?>
Benefícios

Conheça 3 benefícios diferenciados para oferecer aos seus funcionários

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Uma empresa bem estruturada, que busca expandir a marca e aumentar suas vendas, sabe que para alcançar esses objetivos são necessários, além de estratégias eficientes e foco, ter colaboradores motivados e engajados.

Afinal, uma equipe empenhada em realizar um bom trabalho faz toda a diferença na competitividade e sucesso de um negócio, pois uma execução bem-feita dos processos internos é o que garante a qualidade e a eficiência dos seus serviços.

Mas, como manter a equipe de colaboradores constantemente motivada? A resposta é muito simples: valorizando o funcionário.

Atualmente, existem diferentes métodos que você pode recorrer para cumprir com esse propósito, porém muitos empreendedores têm optado por oferecer benefícios diferenciados, justamente por ser uma estratégia que proporciona vantagens, tanto para a empresa quanto para o profissional.

Sabendo da importância desse assunto, preparamos este artigo para explicar a você sobre a importância de oferecer benefícios diferenciados para a sua equipe, além de citar quais tipos de auxílio podem ser oferecidos por sua empresa. Ficou curioso? Então, acompanhe a leitura.

Qual a importância de oferecer benefícios para os colaboradores?

Muitas das vezes, o empreendedor foca em garantir a satisfação de seus clientes e se esquece de fazer o mesmo com a sua equipe de colaboradores. Embora conquistar o consumidor seja algo muito importante para o aumento das vendas, manter os funcionários satisfeitos e engajados também tem sua importância, pois são eles os responsáveis por assegurar a eficiência e qualidade dos serviços que são prestados pela empresa.

Por esse motivo, buscar formas de manter sua equipe satisfeita e ativa é um investimento que vale a pena ser feito. Nesse caso, oferecer benefícios exclusivos é uma alternativa bastante eficiente para alcançar esse objetivo, uma vez que proporciona diversas vantagens. Veja só algumas delas.

Aumenta a motivação

É fato que, quando o colaborador não se sente valorizado pela empresa, não entrega os resultados esperados. Por outro lado, quando a organização dispõe de uma cultura organizacional humanizada, prestativa e transmite isso por meio da disponibilização de benefícios que motivam seus funcionários, o retorno é visto de forma imediata.

Estimula a produtividade

Como mencionamos no tópico anterior, quando se oferece benefícios reais, o retorno é percebido de forma imediata, pois há uma melhora significativa na produtividade no e aumento dos resultados positivos. Isso porque funcionários felizes vestem a camisa da empresa, buscam entregar serviços de qualidade e alcançar as metas estabelecidas.

Auxilia na retenção de talentos

Ter uma taxa de rotatividade de funcionários alta não é nem um pouco bom para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa. Isso porque, além de aumentar os gastos, esse fator prejudica a produtividade e a credibilidade da marca, já que um número alto de demissões em uma empresa significa que há algum problema, logo, afugenta outros profissionais.

Além disso, quando a empresa investe na capacitação de sua equipe é preciso buscar formas de reter esse profissional, para que a sua saída não represente um prejuízo para o negócio. Nesse caso, a disponibilização dos benefícios faz toda a diferença, pois, ao receber auxílios que valem a pena, o colaborador pensa duas vezes antes de deixar a empresa.

Melhora a saúde dos funcionários

Existem diversos benefícios que uma empresa pode oferecer para os seus colaboradores, a fim de garantir a motivação da equipe ou proporcionar mais qualidade de vida. Planos de saúde e odontológico são tipos de benefícios que visam assegurar que o funcionário (e seus dependentes) tenham condições de cuidar da saúde física e mental.

Vale ressaltar que, quando a empresa oferece esse tipo de auxílio, ela também é beneficiada. Afinal, ter uma equipe composta por colaboradores saudáveis contribui para que o índice de afastamento por questões de saúde seja menor, logo, reduz gastos com, por exemplo, a contratação de novos profissionais.

Quais benefícios diferenciados a empresa pode oferecer?

Agora que você já sabe qual a importância de oferecer incentivos para os seus colaboradores, vamos mostrar três tipos de benefícios que você pode disponibilizar na sua empresa. Veja só!

1. Salário sob demanda

Você já ouviu falar em salário sob demanda? Diferentemente do modelo tradicional, no qual o empregador realiza o pagamento de seus funcionários até o quinto dia útil de cada mês, o salário sob demanda permite que o colaborador solicite o pagamento referente aos dias trabalhados, quando preferir.

Por causas de suas vantagens, esse modelo de pagamento tem se tornado cada vez mais comum, já que muitos gestores têm percebido a importância de oferecer segurança e liberdade financeira para os seus colaboradores.

Nesse caso, o salário sob demanda permite que o funcionário consiga arcar com alguma situação de emergência que não estava nos planos ou quitar uma dívida que não pode ter a data de vencimento alterada. Oferecer esse tipo de suporte, sem dúvidas, faz com que o colaborador se sinta seguro e satisfeito em trabalhar na sua empresa.

2. Flexibilidade de horário

A flexibilidade de horário é outro benefício que agrada bastante a equipe de colaboradores. Afinal, quem não gostaria de ter a liberdade de fazer o próprio horário de serviço, não é mesmo? Nesse caso, a empresa estabelece a carga horária e as metas que o colaborador deve cumprir, porém ele escolhe o horário que vai trabalhar.

Além de deixar sua equipe satisfeita, oferecer esse benefício pode trazer grandes vantagens para a empresa. Isso porque o organismo de cada pessoa funciona de forma diferente, logo, o período de rendimento de cada um também será variado. Então, com uma jornada de trabalho mais flexível o colaborador pode escolher o horário que melhor se sente disposto para trabalhar, resultando, assim, em uma maior produtividade da empresa.

3. Educação contínua

Investir na educação contínua dos seus colaboradores tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento e crescimento profissional de cada um. Esse incentivo não só agrega na capacitação do funcionário, como também proporciona retornos bastante positivos para a empresa, uma vez que ela terá à disposição uma equipe qualificada e melhor preparada para lidar com diferentes situações.

Esse fator, certamente, faz toda a diferença na competitividade da empresa. Por isso, incentivar a educação de seus colaboradores é um dos investimentos mais seguros que você pode fazer.

Esses são os benefícios diferenciados que você precisa conhecer. Note que cada um dos incentivos citados neste artigo oferecem vantagens para a empresa e também para o funcionário. Sem contar que uma equipe satisfeita e motivada influencia diretamente no clima organizacional da empresa. Então, pense nisso, ok?

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto, assine a nossa newsletter e receba conteúdos informativos exclusivos.

Compartilhe:
escrito por
Luciana Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado