Auxílio home office: entenda mais sobre esse benefício
Com o cenário de pandemia e crise do sistema de saúde, bem como a grande recessão econômica ocorrida no país e em todo o mundo, muitas empresas tiveram que adotar novos estilos de trabalho para se adaptarem ao cenário vigente.
Entre as principais mudanças ocorridas, a adoção crescente do trabalho home office foi uma das medidas implementadas para permitir o andamento de algumas atividades empresariais respeitando o distanciamento social instituído pelos órgãos competentes.
Por conta desses e de outros motivos, percebeu-se um aumento considerável do número de trabalhos na modalidade remota. Com esse crescimento, também algumas adaptações necessárias para o bem-estar e qualidade de vida dos profissionais, como é o caso da concessão do auxílio home office.
Mas, você sabe como funciona esse benefício e porque é preciso saber mais sobre o tema? Pois bem, continue a leitura deste artigo e confira mais sobre esse assunto agora mesmo!
Por que oferecer boas condições aos trabalhadores?
Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre os motivos que atestam a necessidade de oferecer boas condições de trabalho aos colaboradores. Sobre esse tópico, percebe-se na atualidade que muitos líderes acabam priorizando a lucratividade em detrimento da qualidade dos serviços que são prestados dentro da empresa. Esse fato pode gerar a estagnação do negócio, uma vez que os profissionais desmotivados acabam apresentando uma menor produtividade.
É por isso que tem-se como relevante uma política focada em oferecer boas condições de trabalho para os funcionários. Isso inclui o apoio e suporte para a realização das tarefas internas, bons acordos de salários e de carreira profissional e, é claro, a concessão de benefícios corporativos. Todas essas ações são capazes de estimular a proatividade, engajamento e satisfação dos membros da empresa.
Qual a importância do auxílio home office?
Com o crescimento do trabalho home office houve também a necessidade de adotar um auxílio para os profissionais que adotaram essa modalidade, uma vez que as funções de trabalho remoto possuem alguns custos específicos na residência. Justamente por conta disso é que surgiu esse formato de auxílio. Dessa forma, a principal finalidade desse recurso é contribuir para o custeio de despesas, como:
- despesas de energia;
- conta de internet;
- recursos ergonômicos;
- acessórios digitais;
- acesso a softwares específicos.
Ao promover essa ajuda, a empresa é capaz de demonstrar aos seus funcionários que ela se preocupa com sua situação de trabalho e que está disposta a dar o devido suporte para facilitar a condição do empregado. Isso gera inúmeros benefícios para a própria empresa, como é o caso da satisfação dos colaboradores, maior engajamento do time, melhor rendimento nas tarefas executadas etc.
Como analisar quando vale a pena investir nesse recurso?
Cada empresa possui características específicas quanto ao número de funcionários, quantidade de trabalhadores no formato home office, nível de arrecadações mensais etc. Esses e outros fatores devem ser pesados na hora de formular a política de auxílio para trabalhos remotos. Os gestores devem direcionar recursos segundo as reais necessidades dos trabalhadores e condições financeiras da empresa.
Portanto, essas foram as principais informações acerca do que é e qual a importância do auxílio home office. Percebe-se que esse tipo de recurso pode contribuir positivamente para o sucesso dos trabalhos e tarefas do negócio, bem como para o fortalecimento da relação empregado-empresa.
Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos e familiares possam ficar por dentro!