Como oferecer benefícios para cargos mais elevados?
Toda empresa deseja reter os seus talentos. Para essa finalidade, os benefícios podem ajudar e principalmente quando se tratar de cargos mais elevados. Dessa forma retendo os colaboradores de nível gerencial, como os coordenadores e gerentes, CEO e diretores de cada setor.
Tais funções são primordiais, já que tomam as decisões riscos e determinam quais estratégias vão ser adotadas para crescimento da organização. Você precisa contar com os melhores gestores no seu time e, para retê-los, vale a pena oferecer benefícios para cargos mais elevados. Veja como, a seguir!
Faça uma avaliação do perfil dos colaboradores
Antes de escolher quais benefícios devem ser concedidos aos cargos mais elevados, entenda o perfil dos gestores, para optar por aqueles que os agradem. Conhecendo os gostos de seus diretores, selecione benefícios adequados ao perfil. Para isso, realize uma pesquisa interna, a fim de identificar as necessidades, sonhos e interesses dos funcionários. Quando houverem respostas muito diferentes, analise a possibilidade de oferecer benefícios individuais. Se não for possível, apresente aqueles que satisfaçam a maioria deles.
Cheque a disponibilidade de recursos
É importante que os benefícios escolhidos caibam no orçamento das empresas. Analise o custo de cada benefício e mantenha os “pés no chão”. Seja realista. Não atrapalhe o equilíbrio financeiro de sua empresa. Dessa forma, caso tenha poucos recursos financeiros disponíveis, escolha benefícios que vai conseguir conceder sem problemas. Existem benefícios que são de baixo custo para a empresa, mas, muito desejados pelos gestores, como mentorias e participação nos lucros. Busque sempre a qualidade do serviço ofertado!
Considere a cultura da empresa
A cultura organizacional guia a mentalidade das empresas, determinando seus hábitos e ações. Ela define sua missão, visão e valores, comportamentos e política. Diante da sua importância, a cultura da empresa deve ser considerada ao estipular os benefícios para os cargos mais elevados. Você precisa analisar a cultura da sua organização e decidir como quer ser vista pelo mercado e colaboradores. Deseje ser reconhecida como uma corporação que prioriza seus funcionários, concedendo-lhes benefícios inovadores e modernos.
Realize testes de aceitação
Tão importante quanto determinar quais benefícios vão ser oferecidos é acompanhar sua aceitação. Os gestores podem gostar ou não daquilo que você está oferendo. Por isso, faça testes e entenda as métricas de uso dos benefícios.
Ao perceber que os benefícios não estão sendo aceitos, altere o tipo ou modo de concessão, se perceber que os colaboradores estão insatisfeitos. Realize novas pesquisas internas para saber se os interesses dos gerentes mudaram. Fique atento e se esforce para atender às necessidades de seus colaboradores.
Investir em benefícios para cargos mais elevados nunca foi tão necessário, em decorrência da responsabilidade que a função exige. Nesse caso, você pode oferecer os considerados benefícios premium, como veículo corporativo ou voucher de aplicativos de corridas, vale-cultura, planos de saúde, auxílio-creche, bolsas de estudo e cursos internacionais, mensalidade de academia ou previdência diferenciada, dentre outros. Escolha os melhores benefícios e demonstre o quanto os gestores são importantes para a empresa.
O que achou deste post? Corra para os comentários e deixe sua opinião sobre o assunto!