3 ações de onboarding para colocar em prática
Para alcançar uma ótima produtividade nas atividades internas de sua empresa e garantir a sustentabilidade do negócio frente à concorrência, os gestores devem se atentar a uma série de estratégias e ações voltadas ao investimento da gestão empresarial. Dentre os principais aspectos que devem ser levados em conta está a administração do seu time de colaboradores.
Normalmente, a empresa possui uma taxa variável de rotatividade de funcionários e números de contratações que se relacionam com o andamento das atividades. Ou seja, se a demanda aumenta e a mão de obra não consegue suprir o serviço, assim, é preciso contratar novos profissionais. Para isso, é muito importante citarmos a necessidade de investir em ações de onboarding, uma vez que essa estratégia permite diminuir o tempo de adaptação dos novos trabalhadores e potencializar os talentos na empresa.
Neste artigo falaremos sobre 4 ações de onboarding para colocar em prática. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
O que é onboarding?
O onboarding pode ser considerado como um processo de integração focado nos colaboradores recém-contratados por uma instituição, tendo a finalidade de agilizar a adaptação desses funcionários à cultura e metodologia trabalhada na empresa. Seguindo essa ideia, a expressão “onboarding” significa “embarcar” e identifica a ação de trazer o profissional a bordo.
Por conta disso, muito além de apenas um treinamento, essa estratégia visa proporcionar a melhor experiência de recepção aos novos talentos, de modo a incentivar a socialização e motivá-los desde o primeiro momento na empresa.
Quais são as principais ações de onboarding?
Agora que você tem uma melhor ideia sobre o que são as ações de onboarding, confira quais os 3 principais pontos que podem ser colocados em prática dentro de sua empresa!
1. Kit de boas-vindas
O kit de boas-vindas é um dos principais recursos utilizados para implementar estratégias de onboarding na empresa. Entre os itens que pode fazer parte, estão:
- itens de escritório, como pendrive, caneta, agenda e blocos de anotação;
- crachá de identificação caso seja necessário;
- manual do funcionário (guia contendo informações sobre a política e projetos da empresa)
- checklist com funções e tarefas para serem realizadas nos primeiros dias;
- cartão de boas vindas;
- brindes e pequenas lembrancinhas.
2. Treinamentos
Embora o treinamento não seja a única ação proposta no onboarding, pode ser considerada como uma das principais para adaptar de forma eficiente o novo colaborador na empresa. Dessa forma é preciso que haja um planejamento de qualificações referente a cada cargo e função desempenhada no negócio. Isso certamente contribuirá de forma positiva para que os talentos obtenham crescimento profissional.
3. Benefícios
Fornecer benefícios corporativos é uma das melhores formas de gerar sentimento de valorização e pertencimento à empresa. Além disso, os trabalhadores se sentem motivados a dar o seu melhor em suas funções. Por conta das inúmeras vantagens dessa estratégia, podemos citá-la como fundamental para ser implementada no negócio.
Portanto, essas foram as principais ações de onboarding para serem implementadas em sua empresa. Todas elas devem ser empregadas de forma planejada e estratégica, visando obter a satisfação, engajamento, qualificação e produtividade dos novos colaboradores.
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