecendo a organização necessária para a alta produtividade.

A liderança empresarial tem papel fundamental no desenvolvimento da empresa, pois, a participação da equipe que ela lidera é essencial nesse processo de crescimento.

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Publicado Por: Vinicius Dias – Marketing Digital

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Nobre Cestas
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