?>
Aprendizado

Coronavírus: confira 7 dicas para ter um ambiente de trabalho seguro

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Os últimos meses trouxeram mudanças completamente inesperadas para empresas e profissionais de todo o mundo. A pandemia de Covid-19 levou o isolamento e a necessidade do home office para muitos negócios. No entanto, com a tendência de flexibilização da quarentena, as organizações precisam se preparar o quanto antes para promover um ambiente de trabalho seguro para as equipes que voltarão à rotina.

É claro que essa rotina não será mais a mesma, afinal, para manter a segurança e a saúde dos colaboradores, diversas medidas devem ser adotadas e seguidas por um prazo ainda indefinido. Estamos falando de uma readaptação total na lógica do espaço de trabalho, que vai exigir criatividade e resiliência tanto dos empregadores quanto dos profissionais.

Quer entender como adaptar seu espaço e as práticas essenciais para o momento? Neste artigo, vamos compartilhar com você 7 principais ações que deverão garantir um ambiente de trabalho seguro no pós-Covid. Continue a leitura e confira!

1. Apresente uma cartilha com orientações

Como já falamos, este é um momento de readaptação tanto para as empresas quanto para os trabalhadores. Por isso, é comum que alguns ainda não tenham uma visão clara sobre a melhor forma de se comportar e de se proteger contra a Covid-19 para garantir um ambiente de trabalho seguro.

Uma forma de evitar a desinformação e a falta de cuidado é por meio da distribuição de cartilhas com orientações completas sobre o tema. Mesmo que as instituições de saúde e a mídia falem constantemente sobre as medidas de prevenção, nunca é demais reforçar o que precisa ser feito. Além disso, a cartilha também é uma forma de mostrar que a empresa está preocupada com o bem-estar dos seus colaboradores.

Esse material pode ser distribuído antes mesmo do retorno às atividades presenciais, por e-mail ou pelo canal de comunicação interna. Também é interessante que cada equipe tenha uma reunião remota com o gestor responsável para esclarecer dúvidas e alinhar a nova rotina.

2. Implemente os turnos alternados

Mais uma dica para promover segurança no espaço da empresa e evitar o contágio do coronavírus é mudar o sistema de turnos de trabalho. Seja em uma fábrica, em um escritório ou no comércio, ter todos os funcionários atuando ao mesmo tempo no local pode ser prejudicial.

Uma ideia que vem sendo aplicada é a de dividir os profissionais por turnos diferentes ou mesmo em dias da semana distintos. No primeiro caso, uma equipe reduzida trabalha pela manhã, o ambiente é limpo no intervalo, e outra equipe também menor atua à tarde.

Na outra possibilidade, um time reduzido vai à empresa em um dia, enquanto outro faz home office. No dia seguinte, as equipes são invertidas. Lembrando que, sempre que houver chance total de home office, essa é a medida mais indicada para preservar a saúde de todos.

3. Reduza o contato físico

Brasileiros têm um hábito natural de contato físico, mas, nesse momento, todas as práticas que envolvem muita proximidade precisam ser evitadas. A forma de atender clientes nas lojas, os apertos de mão ao fechar um negócio e até mesmo a passagem de um objeto pelas mãos de muitas pessoas são ações a serem evitadas.

Para atingir um ambiente de trabalho mais seguro, o RH deve conscientizar todos os profissionais da importância de mudar os hábitos e manter uma atenção constante a todas as medidas que podem contribuir para a preservação da saúde.

4. Disponibilize EPIs individuais

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são uma exigência já conhecida das empresas para manter a segurança do trabalho. Principalmente nas fábricas, é comum que artigos como botas, luvas e capacetes sejam disponibilizados.

Atualmente, as máscaras se tornam um equipamento indispensável para o trabalho e, por isso, é interessante que as organizações ofereçam essa proteção aos seus colaboradores. Elas podem ser de tecido ou de acrílico, sendo que as de acrílico proporcionam uma cobertura maior da face, ideal para profissionais que lidam com o público ou estão em contato próximo com outras pessoas da empresa.

Outro ponto essencial é que todos os EPIs sejam individuais, afinal, o compartilhamento desses objetos pode se tornar um facilitador de transmissão do coronavírus.

5. Intensifique a higienização do local

O coronavírus deixou todos muito mais atentos em relação à higiene dos espaços. Um ambiente de trabalho apenas vai ser seguro se for constantemente alvo de limpeza.

Superfícies e objetos devem ser higienizados com álcool frequentemente. Mesas comuns, banheiros, maçanetas, corrimões e locais que são tocados por uma quantidade grande de pessoas precisam de uma limpeza intensificada.

Além disso, é importante deixar os ambientes mais arejados, com janelas abertas e, se possível, entrada de sol.

6. Deixe álcool em gel à disposição

O álcool gel se tornou um grande aliado no combate à Covid-19, por isso, para manter um ambiente de trabalho seguro, esse item se torna indispensável. Recipientes do produto devem estar espalhados e disponíveis em diversos pontos da empresa, de forma a facilitar a higienização das mãos e servir como um constante lembrete à proteção.

Em espaços que são visitados por clientes, como setores de atendimento e compra, é ainda mais necessário que o álcool gel seja disponibilizado a todos.

7. Instale barreiras de proteção física

Como uma das principais formas de contágio do novo coronavírus é por meio de gotículas de saliva que se espalham pelo ar, as barreiras de proteção podem ser uma excelente medida de cuidado com seus colaboradores. Essas placas são feitas, geralmente, em acrílico transparente, e instaladas entre estações de trabalho ou de atendimento ao cliente. Elas não impedem a comunicação e são um recurso a mais para conter o vírus.

Essas são as principais dicas para promover um ambiente de trabalho seguro para os profissionais da sua empresa. Por mais que seja desafiador, esse momento exige adaptação e colaboração de todos para que haja preservação da saúde. A vida precisa ser uma prioridade, por isso, não poupe esforços para garantir a segurança e o bem-estar de todos que atuam na organização e suas famílias.

Se você achou este conteúdo interessante, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? É uma oportunidade de ajudar outras pessoas no combate à Covid-19.

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

2 respostas para “Coronavírus: confira 7 dicas para ter um ambiente de trabalho seguro”

  1. Avatar dark0de link disse:

    51631 688479Its amazing as your other blog posts : D, thanks for posting . 897299

  2. Avatar uk cvv fullz disse:

    994450 973198Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I give credit and sources back to your website? My weblog is within the exact exact same location of interest as yours and my visitors would truly benefit from some of the info you offer here. Please let me know if this ok with you. Thanks! 547049

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado