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Educação Executiva

4 ferramentas essenciais para análise de resultados

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Uma boa análise de resultados é essencial para avaliar o desenvolvimento dos negócios de uma empresas. Dessa forma, as estratégias de mercado podem ser corrigidas, alcançando seu público-alvo.

Alguns critérios que devem ser observados para analisar os resultados na empresa são o desempenho no mercado, base de clientes, performance de equipes, dentre outros. Esses exames são feitos por meio de ferramentas. Quer entender sobre elas? Continue acompanhando o post!

1. Matriz SWOT

Essa matriz é voltada para análise de ambientes externos e internos de uma empresa, de forma clara e objetiva. Isso acontece por meio de uma listagem dos aspectos fortes e fracos do negócio, bem como oportunidades e ameaças que podem incidir sobre ele.

Feito esse registro, há o cruzamento de dados e informações, a fim de que se analise a real situação da empresa. Assim, vão ser estabelecidas estratégias eficazes e capazes de posicionar a empresa corretamente no mercado.

Além disso, a empresa deve usar essa ferramenta para melhorar seus pontos fracos, fortalecer seus pontos fortes, preparar-se para aproveitar as oportunidades do ambiente externo favorável e enfrentar as ameaças que possam lhe atingir.

2. Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard (BSC) é responsável por avaliar a performance da empresa, visando otimizar suas decisões estratégicas. Seu diferencial está na possibilidade de análise dos pilares básicos de uma organização, como as finanças, crescimento, processos internos e clientes.

É feito um diagnóstico na empresa, para que os pilares organizacionais estejam sempre equilibrados, por meio de seus indicadores, metas e iniciativas. Logo, essa ferramenta implanta uma visão de longo prazo nas tarefas diárias.

3. Matriz de Porter

A Matriz de Porter é uma ferramenta de avaliação do cenário competitivo, por meio do exame de 5 forças, o poder de barganha dos clientes, o poder de barganha dos fornecedores, ameaça de produtos substitutos e a rivalidade de concorrentes.

Essas 5 forças são capazes de determinar a posição de uma empresa em seu mercado competitivo, auxiliando a sua liderança e atuação de seus colaboradores. Além disso, ajuda o posicionamento da marca e definição dos objetivos estratégicos.

Não obstante, cabe ressaltar que a Matriz de Porter viabiliza a compreensão dos pontos fortes do negócio e em quais pontos tal empresa sobressai aos correntes.

4. SIX Sigma

O SIX Sigma é uma ferramenta referente à gestão de qualidade, fundamental para redução de erros e gerenciamento dos processos, por meio de estatísticas. Para utilizá-lo, é necessário definir metas ou o problema a ser tratado, observando a demanda do cliente.

Após, deve-se mensurar os riscos, efetividades dos processos adotados e qualidade de produtos ou serviços oferecidos. Então, são analisadas as informações levantadas, para encontrar a melhor forma de solucionar o problema.

Com a análise feita, a empresa deve criar padrões para os processos, evitando erros e imprevistos. Entretanto, de nada adianta todo o procedimento se não monitorar o sistema instalado. Dessa forma, são corrigidos erros e verificados os processos.

Como se pode observar, a análise de resultados é primordial para o crescimento saudável de uma empresa. Por isso, é importante investir em testes diferentes, para que se possa ter uma visão ampla da empresa, sabendo quanto antes quais os pontos devem ser corrigidos entre seus colaboradores. Ademais, evite avaliações muito subjetivas. Busque entender os problemas e enfrente-os. Somente assim o sucesso vai ser alcançado.

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escrito por
Cesta Nobre

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