?>
Benefícios

Alta produtividade dos colaboradores: quais os benefícios para a empresa?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Muito se fala sobre a importância da produtividade dos colaboradores para os resultados de uma empresa. De fato, já existe um entendimento de que um alto desempenho individual traz benefícios para a organização, mas como isso acontece e quais os benefícios de se ter profissionais motivados e engajados?

Na verdade, ter funcionários produtivos traz muito mais impactos do que apenas nas entregas. Isso reflete em toda a organização, trazendo outras vantagens, principalmente quando é considerada a equipe como um todo. Ainda tem dúvida? Neste artigo explicamos os principais benefícios da alta produtividade dos colaboradores. Confira a seguir!

Melhoria do clima organizacional para Colaboradores

A primeira vantagem é a melhoria do clima organizacional, uma vez que a alta produtividade está diretamente relacionada com a satisfação dos funcionários. Pessoas satisfeitas se dedicam mais às suas funções e cumprem melhor os prazos e entregas.

Essa satisfação de cada colaborador é sentida pelos demais, criando um clima agradável e de bom convívio entre todos. Pelo contrário, quando eles estão insatisfeitos, se tornam menos produtivos, gerando um clima de insegurança e conflitos.

Aumento da colaboração

Da mesma forma, a alta produtividade dos funcionários ajuda a estimular a colaboração entre eles. Afinal de contas, um clima agradável é mais favorável ao compartilhamento de informações e às contribuições ao trabalho uns dos outros.

Assim, ao mesmo tempo em que ter pessoas mais produtivas estimula a colaboração das equipes, a tendência é que esse ambiente colaborativo contribua ainda mais para a produtividade em geral. Ou seja, se torna um sistema harmônico que só ajuda a empresa a ter resultados cada vez melhores.

Redução do absenteísmo

Outro benefício da alta produtividade dos colaboradores é a redução do absenteísmo, um dos indicadores que mais preocupam o setor de RH. Não é por acaso, uma vez que as faltas e os atrasos comprometem bastante o rendimento das equipes, podendo prejudicar o clima organizacional.

O absenteísmo tem uma relação inversa com a produtividade, uma vez que as pessoas faltam justamente por não estarem satisfeitas de fazerem parte da organização. Por isso, quanto maior a quantidade de faltas e atrasos, menor tende a ser a produtividade.

Diminuição da rotatividade

Por fim, outra vantagem é a redução da rotatividade, ou seja, colaboradores produtivos trocam de empresa bem menos, pois estão mais satisfeitos com a organização da qual fazem parte. E isso é fundamental na atualidade, sobretudo com a grande competitividade no mercado e o alto custo de demissão, admissão e treinamento de novos profissionais.

Inclusive, a alta rotatividade é um grande sinal de que algo não vai bem em uma organização. Até porque já faz um tempo que o salário não é o único motivo pelo qual as pessoas permanecem em um trabalho. Pelo contrário, o clima organizacional, as lideranças ou mesmo os benefícios corporativos são fatores muito mais importantes para atrair e reter talentos.

Por sinal, investir em bons benefícios corporativos é uma maneira eficiente de manter a alta produtividade dos colaboradores. Sendo assim, é interessante investir nas melhores soluções e construir parcerias valiosas para oferecer os serviços que tragam mais bem-estar e satisfação aos profissionais.

Gostou do artigo? Quer saber mais como oferecer ótimos benefícios para os seus colaboradores? Entre em contato conosco e se surpreenda com a qualidade dos nossos serviços!

Compartilhe:
escrito por
Altair Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado