?>
Educação Executiva

4 estratégias para garantir a sua atualização profissional

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Pesquisas têm mostrado um desafio crescente das empresas em encontrar mão de obra qualificada. Sem cursos, especializações e experiências diferenciadas, o profissional pode acabar ficando para trás em um cenário altamente competitivo. A atualização profissional passa a ser fundamental para quem quer disputar bons salários e crescer na carreira.

Você tem buscado formas de se desenvolver profissionalmente? Essa é uma das qualidades do líder do futuro e pode garantir destaque dentro da empresa ou em um processo de recrutamento.

Continue a leitura e descubra as 4 estratégias para sua capacitação profissional que vamos compartilhar com você.

1. Fazer cursos

Os cursos livres ou de curta duração são excelentes ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional. Os temas são variados e você tem a opção de se aprofundar em disciplinas associadas à sua área de atuação ou mesmo de explorar outras áreas do conhecimento.

Nem sempre os cursos precisam trazer conhecimentos técnicos. Buscar adquirir ou trabalhar habilidades socioemocionais — as soft skills — é um caminho interessante a seguir, considerando as novas exigências das empresas.

2. Ingressar em uma pós-graduação

Começar uma pós-graduação costuma ser a primeira opção que vem à mente quando o assunto é atualização profissional. A verdade é que em diversos setores a graduação passou a ser apenas o requisito mais básico. Para se destacar, é necessário uma especialização em uma área por meio de uma pós-graduação, MBA ou mestrado.

Felizmente, nem sempre é preciso voltar à sala de aula física para se aperfeiçoar. Já existem diversas opções de cursos à distância que podem ser realizados integralmente pela internet. Esse é um facilitador de quem tem a rotina corrida e ainda assim quer desenvolver conhecimentos.

3. Participar de congressos e eventos

Seu investimento em atualização também pode ser de curto prazo, com a participação em congressos, feiras e outros eventos da sua área. Esses momentos são oportunidades valiosas para um profissional conhecer novas tendências e ampliar o olhar em relação à própria profissão.

Além disso, os eventos são ideais para fazer networking e conhecer pessoas de influência no setor. Para quem busca recolocação profissional, pode ser a porta para vagas interessantes.

4. Aprender idiomas

O conhecimento de idiomas também é um grande diferencial para o profissional moderno, visto que a globalização permitiu a expansão internacional das organizações. O inglês passou a ser um item obrigatório no currículo e, para continuar se atualizando, uma ótima ideia é investir em um terceiro idioma.

Entre os idiomas mais requisitados no mercado de trabalho, podemos citar o espanhol, o francês, o alemão e o mandarim. Investir nesse tipo de conhecimento é uma das formas de como conquistar uma promoção e até mesmo de conseguir vagas no exterior.

Para quem busca uma nova oportunidade ou para quem quer crescer dentro de uma empresa, a atualização profissional tem diversas vantagens como:

  • garante diferencial competitivo;
  • dá possibilidades de liderança;
  • mostra proatividade;
  • aumenta da produtividade;
  • amplia o networking;
  • aumenta a motivação e a autoconfiança.

Esperamos que este conteúdo tenha incentivado você em sua busca por atualização profissional. As estratégias mostradas aqui certamente vão ajudar você a alcançar novos objetivos em sua carreira e se apresentar no mercado como uma pessoa que está sempre aberta a novos conhecimentos e desafios.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este artigo em suas redes sociais! Assim, seus colegas também receber motivação para o desenvolvimento profissional.

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado