?>
Sem categoria

A geração Millennial à frente do mercado de trabalho

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Muito mais do que esforço e garra, a geração millennial no mercado de trabalho mostra como tudo pode ser mais simples e prático, quebrando paradigmas e pré-conceitos criados pela nova geração. 

Toda essa história de geração millennial e geração Z começou por meio de uma brincadeira nas redes sociais que acabou viralizando e fazendo diversas pessoas descobrirem o seu lado “cringe”. 

O termo cringe também surgiu dentro desta brincadeira e é o motivo de entretenimento, diversão e humor entre os internautas. 

Porém, toda essa história acabou gerando uma grande reflexão, até mesmo no ambiente de trabalho. 

Muitos acham que a geração millennial é antiquada e não consegue mais estar por dentro de todas mudanças abraçadas tão facilmente pela geração Z.

Entretanto, eles ainda possuem muito para ensinar aos novos talentos do mercado de trabalho. 

O que é a geração millennial? 

A geração millennial é caracterizada pelo grupo de pessoas que nasceram entre os anos 1980 até 1995 e que hoje possuem cerca de 30 anos.

É o grupo de indivíduos que acompanharam eventos e criações ilustres como:

  • A virada do século;
  • A criação da internet;
  • A chegada do celular e computador;
  • Bandas e cantores famosos entre os anos 90 e 2000. 

Hoje, o mercado de trabalho é composto, em sua grande maioria, por profissionais desta geração, seja em uma lojas de películas automotivas ou em uma startup nova no mercado. 

Eles ainda sofrem um certo pré-conceito da geração Z, que seria a referente ao grupo de pessoas que nasceram após os anos 2000 e se consideram mais modernos do que os millennials. 

Porém, diversas pesquisas apontam que, na verdade, essa seria a geração Y, pois a tecnologia vem crescendo cada vez mais rápido e acredita-se que daqui a 100 anos o mundo não será mais o mesmo. 

A geração millennial não entende apenas sobre laminado estrutural TS ou formas diferentes de se pagar um boleto.

Eles possuem um grande conhecimento, maturidade e experiência de vida para ensinar a amigos e colegas de trabalho mais novos. 

Mercado de Trabalho diversificado

O mercado de trabalho está cada vez mais moderno e diversificado, abrindo oportunidades para jovens e adolescentes começarem a construir suas carreiras em empresas sérias e que o ajudarão a ter sucesso. 

Com a internet isso ficou ainda mais simples, um jovem consegue encontrar um revestimento 3D para banheiro preço e uma vaga de emprego quase no mesmo instante, pois tudo já está na palma de suas mãos. 

Mesmo com toda essa facilidade, é importante saber reconhecer o papel dos millennials no mercado de trabalho, e principalmente, dentro da sua empresa para que eles não se sintam deslocados dentro do ambiente de trabalho. 

Com toda essa história de geração millennial e geração Z, diversas pessoas começaram a se achar bem mais velhas do que realmente são e entraram em uma crise existencial refletindo sobre suas vidas e atitudes. 

Isso pode acarretar em graves problemas como ansiedade e depressão, caso essas pessoas não sejam abraçadas e compreendidas pelo seu ciclo social. 

Por esta razão, entender o perfil dos profissionais millennials é essencial para o seu negócio. 

Características dos profissionais da geração millennial 

Portanto, para entender cada vez mais os seus funcionários da geração millennial, nós selecionamos algumas características deles. 

Equilibrados

Os funcionários millennials entendem que tudo na vida precisa de equilíbrio, inclusive o trabalho e a vida pessoal. 

Por isso, esses funcionários não irão passar noites em braco em prol do trabalho, pois sabem que também precisam cuidar de sua saúde e bem-estar. 

Se o colaborador de uma empresa de restauração de fachadas receber a proposta de trabalhar por 12 horas e deixar de lado sua família e amigos, ele provavelmente irá abrir mão da oportunidade para não abandonar o que mais ama. 

Eles sabem que o seu trabalho é extremamente importante, mas também entendem que nada paga os seus maiores bens, que na maioria das vezes são a família e a saúde. 

Flexíveis 

O perfil do funcionário millennial é muito flexível, ou seja, ele não se importa de não estar certos ou de verem a suas ideias não serem totalmente abraçada, caso algo melhor esteja sendo apresentado. 

Vamos imaginar que esse funcionário a procura de um chuveiro de emergência em aço inox, ele entenderá se o produto não puder chegar no dia seguinte, pois a sua flexibilidade gerará empatia para com a situação. 

E no ambiente de trabalho é da mesma forma, eles não querem estar certos o tempo todo, querem aprender e estão dispostos a ouvir para se tornarem profissionais melhores. 

Comprometidos 

Esses funcionários também são conhecidos pelo seu comprometimento com as tarefas e funções designadas.

Eles não irão descansar até entregar o resultado que se espera ou melhor do que isso. 

Se você pedir para eles pesquisarem sobre TOTVS protheus preço, eles irão surgir com o resultado esperado e dentro do prazo, sem desculpas e sem enrolações, o que prova o compromisso que elas possuem com os seus trabalhos. 

Imediatista 

Essa geração é movida a desafios e não suporta a procrastinação.  Se algo é designado a eles neste momento, eles irão dar 200% de si para entregar o mais rápido possível. 

Seja para fazer um relatório ou comprar brindes corporativos personalizados, esses funcionários não mediram esforços para entregar o que foi solicitado e o mais rápido possível. 

Claro que essas características também podem ser encontradas nos funcionários da geração Z, ou seja, os mais novos. 

Porém, são adjetivos vistos em grande maioria das pessoas mais velhas. 

Sendo assim, acredita-se que isso acontece devido ao crescimento de cada geração. Enquanto a mais recente cresceu com tecnologia e resultados imediatos na palma de suas mãos.  A geração millennial não tece essa mordomia. 

Alguns jovens acabam se acomodando nas facilidades de sua geração, o que os coloca em uma zona de conforto que não é rompida tão facilmente. 

Isso, consequentemente, os torna menos proativos em seus ambientes sociais, inclusive no trabalho. 

Em contrapartida, muitas pessoas da geração millennial se sentem deslocados dentro de um ambiente com funcionários mais novos e modernos, o que pode propiciar o isolamento e exclusão social. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a evitar que isso aconteça. 

Dicas para engajar a geração millennial no mercado

As dicas a seguir são para líderes e gerente que possuem pessoas da geração millennial em sua equipe e desejam engajá-las mais na cultura e nas funções das empresa. 

Chame-os para darem treinamentos 

Um treinamento é algo muito importante dentro de uma empresa, pois é um momento em que muitas pessoas irão aprender e para dar atenção àqueles que estão ministrando a aula. 

É uma posição de importância e notoriedade que pode ser dada àquele funcionário que já está na empresa há mais tempo e possui propriedade no assunto. 

Seja a sua empresa sobre cabeamento estruturado SP ou uma escola de inglês, esses treinamentos são fundamentais para que os jovens aprendam e para que os funcionários mais velhos se sintam engajados dentro do ambiente corporativo.

Conecte as gerações 

A maioria das empresas possuem programas de estágio, e anualmente, contratam jovens e adolescentes da geração Z para dar início a sua carreira de trabalho dentro da empresa. 

Essa é a oportunidade perfeita de ajudar jovens a crescerem e funcionários a se desenvolverem. 

Conecte esses estagiários com funcionários mais velhos e antigos. Estimular o laços entre os colaboradores da empresa levam não apenas a aprendizagem mas que troquem experiências de vida e aprendizados. 

Assim, o jovem aprenderá algo novo e o funcionário mais velho se sentirá pronto para ajudar outras pessoas a partir de suas experiências e de seus conhecimentos.

Seja inovador  

Por mais que muitos ainda acreditem que a geração millennial seja aquela que não se adapta às novidades. Eles provam que estão mais abertos do que nunca para as mudanças e dispostos a aprender com elas. 

Por esta razão, deixe métodos tradicionais e processos padronizados de lado e construa um ambiente inovador, tecnológico e de mudanças. Inspire  seus funcionários velhos ou novos, a também mudarem a aprenderem algo novo. 

Portanto, essa inovação também pode te ajudar a pensar em outras maneiras de engajar seus funcionários e criar relações entre todos eles.

Onde o preconceito não está dentro do jogo, mas sim a vontade de aprender e trocar experiências uns com os outros.

Considerações finais 

Sendo assim, o mundo está mudando cada dia mais e a geração Z de hoje, será a geração millennial de amanhã. Isso continuará dia após dia e ano após anos. 

Entretanto, o que importa são as experiências e memórias construídas durante este tempo. 

Todas as gerações são importantes, e juntas, ajudam a construir um mercado de trabalho cada vez mais diversificado e aberto para novidades e oportunidades. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe:
escrito por
Estela Lima
Estela Lima é formada em jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e possui experiência em assessoria de imprensa e assessoria digital. Atualmente trabalha como redatora e assessora do blog Business Connection, escrevendo sobre diversos assuntos do mundo dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado